Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut
Colunista Erick Xavier

Vote em Mim!

Postado Por: Erick Xavier em 16 de julho de 2012.


Ontem, viajando com um amigo que lia um jornal ao meu lado enquanto dirigia, fui tomado de espanto ao saber da existência de um novo partido: o PEN – Partido Ecológico Nacional. Recém-nascido em nossa riquíssima fauna de siglas e legendas partidárias, fico pensando qual o propósito de se criar um partido com base em uma ciência. Sim, uma ciência! Ecologia não é nada mais que um ramo da ciência atual. Trata-se do estudo das condições de existência dos seres vivos e as interações, de qualquer natureza, existente entre esses seres vivos e o seu meio. Sendo uma ciência, é uma aberração dizer que “devemos salvar a ecologia” pois, seria o mesmo que dizer que devemos salvar a física, salvar a matemática ou a fisiologia.

Ecologia, meio ambiente, sustentabilidade são termos que estão na boca do povo e todo mundo se entende conhecedor o suficiente para usar esse termo a torto e a direito. Será que o novo partido irá atuar com relações heterotípicas de simbiose e inquilinismo? Cálculos de capacidade de suporte, cadeias tróficas ou até com conceitos de guilda e nicho?

O Partido Ecológico Nacional – que possui um trevo de quatro folhas ou Marsilea quadrifólia, espécie exótica originária da Asia, Europa e América do Norte e que sendo símbolo da tradição do povo celta e irlandês não tem nada de nacional para nós brasileiros – parece saber do interesse e prestígio que uma parcela crescente da população, especialmente os jovens, possui em relação aos termos relacionados à sustentabilidade.

Com toda certeza este termo estará também na boca dos candidatos às eleições 2012. Estejam atentos, portanto, senhoras e senhores candidatos ao falar e senhoras e senhores eleitores a ouvir. Sustentabilidade, termo cunhado por uma mulher chamada Gro Harlem Brundtland primeira-ministra da Noruega há uns 20 anos, significa que nós devemos “satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de garantir as necessidades do futuro” simples de falar, mas nem tão fácil de fazer.

O tripé da sustentabilidade, também chamado de triple bottom line, corresponde a uma gestão medida em termos sociais, ambientais e econômicos. Ou seja, de nada adianta uma cidade ter seus recursos naturais e biodiversidade protegidos e conservados, mas a economia não se desenvolver com qualidade e seu povo viver na miséria. De nada adianta ter uma economia forte e pujante, se o dinheiro ficar concentrado nas mãos de poucos ricos e do estado e ainda ter um povo que passe fome em meio a uma catástrofe ambiental. De nada adianta um povo, assistido e amparado pelo estado paternalista, mas que viva em meio ao lixo e carente de recursos naturais básicos como água potável e ar puro num governo que em pouco tempo não terá recursos financeiros para manter seus “filhos” em razão da economia decadente. Se não houver harmonia entre o ser humano, a economia e o seu meio, não há sustentabilidade.

O discurso ambiental é simples e um só: economia (seja industrial, comercial ou rural) forte, solidária, viável, diversificada, com emprego e oportunidade para todos; justiça social, escola, saúde, segurança, esporte, cultura, lazer e um pouquinho de assistência social, para todos em todas as idades; e finalmente, um meio ambiente “ecologicamente equilibrado” direito de todos e essencial à sadia qualidade de vida.



Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais
Clube-Atletico-Ivaté-Id
Clube Atlético Ivaté Vence de 13×3
Após um primeiro tempo equilibrado, a equipe do XV de Ivaté se perdeu completamente na etapa final e acabou impiedosamente goleada pelo Clube Atlético Ivaté...

Seminário Discute gestão de resíduos sólidos
O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) realizou recentemente o 1º Seminário Entre Rios de Resíduos Sólidos, em parcerias com Umuarama e outros municípios d...
378139_10150404189170841_216169690840_8569593_1590970971_n
Ler Devia ser Proibido
Afinal de contas, ler faz muito mal às pessoas: acorda os homens para realidades impossíveis, tornando-os incapazes de suportar o mundo insosso e ordinário e...
Coluna-Paternidade-de-Deus-Sem-Registro-Id
5,5 Milhões de Crianças Sem Pai no Registro
O Brasil tem 5,5 milhões de crianças sem pai no registro. Os dados foram levantados pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ com base no Censo Escolar de 2011...



Conteúdos Relacionados


Classificados
Quinta do Frango no Supermercado Luiz
Confira as ofertas da Quinta do Frango no Supermercado Luiz, validas para 14 de Novembro de 2019.
Novembro Azul é Saúde para o Homem
Confira as ofertas semanais do Bom Preço Max, validas até 16 de novembro nas lojas de Altônia e Iporã. Apoiamos o Novembro Azul, pois cuidar da saúde também é coisa de homem.
Vagas de Emprego em Altônia
A Agência do Trabalhador de Altônia em parceria com empresários oferecem diversas vagas em 29/10/2019 na cidade de Altônia. Confira!
8° Caminhadas na Natureza Altônia
A 8ª Caminhadas na Natureza em Altônia será realizada no próximo domingo, 1º de Setembro de 2019, no Circuito Lagoa Xambrê Comunidade Paineira II.
  • Voltar
  • Avancar