Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut
Educação-Guiomar-Lino-Estudantes-Impacientes

Estudantes Impacientes

Postado Por: Guiomar Lino em 7 de outubro de 2013.


Estudantes Impacientes: Como Transformar Informação em Conhecimento?

Estamos vivendo um tempo em que tudo acontece muito rápido. O avanço tecnológico nos possibilita estar a um clique das mais diversas informações. Temos acesso a museus, podemos assistir a palestras, a vídeos, e a aulas de instituições renomadas, podemos pesquisar qualquer assunto em segundos. As informações estão acessíveis em todo o tempo e em todo o lugar, não precisamos ir a bibliotecas ou universidades, podemos estar em casa, na rua ou no shopping. Conseguimos enviar mensagens para pessoas em qualquer lugar do mundo e as respostas, geralmente, são imediatas. Em função disso, esperar não é mais nosso forte.

Educação - Guiomar Lino - Estudantes Impacientes

Estudantes Impacientes: Como Transformar Informação em Conhecimento?

No meio educacional, os alunos de hoje têm acesso a informações e atualizações do conteúdo de disciplinas, muitas vezes, antes dos próprios professores. O acesso fácil à avalanche de informações traz uma ilusão que nos faz achar que sabemos muito pouco. A informação como hoje é posta e valorizada nos leva à superficialidade, sendo preciso dar sentido a ela, ou seja, a informação deve ser digerida, refletida, analisada e contextualizada. Isso leva tempo. Além disso, é necessário diferenciarmos informação de conhecimento. De acordo com o Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa (2009), a palavra conhecimento é o “ato ou efeito de conhecer; noção adquirida pelo estudo ou experiência; consciência de si mesmo”. Já informação é definida como “ato ou efeito de informar-se; fatos conhecidos ou dados comunicados acerca de alguém ou algo; instrução”. Atualmente, a informação é facilmente encontrada, o conhecimento não, ele é difícil de ser adquirido, pois depende de um processo lento e de muita dedicação. O educador Paulo Freire já dizia que o conhecimento é algo que se constrói, que depende de uma ação e de um esforço pessoal. A informação é ingrediente fundamental para chegarmos ao conhecimento e isso não se discute.

Assim, poderíamos concluir que, se no mundo de hoje temos tanta informação, consequentemente nosso nível de conhecimento seria muito maior. Mas, infelizmente, não é bem assim. Para transformar informação em conhecimento é preciso tempo, é demorado, e as pessoas têm aversão ao que demora.

Os professores atualmente têm vivenciado situações que demonstram que os jovens estão cada vez mais imediatistas e não têm a paciência e dedicação necessárias para adquirir o tão almejado conhecimento. Assim, gostaria de deixar uma mensagem aos estudantes de hoje: para adquirir conhecimento é necessário dedicação, paciência, disciplina e interesse. Como costumamos dizer, deve-se sentar e estudar com foco, curiosidade e concentração e, para isso, é preciso tempo. E por que precisamos transformar a informação em conhecimento? Porque o conhecimento é capaz de transformar o mundo e esse deve ser o nosso legado.



Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais

X- Men: Apocalipse
ames McAvoy, Jennifer Lawrence, e Olivia Munn aparecem em vídeo. Filme da série de quadrinhos estreia no primeiro semestre de 2016....

Feira no Mendes
Confira as Ofertas do Melhor Preço, Melhor Prazo no Supermercado Mendes em Pérola, validas até 22 de maio de 2019....

Apresentação “Movimentando os Segredos da Alma”
A Cia de Dança IFPR Schubert apresentou no último sábado (05) o espetáculo em celebração aos seus 5 anos de existência. O espetáculo "Movimentando os se...
Douglas-Alberto-Coaching-Primeira-Matéria
O Que Quebra uma Empresa?
O empresário empreendedor Douglas Alberto contribuirá com conteúdo na Rede Amerios escrevendo artigos na Coluna Coaching. Leia a primeira postagem com o tema...



Conteúdos Relacionados


Classificados
Prevenção ao Coronavirus no Bom Preço Max
Confira as Ofertas da Semana da Prevenção ao Coronavirus no Supermercado Bom Preço Max, válidas até 21 de Março de 2020 na lojas de Altônia e Iporã.
Vagas de Emprego em Altônia
A Agência do Trabalhador de Altônia em parceria com empresários oferecem diversas vagas em 03/03/2020 na cidade de Altônia. Confira!
DoubleNet: Mais Velocidade Para Você
Agora os clientes da DoubleNet tem até quatro vezes mais velocidade. Quem tinha 25 MB agora tem 100 MB. Quem tinha 100 MB agora tem 400 MB.
Quinta do Frango no Supermercado Luiz
Confira as ofertas da Quinta do Frango no Supermercado Luiz, validas para 14 de Novembro de 2019.
  • Voltar
  • Avancar