Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut
Colunista Erick Xavier

Educação Ambiental na Escola

Postado Por: Erick Xavier em 18 de junho de 2012.


Educação Ambiental na Escola

Tratar sobre meio ambiente e sustentabilidade na escola deve ir muito além de ensinar as crianças sobre economizar água, sobre os animais e sobre a importância das florestas. Primeiramente é um grande erro afirmar que o futuro do Planeta Terra e do nosso meio ambiente, sadio e equilibrado, depende das crianças, pois serão elas que aprenderão a fazer certo no futuro tudo aquilo que fizemos de errado no passado e que continuamos a fazer no presente. Isso é comodismo por cada um de nós não se esforçar um pouquinho só em mudar pequenos hábitos, covardia por colocar nas costas de nossos filhos o dever de arrumar o que destruímos e finalmente, burrice, pois se não mudarmos agora não haverá futuro para criança nenhuma consertar.

A escola é o espaço onde jovens humanos irão aprender os primeiros conceitos sobre o mundo em que vivem e onde irão atuar como cidadãos plenos. Porém, que mundo as crianças e adolescentes de hoje irão se deparar em um futuro próximo?

Inevitavelmente uma mudança deverá ocorrer para que nós, 7 bilhões de Homo sapiens juntamente com os novos milhões que estão por vir, possamos viver de forma confortável, com saúde, bem estar e felizes. Obviamente a nossa qualidade de vida e felicidade está atrelada invariavelmente à saúde da Terra, então obviamente deveremos repensar nossos meios de produção de forma que garantam alimento suficiente para todos sem esgotar os recursos naturais, a forma de transporte que não polua e que não abarrote as cidades, fontes de energias renováveis limpas, de baixo impacto e baratas, produção industrial socialmente responsável, um comércio justo, um padrão de consumo sustentável e uma economia que tenha como meta um crescimento qualitativo e não quantitativo.

Todos esses setores estão à beira de uma crise, pois se mostraram tão insustentáveis e inviáveis que agora se encontram diante de uma necessária mudança. A mesma crise não passa longe das salas de aula. Professores possuem a sensação desesperadora de perda da autoridade e respeito. Alunos – já nascidos na era da informação rápida, fácil e superficial oferecida pela internet – pouco encontram de interessante no quadro negro com suas longas horas de conteúdo em giz-de-cera, atados em suas cadeiras. Finalmente, temos alguns pais que, seja pela dura rotina de trabalho, em que marido e mulher precisam trabalhar, ou seja pelo simples comodismo, esqueceram que “educação começa em casa” e deixaram o caráter e a disciplina de suas crianças ao vento e sob os cuidados dos professores que nunca tiveram a obrigação de “educar” os filhos dos outros, mas sim de “ensinar”. O elo professor-pai-aluno se rompeu e urgentemente precisa ser restaurado.

Se tudo deverá ser repensado para que tenhamos uma sociedade sustentável e renovada, então a escola e o método de ensino que temos hoje também deverão ser repensados e renovados. Tanto escolas públicas, quanto particulares, precisarão rever que tipo cidadão estarão formando. Brilhantes cientistas, grandes líderes e admiráveis artistas, um dia foram crianças distraídas, adolescentes encrenqueiros e jovens incompreendidos, alunos que poderiam passar despercebidos por mim e por você, mas que mudaram o curso da história.

Em uma classe, por mais difícil que ela seja, enquanto houver um aluno com potencial de fazer a diferença, ainda valerá a pena para um professor acordar cedo e cumprir a sua jornada. Em uma escola, enquanto houver um professor esperançoso e motivado, que acredite em sua missão de formar pessoas que poderão mudar o mundo, ainda valerá a pena acreditar em um futuro mais sustentável.



Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Uma resposta para “Educação Ambiental na Escola”

  1. Tiago Teixeira da Silva Siqueira. disse:

    Parabéns pelo artigo Erick, texto bem didático e conciso!
    Te desejo ainda mais força para continuar à passar as mensagens que são os novos desafios da sociedade atual.

    Grande abraço!

Deixe uma resposta


Destaques Regionais
Prefeito-Robertinho-Fala-da-FIP-Id
Prefeito Robertinho Fala da FIP Iporã
O Prefeito Robertinho Silva da cidade de Iporã-PR concedeu entrevista ao apresentador Gilmar Gil no Programa Voltando Para Minha Terra....
Times-em-Destaque-4-Equipe-da-Lanchonete-do-Odair-Id
Excelentes Amistosos na Região
Confira os resultados de excelentes amistosos na região na Coluna Esportes do colunista Carlos Rodrigues....

Inauguração da Magazine Luiza em Altônia
Nesta sexta-feira pela manhã, 14 de Setembro de 2018 às 9h00, a rede de lojas Magazine Luiza inaugurará sua Loja Virtual na cidade de Altônia com transmiss...
2
FIP Inicia suas Atividades com Homenagem
Na noite em que marcou o inicio das aulas na FIP – Faculdade Iporã, três alunos dos cursos de arquitetura e urbanismo, pedagogia e engenharia civil foram ho...



Conteúdos Relacionados


Classificados
Alice é a Assistente Virtual do Sicoob
Durante o período da quarentena, o uso dos canais digitais do Sicoob cresceu 37% em quantidade de transações. A Alice é a Assistente Virtual foi lançada neste período.
Sicoob: Sucesso Crédito a Pequenos Negócios
Segundo o Sebrae o Sicoob alcança o maior índice de sucesso na concessão de crédito a pequenos negócios. Pesquisa foi realizada entre o fim de abril e o início de maio.
Sicoob Disponibiliza Prorrogação de Dívidas
O Sicoob Arenito iniciou a prorrogação das parcelas referentes as dívidas de micro e pequenas empresas. Estas parcelas serão migradas para o final do cronograma de pagamentos.
Prevenção ao Coronavirus no Bom Preço Max
Confira as Ofertas da Semana da Prevenção ao Coronavirus no Supermercado Bom Preço Max, válidas até 21 de Março de 2020 na lojas de Altônia e Iporã.
  • Voltar
  • Avancar