Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut
Curitiba é a Cidade Mais Digital do País

Curitiba é a Mais Digital

Postado Por: Nelson Lima em 4 de julho de 2012.


Curitiba é a Cidade Mais Digital do País

Curitiba é a cidade mais digital do país, de acordo com o Índice Brasil de Cidades Digitais, elaborado pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) em parceria com a Momento Editorial. A capital paranaense lidera o ranking nacional, à frente de outros 99 municipios brasileiros avaliados.

A pesquisa classificou as cidades de acordo com o grau de acesso à internet e nível dos serviços digitais fornecidos a seus habitantes, numa espécie de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que, em vez de indicadores sociais, tem como foco a cidadania digital.

“Há, visivelmente, um aumento dos investimentos em digitalização”, comenta Fátima Fonseca, editora executiva da Momento Editorial. Investimentos somados à prioridade dada à digitalização de processos e serviços explicam a evolução de alguns municípios no ranking. É o caso de Curitiba, que saiu do 2.º lugar, em 2011, para a liderança do IBCD 2012.

Anápolis, em Goiás, que saltou da 49.ª posição, em 2011, para o 6.º lugar, nesta edição, ou Guarulhos, em São Paulo, que foi da 19.ª para a 9.ª posição são outras cidades bem pontuadas em 2011 que também avançaram.

A partir dessa pontuação, os municípios foram agrupados em seis níveis de desenvolvimento digital. A edição deste ano mostrou que boa parte dos municípios analisados conseguiu avançar de posição. Dos cem participantes, 30 já estão no grau intermediário de desenvolvimento digital (o equivalente ao nível três, numa escala de um a seis). Na primeira edição do estudo, realizada no ano passado, apenas quatro das 75 cidades analisadas estavam nesse estágio.

“Muitos municípios avançaram na cobertura do acesso à internet e outros passaram a oferecer mais serviços de educação e segurança. Apesar desse avanço, ainda estamos distantes do estágio pré-integrado (equivalente ao nível quatro de cidadania digital), que requer uma boa integração entre as plataformas de serviços municipais, estaduais e federais”, disse Graziella Cardoso Bonadia, coordenadora da pesquisa.

 Fonte: Gazeta do Povo



Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais

Excursão do Projeto Vida Ativa Melhor Idade
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer vem realizando um trabalho de bastante destaque na promoção da qualidade de vida da população idosa de Umuarama....
Voltando-Para-Minha-Terra-Programa-04
4º Programa Voltando Pra Minha Terra
Confira o quarto programa Voltando Pra Minha Terra gravado em Iporã em 11 de Junho na Festa no Santuário Santo Antônio. O apresentador Gilmar Gil recebeu vá...
2016.11.23-futebol
Coluna de Esportes com Carlos Rodrigues
Confira na Coluna de Esportes o Toque de Bola com o Colunista Carlos Rodrigues. Veja a tabela completa de artilheiros da La Liga de Altônia....

Atendimento a Jovens no Centro da Juventude
Ao longo de 2015 o Centro da Juventude Agnaldo Mackert Barbosa prestou um trabalho valioso na promoção de novas habilidades e valores entre os adolescentes de...



Conteúdos Relacionados


Classificados
Vagas de Emprego em Altônia
A Agência do Trabalhador de Altônia em parceria com empresários oferecem diversas vagas em 19/11/2019 na cidade de Altônia. Confira!
Saúde para o Homem no Novembro Azul
Confira as ofertas semanais do Supermercado Bom Preço Max, validas até 23 de novembro nas lojas de Altônia e Iporã. Apoiamos o Novembro Azul, pois cuidar da saúde também é coisa de homem.
Quinta do Frango no Supermercado Luiz
Confira as ofertas da Quinta do Frango no Supermercado Luiz, validas para 14 de Novembro de 2019.
8° Caminhadas na Natureza Altônia
A 8ª Caminhadas na Natureza em Altônia será realizada no próximo domingo, 1º de Setembro de 2019, no Circuito Lagoa Xambrê Comunidade Paineira II.
  • Voltar
  • Avancar