Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut
Curitiba é a Cidade Mais Digital do País

Curitiba é a Mais Digital

Postado Por: Nelson Lima em 4 de julho de 2012.


Curitiba é a Cidade Mais Digital do País

Curitiba é a cidade mais digital do país, de acordo com o Índice Brasil de Cidades Digitais, elaborado pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) em parceria com a Momento Editorial. A capital paranaense lidera o ranking nacional, à frente de outros 99 municipios brasileiros avaliados.

A pesquisa classificou as cidades de acordo com o grau de acesso à internet e nível dos serviços digitais fornecidos a seus habitantes, numa espécie de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que, em vez de indicadores sociais, tem como foco a cidadania digital.

“Há, visivelmente, um aumento dos investimentos em digitalização”, comenta Fátima Fonseca, editora executiva da Momento Editorial. Investimentos somados à prioridade dada à digitalização de processos e serviços explicam a evolução de alguns municípios no ranking. É o caso de Curitiba, que saiu do 2.º lugar, em 2011, para a liderança do IBCD 2012.

Anápolis, em Goiás, que saltou da 49.ª posição, em 2011, para o 6.º lugar, nesta edição, ou Guarulhos, em São Paulo, que foi da 19.ª para a 9.ª posição são outras cidades bem pontuadas em 2011 que também avançaram.

A partir dessa pontuação, os municípios foram agrupados em seis níveis de desenvolvimento digital. A edição deste ano mostrou que boa parte dos municípios analisados conseguiu avançar de posição. Dos cem participantes, 30 já estão no grau intermediário de desenvolvimento digital (o equivalente ao nível três, numa escala de um a seis). Na primeira edição do estudo, realizada no ano passado, apenas quatro das 75 cidades analisadas estavam nesse estágio.

“Muitos municípios avançaram na cobertura do acesso à internet e outros passaram a oferecer mais serviços de educação e segurança. Apesar desse avanço, ainda estamos distantes do estágio pré-integrado (equivalente ao nível quatro de cidadania digital), que requer uma boa integração entre as plataformas de serviços municipais, estaduais e federais”, disse Graziella Cardoso Bonadia, coordenadora da pesquisa.

 Fonte: Gazeta do Povo



Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais

PA Entra no Clima de Natal
PA Entra no Clima de Natal com Decoração Montada pelos Servidores  Os servidores que atuam no Pronto Atendimento Municipal fizeram uma decoração especial ...
Times-em-Destaque-3-Sub-11-de-Perobal-Campeão-Id
Perobal Sub 11 é Campeão da Copa Noroeste
Perobal é o novo Campeão da Copa Noroeste de Futebol - Categoria Sub 11. A grande decisão foi realizada no último sábado, em Cidade Gaúcha. A vitória vei...

Nova Sede COCAMAR em Altônia
O Prefeito Municipal Gervasone, o Vice-Prefeito Liu, o Presidente da Câmara de Vereadores Pedrinho da Mata participaram da inauguração da nova sede da Cooper...
Weber-Residências-e-Terrenos-no-Jardim-Veneza-Id2
Casas e Terrenos no Jardim Veneza
Invista ou compre a sua moradia ou no terreno no Jardim Veneza, na entrada de Altônia vindo de São Jorge do Patrocínio. Veja os vídeos com os detalhes do lo...



Conteúdos Relacionados


Classificados
Sicoob: Sucesso no Crédito a Pequenos Negócios
Segundo o Sebrae o Sicoob alcança o maior índice de sucesso na concessão de crédito a pequenos negócios. Pesquisa foi realizada entre o fim de abril e o início de maio.
Sicoob Disponibiliza Prorrogação de Dívidas
O Sicoob Arenito iniciou a prorrogação das parcelas referentes as dívidas de micro e pequenas empresas. Estas parcelas serão migradas para o final do cronograma de pagamentos.
Prevenção ao Coronavirus no Bom Preço Max
Confira as Ofertas da Semana da Prevenção ao Coronavirus no Supermercado Bom Preço Max, válidas até 21 de Março de 2020 na lojas de Altônia e Iporã.
Vagas de Emprego em Altônia
A Agência do Trabalhador de Altônia em parceria com empresários oferecem diversas vagas em 03/03/2020 na cidade de Altônia. Confira!
  • Voltar
  • Avancar