Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut
Curitiba é a Cidade Mais Digital do País

Curitiba é a Mais Digital

Postado Por: Nelson Lima em 4 de julho de 2012.


Curitiba é a Cidade Mais Digital do País

Curitiba é a cidade mais digital do país, de acordo com o Índice Brasil de Cidades Digitais, elaborado pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) em parceria com a Momento Editorial. A capital paranaense lidera o ranking nacional, à frente de outros 99 municipios brasileiros avaliados.

A pesquisa classificou as cidades de acordo com o grau de acesso à internet e nível dos serviços digitais fornecidos a seus habitantes, numa espécie de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que, em vez de indicadores sociais, tem como foco a cidadania digital.

“Há, visivelmente, um aumento dos investimentos em digitalização”, comenta Fátima Fonseca, editora executiva da Momento Editorial. Investimentos somados à prioridade dada à digitalização de processos e serviços explicam a evolução de alguns municípios no ranking. É o caso de Curitiba, que saiu do 2.º lugar, em 2011, para a liderança do IBCD 2012.

Anápolis, em Goiás, que saltou da 49.ª posição, em 2011, para o 6.º lugar, nesta edição, ou Guarulhos, em São Paulo, que foi da 19.ª para a 9.ª posição são outras cidades bem pontuadas em 2011 que também avançaram.

A partir dessa pontuação, os municípios foram agrupados em seis níveis de desenvolvimento digital. A edição deste ano mostrou que boa parte dos municípios analisados conseguiu avançar de posição. Dos cem participantes, 30 já estão no grau intermediário de desenvolvimento digital (o equivalente ao nível três, numa escala de um a seis). Na primeira edição do estudo, realizada no ano passado, apenas quatro das 75 cidades analisadas estavam nesse estágio.

“Muitos municípios avançaram na cobertura do acesso à internet e outros passaram a oferecer mais serviços de educação e segurança. Apesar desse avanço, ainda estamos distantes do estágio pré-integrado (equivalente ao nível quatro de cidadania digital), que requer uma boa integração entre as plataformas de serviços municipais, estaduais e federais”, disse Graziella Cardoso Bonadia, coordenadora da pesquisa.

 Fonte: Gazeta do Povo



Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais

Cresce 6% a Carteira de Poupança do Sicredi
No acumulado do primeiro semestre, instituição financeira cooperativa registrou incremento de 13,5%, enquanto mercado apresentou retração de 2,8%....
fut
Participantes da Copa Foster Premium
Em conversa com o diretor Nenê do Guarani de Casa Branca ficamos sabendo que oito equipes já confirmaram suas participações na 3ª Edição da Copa Foster P...

Carros com Controle de Estabilidade
O Conselho Nacional de Trânsito publicou no Diário Oficial da União a lei que tornará obrigatória a presença do controle eletrônico de estabilidade....
Refis-Iporã-Id
REFIS: Você Contribui e Iporã Cresce
A Prefeitura de Iporã lança o REFIS 2017, Programa de Recuperação Fiscal. Ganhe descontos para regularizar sua situação fiscal e débitos pendentes com a ...



Conteúdos Relacionados


Classificados
Sábado Maluco no Supermercado Luiz
Confira as ofertas do Sábado Maluco no Supermercado Luiz, válidas para 20 de Julho de 2019.
Vagas de Emprego em Altônia
A Agência do Trabalhador de Altônia em parceria com empresários oferecem diversas vagas em 17/07/2019 na cidade de Altônia. Confira!
Agora é a Vez de Iporã: Arraiá do Bom Preço Max
Confira as Ofertas Semanais do Supermercado Bom Preço Max, válidas até 20 de julho de 2019 nas lojas de Altônia e Iporã.
Melhor Preço, Melhor Prazo no Mendes
Confira as Ofertas do Melhor Preço, Melhor Prazo no Supermercado Mendes em Pérola, validas até 22 de maio de 2019.
  • Voltar
  • Avancar