Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut

Cursos Técnicos Grátis

Postado Por: Nelson Lima em 4 de setembro de 2013.


Cursos Técnicos Grátis Melhoram Renda e Formação em Todo o Paraná

Cursos grátis criados para atender à necessidade de empresas de cada região garantem melhores empregos e renda para todas as idades, em escolas de todas as regiões do Paraná. Técnico em Portos, Análises Clínicas, Biocombustível, Mecatrônica, Agroecologia, Vestuário e Floresta são algumas das ofertas da Secretaria de Estado da Educação.

A rede estadual de ensino tem 53 cursos de formação técnica oferecidos gratuitamente em 355 escolas da rede estadual, cinco centros estaduais de educação profissional, 18 colégio agrícolas e um colégio florestal. De acordo com a diretora do Departamento de Educação e Trabalho, Fabiana Campos Scrobot, os cursos foram pensados em acordo com as novas tendências do mercado de trabalho.

Os alunos participam de estágios indicados pelas escolas nas áreas em que estão estudando e são indicados pelas escolas para vagas de emprego em empresas conveniadas. Cerca de 80% dos alunos já saem empregados.

EXEMPLOS

Em Londrina, o Centro Estadual de Educação Profissional Maria do Rosário Castaldi, oferece o curso de mecatrônica para 200 alunos. Jaison Leonardo da Silva, 34 anos, vai concluí-lo em dezembro, mas já foi promovido na empresa. “Além de ajudar a crescer no meu trabalho, também me trouxe novos conhecimentos”, afirma. “É uma área que precisa de mão de obra qualificada, mas é muito caro na rede particular”.

O colégio conta com laboratório equipados com modernos equipamentos de robóticas para as aulas práticas. Também na região Norte, em Maringá, o Colégio Estadual João XXIII oferece o curso de vestuário para quem já concluiu o ensino médio.

SONHO

Mariléia Pereira Polillo, 57 anos, está no terceiro período do curso de análises clínicas no Colégio Estadual Euzira Correia de Sá, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. “Sempre quis fazer esse curso e se não tivesse aqui na escola eu teria que desistir desse sonho”, conta Mariléia. Ela já trabalha na área de saúde no município. “Sabia apenas a parte prática, faltava a teoria”.

Também nos campos gerais, em Palmeira, o Colégio Estadual Agrícola Getúlio Vargas, oferece o curso de agroecologia. O curso técnico é feito com as disciplinas do ensino médio.

O Colégio Estadual Enira Moraes Ribeiro, em Paranavaí, na região noroeste, é o único do estado que tem o curso de biocombustível. “É uma área que está crescendo muito na nossa região e precisa de mão de obra qualificada”, diz a aluna Marli Isabel Andreza, que se forma em dezembro. A região Noroeste do Paraná é fortemente ligada a Agropecuária e a Produção de Etanol.

LITORAL

 O curso de Portos está ampliando as oportunidades para os paranaenses que vivem nos municípios do litoral. O curso é composto por disciplinas de logísticas e administração, e amplia as oportunidades para os alunos. Além da área portuária, a formação permite que os alunos também atuem em setores de logística e administrativo em outras empresas.

Talyson Wapenik Mariano, 23 anos, estava concluindo a faculdade de Gestão Ambiental, quando decidiu fazer um novo curso. “Ficava em casa à noite, então decidi buscar novos conhecimentos que completasse o que eu estava vendo na faculdade”, conta o aluno que fez o curso técnico em portos, no Colégio Estadual Alberto Gomes Veiga, em Paranaguá.

Quando estagiou no Porto de Paranaguá, Talyson recebeu o convite para trabalhar na empresa em que está até hoje. “O conhecimento que eu adquiri com o curso me possibilitou começar a trabalhar no Porto, além de acesso a pessoas e novos conhecimentos que me ajudaram a desenvolver o meu trabalho”, diz.

Segundo Sueli Neco Pinheiro da Veiga, diretora do Centro Estadual de Educação Profissional Doutor Basílio Machado, em Antonina, a procura por vagas é grande, já que o curso é bastante abrangente e também pela quantidade de empresas ligadas ao setor portuário que estão na região. “Existem muitas empresas que absorvem essa mão de obra, mas como é um curso bem abrangente, abre oportunidade para que os alunos trabalhem em outras áreas também”, diz Sueli.

O colégio foi o primeiro do país a oferecer o curso. Atualmente são 117 alunos. A escola oferece também os cursos de turismo e meio ambiente.

Fonte : AEN – Agência de Notícias do Paraná

Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais
Coluna-Esportes-Carlos-Rodrigues
Coluna de Esportes com Carlos Rodrigues
Confira na Coluna de Esportes o Toque de Bola com Carlos Rodrigues. Fique por dentro das notícias, resultados, agenda e comentários do futebol regional e naci...

Carteira de Poupança do Sicredi Cresceu
O Sicredi encerrou o ano de 2018 com incremento de R$ 3,7 bilhões na carteira de poupança....
3º-ARRAIA-Agradecimento-Final-Id
Grande Sucesso no 3º Arraiá do Bom Preço Max
Milhares de pessoas participaram do 3º Arraiá do Bom Preço Max, a maior festa junina da região. Foi montada uma grande estrutura e muitos voluntários dedic...
COLAB-Id
Colab – Colaboradores do Brasil
A COLAB direciona seus lucros para doações em instituições de caridade. Com Fazendas em Xambrê-PR e Altônia-PR, trabalha com gado de corte, cavalos quarto...



Conteúdos Relacionados

Classificados
Quinta das Carnes no Mendes
Confira as Ofertas Preço Bom é Aqui no Supermercado Mendes em Pérola, validas até 17 de abril de 2019.
Vagas de Emprego em Altônia
A Agência do Trabalhador de Altônia em parceria com empresários oferecem diversas vagas em 11/04/2019 na cidade de Altônia. Confira!
Projeto Justiça no Bairro na Comarca de Altônia
O Programa Justiça no Bairro esteve presente no Município e Comarca de Altônia entre 02 a 05 de Abril de 2019. Foram expedidas 550 Carteiras de Identidades e 100 Perícias Médicas.
Vagas Remanescentes na UEM Umuarama
O Campus Regional de Umuarama da UEM - Universidade Estadual de Maringá publicou em 07 de Março de 2019 o edital para o preenchimento de vagas remanescentes. Confira.
  • Voltar
  • Avancar