Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut
Thamires-Ratti-Estacionamentos-id

Responsabilização em Estacionamentos

Postado Por: Thamires Ratti em 7 de junho de 2016.


A Ineficácia das Placas de Não Responsabilização em Estacionamentos

É comum se deparar com placas em estacionamentos contendo dizeres como “Não nos responsabilizamos por objetos deixados no interior do veículo”.

Após ler “o aviso” o cliente dá uma olhada no interior de seu veículo, verificando se ão deixou nada de valor, e segue seu caminho.

Porém, essas placas não tem valor algum. Elas não eximem o proprietário do estacionamento da responsabilidade pelos veículos deixados sob seu cuidado.

Thamires Ratti - Estacionamentos - id

O Superior Tribunal de Justiça pacificou seu entendimento com a Súmula 130, que precê: “A empresa responde, perante o cliente, pela reparação de dano ou furto de veículo ocorridos em seu estacionamento”.

O Estabelecimento é objetivamente responsável – seja ele supermercado, shopping, ou qualquer outro estabelecimento que forneça o serviço de guarda de veículos, pago ou não –  terá o dever de reparação proporcional ao prejuízo que o cliente sofrer.

Entende-se que, no caso dos estacionamentos privados, uma vez que há um custo para que o cliente possa utilizá-los, o dever de proteção do veículo é indispensável.

Por sua vez, no caso dos estacionamentos de estabelecimentos comerciais, em sua maioria oferecidos como cortesia, parte-se do pressuposto de que se uma empresa oferece o serviço, este deve ser plenamente executado. Basta que o proprietário se coloque na posição de garantidor do veículo, por murar ou gradear o local ou ainda por colocar vigilantes, porteiros etc.

Logo, se a guarda aos veículos é falha, o estabelecimento é responsável por indenizar o cliente prejudicado.

Portanto, avisos como “não nos responsabilizamos pelo veículo ou pelos objetos deixados no veículo”, chamados pelo Direito de cláusulas de não-indenizar, não são admitidos como lícitos.



Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais

Cerimônia Homenageia Servidores Aposentados
Nesta sexta-feira, servidores municipais que se aposentaram em 2015, bem como pensionistas, foram homenageados pelo prefeito Moacir Silva com um café no anfite...

Samu Noroeste
Estado Cumpre Compromisso com Samu Noroeste e Libera R$ 1 Milhão  Nesta quinta-feira (17) o prefeito Moacir Silva, presidente do Consórcio Intermunicipal ...

Mais 196 Vagas Nesta Quinta-Feira
Além das vagas já divulgadas esta semana, a Agência do Trabalhador de Umuarama abrirá nesta quinta-feira (21), mais 196 novas oportunidades de emprego....

Programa de Personalização de Carros
Para começar, a empresa disponibilizou apenas um de seus modelos para o programa, com a promessa de que outros serão adicionados à lista. O escolhido foi a M...



Conteúdos Relacionados

Classificados
Alice é a Assistente Virtual do Sicoob
Durante o período da quarentena, o uso dos canais digitais do Sicoob cresceu 37% em quantidade de transações. A Alice é a Assistente Virtual foi lançada neste período.
Sicoob: Sucesso Crédito a Pequenos Negócios
Segundo o Sebrae o Sicoob alcança o maior índice de sucesso na concessão de crédito a pequenos negócios. Pesquisa foi realizada entre o fim de abril e o início de maio.
Sicoob Disponibiliza Prorrogação de Dívidas
O Sicoob Arenito iniciou a prorrogação das parcelas referentes as dívidas de micro e pequenas empresas. Estas parcelas serão migradas para o final do cronograma de pagamentos.
Vagas de Emprego em Altônia
A Agência do Trabalhador de Altônia em parceria com empresários oferecem diversas vagas em 03/03/2020 na cidade de Altônia. Confira!
  • Voltar
  • Avancar