Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut
Thamires-Ratti-Estacionamentos-id

Responsabilização em Estacionamentos

Postado Por: Thamires Ratti em 7 de junho de 2016.


A Ineficácia das Placas de Não Responsabilização em Estacionamentos

É comum se deparar com placas em estacionamentos contendo dizeres como “Não nos responsabilizamos por objetos deixados no interior do veículo”.

Após ler “o aviso” o cliente dá uma olhada no interior de seu veículo, verificando se ão deixou nada de valor, e segue seu caminho.

Porém, essas placas não tem valor algum. Elas não eximem o proprietário do estacionamento da responsabilidade pelos veículos deixados sob seu cuidado.

Thamires Ratti - Estacionamentos - id

O Superior Tribunal de Justiça pacificou seu entendimento com a Súmula 130, que precê: “A empresa responde, perante o cliente, pela reparação de dano ou furto de veículo ocorridos em seu estacionamento”.

O Estabelecimento é objetivamente responsável – seja ele supermercado, shopping, ou qualquer outro estabelecimento que forneça o serviço de guarda de veículos, pago ou não –  terá o dever de reparação proporcional ao prejuízo que o cliente sofrer.

Entende-se que, no caso dos estacionamentos privados, uma vez que há um custo para que o cliente possa utilizá-los, o dever de proteção do veículo é indispensável.

Por sua vez, no caso dos estacionamentos de estabelecimentos comerciais, em sua maioria oferecidos como cortesia, parte-se do pressuposto de que se uma empresa oferece o serviço, este deve ser plenamente executado. Basta que o proprietário se coloque na posição de garantidor do veículo, por murar ou gradear o local ou ainda por colocar vigilantes, porteiros etc.

Logo, se a guarda aos veículos é falha, o estabelecimento é responsável por indenizar o cliente prejudicado.

Portanto, avisos como “não nos responsabilizamos pelo veículo ou pelos objetos deixados no veículo”, chamados pelo Direito de cláusulas de não-indenizar, não são admitidos como lícitos.



Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais

Informação Regional no Canal Amerios
O Canal Amerios, na noite de 6 de Fevereiro de 2019, deu o primeiro passo para apresentar a Informação Regional na sua mão. Assista o Programa Inaugural....

Maior Tesouro já Descoberto no Mar
Arqueólogos acharam navio espanhol que afundou em 1708 no mar do Caribe carregado de ouro, prata, esmeralda e outras pedras preciosas....
Clube-Atletico-Ivaté-Id
Clube Atlético Ivaté Vence de 13×3
Após um primeiro tempo equilibrado, a equipe do XV de Ivaté se perdeu completamente na etapa final e acabou impiedosamente goleada pelo Clube Atlético Ivaté...
Coluna-Esportes-Id5
Toque de Bola com Carlos Rodrigues
Confira na Coluna de Esportes o Toque de Bola com Carlos Rodrigues. Fique por dentro das notícias, resultados, agenda e comentários do futebol regional e naci...



Conteúdos Relacionados

Classificados
É Preço Baixo Mesmo no Mendes
Confira as ofertas É Preço Baixo Mesmo no Supermercado Mendes em Pérola, validas até 27 de março de 2019.
Vagas de Emprego em Altônia
A Agência do Trabalhador de Altônia em parceria com empresários oferecem diversas vagas em 19/03/2019 na cidade de Altônia. Confira!
Vagas Remanescentes na UEM Umuarama
O Campus Regional de Umuarama da UEM - Universidade Estadual de Maringá publicou em 07 de Março de 2019 o edital para o preenchimento de vagas remanescentes. Confira.
Inaugurações e Andamento do Abatedouro
Confira a edição de 23 de Fevereiro do Jornal O Popular com tema principal as inaugurações de obras pelo Prefeito Robertinho nos distritos de Nova Santa Helena e Vila Nilza.
  • Voltar
  • Avancar