
Umuarama Possui 255 Casos de HIV/AIDS
Umuarama Possui 255 Casos de HIV/AIDS em Acompanhamento
A Secretaria Municipal de Saúde encerrou nesta terça-feira (1º), a Campanha de Prevenção Contra Aids, organizada especialmente para celebrar o Dia Mundial de Combate à doença. Durante toda a semana, a equipe do Programa de Prevenção às DST/AIDS e Hepatites Virais realizou uma programação diferenciada para alertar a população sobre a importância da realização dos testes e dos cuidados básicos para evitar o contágio da doença.
O cronograma foi preparado com o intuito de abranger públicos distintos, em especial, os adolescentes. “É de extrema importância preparar os jovens para que eles iniciem uma vida sexual segura e conheçam as várias maneiras que a doença pode ser transmitida. Quanto mais cedo desmistificarmos este assunto, melhor será a maneira como os jovens encararão o hábito de se prevenir. Esse trabalho de conscientização é muito importante nessa faixa etária, uma vez que o público portador da doença tem sido cada vez mais jovem”, conta o chefe da Divisão da Vigilância em Saúde, Fábio Barzon.
Atualmente, Umuarama contabiliza 255 casos em acompanhamento de HIV/ AIDS, sendo que aproximadamente 30 deles, foram diagnosticados este ano. O número é quase 50% menor do que o identificado em 2014 – que era de 61 casos – porém, mesmo assim, o índice exige uma certa atenção da população. “Não podemos nos omitir em relação ao teste. É importante a população entender que quanto mais cedo for diagnosticada a doença, melhor será o tratamento. Além disso, a dúvida pode prejudicar outras pessoas que venham a se envolver com esse indivíduo”, ressalta o coordenador do Programa de Prevenção às DST/ AIDS, Thiago Goulart.
Diagnóstico
Todas as terças e quartas-feiras o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado no 2º piso do Posto Central, oferta gratuitamente testes rápidos para a população das 7h30 às 10h30. O procedimento é rápido e indolor, além disso, o usuário recebe o resultado na hora.
Caso o diagnóstico dê positivo, a equipe imediatamente já traça uma série de ações de acompanhamento para o paciente, como avaliação psicológica; acolhimento da equipe de Enfermagem e Assistente Social; consulta com infectologista; exames de CD4 e Carga Viral; retirada de medicação, caso tenha necessidade; e avaliação para fisioterapia, no caso de pacientes com uso de Antirretroviral.
Campanha
A Campanha registrou uma adesão considerável durante toda sua realização. Além das palestras e programações educativas, a equipe realizou blitz de testes rápidos em vários pontos da cidade. Somente neste último dia de Campanha, cerca de 120 pessoas realizaram a testagem no CTA e no ponto de atendimento instalado em frente ao Big Walmart. Segundo o coordenador do programa, ao longo da programação, nenhum caso novo foi detectado.
Compartilhe:
Comentários | Comente pelo Facebook:
Deixe uma resposta
