Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut

Umuarama Possui 255 Casos de HIV/AIDS

Postado Por: Nelson Lima em 2 de dezembro de 2015.


Umuarama Possui 255 Casos de HIV/AIDS em Acompanhamento

A Secretaria Municipal de Saúde encerrou nesta terça-feira (1º), a Campanha de Prevenção Contra Aids, organizada especialmente para celebrar o Dia Mundial de Combate à doença. Durante toda a semana, a equipe do Programa de Prevenção às DST/AIDS e Hepatites Virais realizou uma programação diferenciada para alertar a população sobre a importância da realização dos testes e dos cuidados básicos para evitar o contágio da doença.

O cronograma foi preparado com o intuito de abranger públicos distintos, em especial, os adolescentes. “É de extrema importância preparar os jovens para que eles iniciem uma vida sexual segura e conheçam as várias maneiras que a doença pode ser transmitida. Quanto mais cedo desmistificarmos este assunto, melhor será a maneira como os jovens encararão o hábito de se prevenir. Esse trabalho de conscientização é muito importante nessa faixa etária, uma vez que o público portador da doença tem sido cada vez mais jovem”, conta o chefe da Divisão da Vigilância em Saúde, Fábio Barzon.

Atualmente, Umuarama contabiliza 255 casos em acompanhamento de HIV/ AIDS, sendo que aproximadamente 30 deles, foram diagnosticados este ano. O número é quase 50% menor do que o identificado em 2014 – que era de 61 casos – porém, mesmo assim, o índice exige uma certa atenção da população. “Não podemos nos omitir em relação ao teste. É importante a população entender que quanto mais cedo for diagnosticada a doença, melhor será o tratamento. Além disso, a dúvida pode prejudicar outras pessoas que venham a se envolver com esse indivíduo”, ressalta o coordenador do Programa de Prevenção às DST/ AIDS, Thiago Goulart.

Diagnóstico

Todas as terças e quartas-feiras o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado no 2º piso do Posto Central, oferta gratuitamente testes rápidos para a população das 7h30 às 10h30O procedimento é rápido e indolor, além disso, o usuário recebe o resultado na hora.

Caso o diagnóstico dê positivo, a equipe imediatamente já traça uma série de ações de acompanhamento para o paciente, como avaliação psicológica; acolhimento da equipe de Enfermagem e Assistente Social; consulta com infectologista; exames de CD4 e Carga Viral; retirada de medicação, caso tenha necessidade; e avaliação para fisioterapia, no caso de pacientes com uso de Antirretroviral.

Campanha

A Campanha registrou uma adesão considerável durante toda sua realização. Além das palestras e programações educativas, a equipe realizou blitz de testes rápidos em vários pontos da cidade. Somente neste último dia de Campanha, cerca de 120 pessoas realizaram a testagem no CTA e no ponto de atendimento instalado em frente ao Big Walmart. Segundo o coordenador do programa, ao longo da programação, nenhum caso novo foi detectado. 

Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais

Inauguração da Agência Sicredi em Xambrê
Dando sequência à estratégia de expansão, o Sicredi inaugurou sua agência em Xambrê. Município de 6 mil habitantes localizado na região metropolitana de...

Dengue em Umuarama
A Divisão de Vigilância Ambiental atualizou os dados para o último boletim do ano sobre a incidência da dengue em Umuarama. A cidade fecha 2015 com 570 caso...

Grammy 2016
Foram divulgadas nesta segunda-feira (7) os indicados ao 58º Grammy Awards. Quem se deu bem foi Kendrick Lamar, que ganhou 11 indicações e lidera a corrida a...
Veteranos-de-Altônia-Id
Goleada no Clássico em Altônia
Em jornada de rara inspiração e de muita determinação, a equipe de Veteranos da AVA/Supermercado Luiz/Altônia disputou no último sábado, seu melhor jogo ...



Conteúdos Relacionados

Classificados
Vagas de Emprego em Altônia
A Agência do Trabalhador de Altônia em parceria com empresários oferecem diversas vagas em 19/11/2019 na cidade de Altônia. Confira!
Saúde para o Homem no Novembro Azul
Confira as ofertas semanais do Supermercado Bom Preço Max, validas até 23 de novembro nas lojas de Altônia e Iporã. Apoiamos o Novembro Azul, pois cuidar da saúde também é coisa de homem.
8° Caminhadas na Natureza Altônia
A 8ª Caminhadas na Natureza em Altônia será realizada no próximo domingo, 1º de Setembro de 2019, no Circuito Lagoa Xambrê Comunidade Paineira II.
Feira no Mendes
Confira as Ofertas do Melhor Preço, Melhor Prazo no Supermercado Mendes em Pérola, validas até 22 de maio de 2019.
  • Voltar
  • Avancar