Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut

Umuarama entre as Melhores Cidades do Paraná

Postado Por: Nelson Lima em 8 de dezembro de 2015.


Índice Firjan de Desenvolvimento Coloca Umuarama entre as 15 Melhores do PR 

Umuarama manteve a evolução medida pelo IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal), que acompanha anualmente o crescimento socioeconômico dos mais de 5,5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: emprego e renda, educação e saúde. Criado em 2008 pelo Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), o índice é feito com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

Do 23º lugar entre os municípios paranaenses, em 2008, Umuarama saltou para o 14º lugar em 2011 e desde então vem melhorando seus índices nos três campos avaliados. A metodologia do IFDM possibilita determinar com precisão que as melhoras ocorridas no município decorrem da adoção de políticas específicas.

Desde 2014, a metodologia foi aprimorada para captar os novos desafios do desenvolvimento brasileiro para a nova década, buscando padrões de desenvolvimento encontrados em países mais avançados e utilizando-os como referência para os indicadores municipais. Outro ponto importante foi a atualização de metas e parâmetros nacionais. Neste caso, o ano de referência deixou de ser 2000 e passou a ser 2010.

O índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada localidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4 a 0,6), moderado (de 0,6 a 0,8) e alto (0,8 a 1) desenvolvimento. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade. Como obteve avaliação acima de 0,8 em todos os quesitos, Umuarama foi classificada como cidade de Alto Desenvolvimento pela Firjan.

O IFDM consolidado da Capital da Amizade ficou em 0.8380. O melhor desempenho foi obtido na área de educação (0.8572), seguida pela saúde (0,8353) e pela geração de emprego e renda (0,8214). Para o prefeito Moacir Silva, independente de estar à frente ou atrás de cidades do mesmo porte na região, o que o índice mostra é que Umuarama está numa curva positiva de desenvolvimento.

“Nossa avaliação vem melhorando a cada ano desde 2005, quando ficamos com o índice 0.7663 e a cidade era considerada de desenvolvimento moderado. Superamos a marca de 0.8 em 2009 e em 2013 (último ano avaliado pela Firjan) atingimos nossa melhor marca (0.8389), que ficou entre as 15 melhores do Paraná e na 157ª colocação entre os 5.565 municípios de todo o país”, considerou.

Moacir Silva lembra que a diferença para a cidade que teve a melhor avaliação do Paraná (Maringá, com 0.8740) ainda é grande. “Mas estamos avançando e consolidando as nossas conquistas nas mais diversas áreas. Umuarama hoje é avaliada como cidade ideal para investimentos, um ótimo lugar para se morar, com qualidade de vida invejável e grande potencial de crescimento, seja por conta das várias opções de ensino superior, pelo comércio forte que atrai consumidores de produtos e serviços de toda a região e também pelas políticas públicas voltadas ao desenvolvimento, que resultaram na atração de grandes redes nacionais na área comercial”, disse.

Apesar do momento difícil na economia nacional e dos prejuízos que as chuvas têm causado à nossa infraestrutura, de acordo com o prefeito “o município encara os desafios e tem dado boas respostas, mantendo a ocupação da mão de obra e a movimentação na construção civil, nas vendas, enfim em vários setores”, completou.

 

Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais

Comemorações dos 50 Anos de Altônia
Em 2 de Dezembro o Conselho de Pastores de Altônia reuniu diversas igrejas evangélicas para a realização do Culto em Ação de Graças pelo Jubileu de Ouro ...

Sucesso Total da Impacto em SJP
Em noite de gala e com sucesso total foi realizado o Jantar da Impacto Pesquisas em São Jorge do Patrocínio. Foram homenageados profissionais, empresas e lide...

Sicredi Show Rural
O Sicredi estará presente no Show Rural Coopavel, que ocorre entre os dias 4 e 8 de fevereiro em Cascavel, considerada a capital do Oeste do Paraná, e disponi...
Mulheres
Mulheres: Em Busca da Feminilidade Perdida
O resgate da feminilidade após elas terem conquistado sua independência e se firmado no mercado de trabalho...



Conteúdos Relacionados

Classificados
Vagas de Emprego em Altônia
A Agência do Trabalhador de Altônia em parceria com empresários oferecem diversas vagas em 22/01/2020 na cidade de Altônia. Confira!
Super Saldão no Bom Preço Max
Confira as Ofertas do Super Saldão no Supermercado Bom Preço Max, validas até 18 de Janeiro de 2020.
8° Caminhadas na Natureza Altônia
A 8ª Caminhadas na Natureza em Altônia será realizada no próximo domingo, 1º de Setembro de 2019, no Circuito Lagoa Xambrê Comunidade Paineira II.
Feira no Mendes
Confira as Ofertas do Melhor Preço, Melhor Prazo no Supermercado Mendes em Pérola, validas até 22 de maio de 2019.
  • Voltar
  • Avancar