Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut

Umuarama entre as Melhores Cidades do Paraná

Postado Por: Nelson Lima em 8 de dezembro de 2015.


Índice Firjan de Desenvolvimento Coloca Umuarama entre as 15 Melhores do PR 

Umuarama manteve a evolução medida pelo IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal), que acompanha anualmente o crescimento socioeconômico dos mais de 5,5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: emprego e renda, educação e saúde. Criado em 2008 pelo Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), o índice é feito com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

Do 23º lugar entre os municípios paranaenses, em 2008, Umuarama saltou para o 14º lugar em 2011 e desde então vem melhorando seus índices nos três campos avaliados. A metodologia do IFDM possibilita determinar com precisão que as melhoras ocorridas no município decorrem da adoção de políticas específicas.

Desde 2014, a metodologia foi aprimorada para captar os novos desafios do desenvolvimento brasileiro para a nova década, buscando padrões de desenvolvimento encontrados em países mais avançados e utilizando-os como referência para os indicadores municipais. Outro ponto importante foi a atualização de metas e parâmetros nacionais. Neste caso, o ano de referência deixou de ser 2000 e passou a ser 2010.

O índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada localidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4 a 0,6), moderado (de 0,6 a 0,8) e alto (0,8 a 1) desenvolvimento. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade. Como obteve avaliação acima de 0,8 em todos os quesitos, Umuarama foi classificada como cidade de Alto Desenvolvimento pela Firjan.

O IFDM consolidado da Capital da Amizade ficou em 0.8380. O melhor desempenho foi obtido na área de educação (0.8572), seguida pela saúde (0,8353) e pela geração de emprego e renda (0,8214). Para o prefeito Moacir Silva, independente de estar à frente ou atrás de cidades do mesmo porte na região, o que o índice mostra é que Umuarama está numa curva positiva de desenvolvimento.

“Nossa avaliação vem melhorando a cada ano desde 2005, quando ficamos com o índice 0.7663 e a cidade era considerada de desenvolvimento moderado. Superamos a marca de 0.8 em 2009 e em 2013 (último ano avaliado pela Firjan) atingimos nossa melhor marca (0.8389), que ficou entre as 15 melhores do Paraná e na 157ª colocação entre os 5.565 municípios de todo o país”, considerou.

Moacir Silva lembra que a diferença para a cidade que teve a melhor avaliação do Paraná (Maringá, com 0.8740) ainda é grande. “Mas estamos avançando e consolidando as nossas conquistas nas mais diversas áreas. Umuarama hoje é avaliada como cidade ideal para investimentos, um ótimo lugar para se morar, com qualidade de vida invejável e grande potencial de crescimento, seja por conta das várias opções de ensino superior, pelo comércio forte que atrai consumidores de produtos e serviços de toda a região e também pelas políticas públicas voltadas ao desenvolvimento, que resultaram na atração de grandes redes nacionais na área comercial”, disse.

Apesar do momento difícil na economia nacional e dos prejuízos que as chuvas têm causado à nossa infraestrutura, de acordo com o prefeito “o município encara os desafios e tem dado boas respostas, mantendo a ocupação da mão de obra e a movimentação na construção civil, nas vendas, enfim em vários setores”, completou.

 

Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais
SM-Bom-Preço-Max-Arraiá-Agradecimento-Id
Grande Sucesso do Arraiá do Bom Preço Max
Com cerca de 4.000 pessoas foi grande o sucesso do Segundo Arraiá do Bom Preço Max. Com o espaço ampliado ofereceu tudo de graça e novidades. Veja as fotos ...
wendell-sebastiao
Wendell Lira Preocupa técnico do Vila
Segundo Márcio Fernandes, atacante vencedor do Prêmio Puskás está com dificuldade nos treinamentos por ter de encarar série de compromissos após conquista...
Douglas-Alberto-Coaching-03-A-Id
Nota Fiscal Eletrônica
Em 2003 o governo começou uma revolução nos documentos estaduais. Na época, já sabendo os rumos da tecnologia, implantaram a primeira Nota Fiscal Eletrôni...

Dia ‘D’ de Combate ao Mosquito da Dengue
A Divisão de Vigilância em Saúde da Prefeitura, por orientação da Secretaria de Estado da Saúde, realiza nesta quarta-feira, 9, uma série de ações moti...



Conteúdos Relacionados

Classificados
SM-Bom-Preço-Presença-na-Feicalt-ID1
Confira Ofertas do Sucesso da FEICALT
A 4ª FEICALT, que contou com a presença do Bom Preço Max, foi um grande sucesso. Confira as ofertas do pós Feira, validas até 23 de Setembro de 2017, nas lojas de Altônia e Iporã.
SM-Luiz-Terça-Maluca-Id
Oferta Maluca do Supermercado Luiz
Confira as ofertas da Terça Maluca do Supermercado Luiz, válidas para 19 de Setembro de 2017.
Feicalt-Altônia-Faz-Id2
Grande Sucesso na 4ª FEICALT
Com o tema Altônia Faz, será realizada a quarta edição da FEICALT - Feira de Indústria Comércio e Serviços de Altônia. Serão três dias de exposição no Centro Esportivo Paulo Vatanabe Junior.
SM-Mendes-Feira-no-Mendes-Id
Feira e Setembrão da Economia no Mendes
Confira o Setembrão da Economia do Supermercado Mendes, ligado à Rede Nova Plus. Ofertas válidas até 20 de Setembro de 2017. Veja também ofertas da Feira no Mendes.
  • Voltar
  • Avancar