
Seminário Discute gestão de resíduos sólidos
Seminário Regional Discute Gestão de Resíduos Sólidos
O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) realizou recentemente o 1º Seminário Entre Rios de Resíduos Sólidos, em parcerias com Umuarama e outros municípios da região. Realizado em Porto Camargo, município de Icaraíma, o seminário teve como objetivo discutir as responsabilidades da gestão de resíduos sólidos urbanos nas cidades da microrregião.
A questão do lixo nas cidades tem causado muita discussão. “Através do seminário, se buscou promover a troca de experiências entre os municípios e órgãos públicos para desenvolver ações que busquem diminuir o volume de lixo produzido pela população, além de técnicas e procedimentos para adequar e modernizar a gestão dos aterros sanitários da região”, lembrou o secretário da Agricultura, Meio Ambiente e Gestão Integrada de Umuarama, Antônio Carlos Favaro.
As discussões foram iniciadas nos 8 e 9 de outubro, em Porto Camargo. No último dia 27, no anfiteatro do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Umuarama, foram realizadas duas palestras que faziam parte da programação do seminário, bem como a entrega dos certificados junto com relatórios do evento para os participantes.
O organizador do encontro foi o técnico do escritório regional do IAP em Umuarama, Cidnei Aparacido da Silva. A primeira palestra foi com a secretária de Meio Ambiente e Turismo de São Jorge do Patrocínio, Elida Maiorani, que relatou o sucesso de seu município com a implantação de PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) para materiais recicláveis, em pontos estratégicos, dimensionados a partir da média de geração por habitante e com placas educativas para melhor utilização.
Em seguida o secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Pérola, Edson Bisarri, relatou as dificuldades encontradas e as experiências adquiridas na implantação e gerenciamento de aterros sanitários. Ele mostrou o processo de construção do aterro dos municípios de Icaraíma, Pérola e Xambrê e ressaltou a importância dos gestores entenderam a necessidade de maquinário para o andamento das atividades do aterro sanitário.
O secretário Antônio Favaro ressaltou a importância de ações conjuntas entre os municípios e em parceria com Ministério Público e o IAP. “Reunindo todos os atores podemos chegar a ações mais efetivas para o cumprimento da legislação em vigor, na questão dos resíduos sólidos. O assunto é de grande importância para os municípios e também para a saúde da população”, acrescentou Favaro.
Uma das proposições que resultaram do seminário foi a criação de um grupo técnico entre integrantes da Associação dos Municípios da Região Entre Rios para cumprimento da lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A lei dispõe sobre princípios, objetivos e instrumentos, bem como diretrizes, relativos à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, e as responsabilidades dos geradores e do poder público, além dos instrumentos econômicos aplicáveis.
Compartilhe:
Comentários | Comente pelo Facebook:
Deixe uma resposta

