Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut

Seminário Discute gestão de resíduos sólidos

Postado Por: Nelson Lima em 5 de dezembro de 2015.


Seminário Regional Discute Gestão de Resíduos Sólidos 

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) realizou recentemente o 1º Seminário Entre Rios de Resíduos Sólidos, em parcerias com Umuarama e outros municípios da região. Realizado em Porto Camargo, município de Icaraíma, o seminário teve como objetivo discutir as responsabilidades da gestão de resíduos sólidos urbanos nas cidades da microrregião.

A questão do lixo nas cidades tem causado muita discussão. “Através do seminário, se buscou promover a troca de experiências entre os municípios e órgãos públicos para desenvolver ações que busquem diminuir o volume de lixo produzido pela população, além de técnicas e procedimentos para adequar e modernizar a gestão dos aterros sanitários da região”, lembrou o secretário da Agricultura, Meio Ambiente e Gestão Integrada de Umuarama, Antônio Carlos Favaro.

As discussões foram iniciadas nos 8 e 9 de outubro, em Porto Camargo. No último dia 27, no anfiteatro do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Umuarama, foram realizadas duas palestras que faziam parte da programação do seminário, bem como a entrega dos certificados junto com relatórios do evento para os participantes.

O organizador do encontro foi o técnico do escritório regional do IAP em Umuarama, Cidnei Aparacido da Silva. A primeira palestra foi com a secretária de Meio Ambiente e Turismo de São Jorge do Patrocínio, Elida Maiorani, que relatou o sucesso de seu município com a implantação de PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) para materiais recicláveis, em pontos estratégicos, dimensionados a partir da média de geração por habitante e com placas educativas para melhor utilização.

Em seguida o secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Pérola, Edson Bisarri, relatou as dificuldades encontradas e as experiências adquiridas na implantação e gerenciamento de aterros sanitários. Ele mostrou o processo de construção do aterro dos municípios de Icaraíma, Pérola e Xambrê e ressaltou a importância dos gestores entenderam a necessidade de maquinário para o andamento das atividades do aterro sanitário.

O secretário Antônio Favaro ressaltou a importância de ações conjuntas entre os municípios e em parceria com Ministério Público e o IAP. “Reunindo todos os atores podemos chegar a ações mais efetivas para o cumprimento da legislação em vigor, na questão dos resíduos sólidos. O assunto é de grande importância para os municípios e também para a saúde da população”, acrescentou Favaro.

Uma das proposições que resultaram do seminário foi a criação de um grupo técnico entre integrantes da Associação dos Municípios da Região Entre Rios para cumprimento da lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A lei dispõe sobre princípios, objetivos e instrumentos, bem como diretrizes, relativos à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, e as responsabilidades dos geradores e do poder público, além dos instrumentos econômicos aplicáveis.

 

Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais

Feira e Ofertas Semanais no Mendes
Confira as ofertas É Preço Baixo Mesmo no Supermercado Mendes em Pérola, validas até 27 de março de 2019....
fUTEBOL
Toque de Bola – Carlos Rodrigues
Confira a Coluna de Esportes de Carlos Rodrigues com informações sobre o Futebol regional....

Informação Regional no Canal Amerios
O Canal Amerios, na noite de 6 de Fevereiro de 2019, deu o primeiro passo para apresentar a Informação Regional na sua mão. Assista o Programa Inaugural....
Voltando-Para-Minha-Terra-Programa-04
4º Programa Voltando Pra Minha Terra
Confira o quarto programa Voltando Pra Minha Terra gravado em Iporã em 11 de Junho na Festa no Santuário Santo Antônio. O apresentador Gilmar Gil recebeu vá...



Conteúdos Relacionados

Classificados
Acelere com Bom Preço Max e Parati
Confira as Ofertas Semanais Acelere com Bom Preço Max e Parati no Supermercado Bom Preço Max, validas até 30 de março nas lojas de Altônia e Iporã.
Vagas de Emprego em Altônia
A Agência do Trabalhador de Altônia em parceria com empresários oferecem diversas vagas em 26/03/2019 na cidade de Altônia. Confira!
Terça Maluca do Supermercado Luiz
Confira as Ofertas da Terça Maluca do Supermercado Luiz, válida para 26 de Março de 2019.
Feira e Ofertas Semanais no Mendes
Confira as ofertas É Preço Baixo Mesmo no Supermercado Mendes em Pérola, validas até 27 de março de 2019.
  • Voltar
  • Avancar