Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut

Seminário Discute gestão de resíduos sólidos

Postado Por: Nelson Lima em 5 de dezembro de 2015.


Seminário Regional Discute Gestão de Resíduos Sólidos 

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) realizou recentemente o 1º Seminário Entre Rios de Resíduos Sólidos, em parcerias com Umuarama e outros municípios da região. Realizado em Porto Camargo, município de Icaraíma, o seminário teve como objetivo discutir as responsabilidades da gestão de resíduos sólidos urbanos nas cidades da microrregião.

A questão do lixo nas cidades tem causado muita discussão. “Através do seminário, se buscou promover a troca de experiências entre os municípios e órgãos públicos para desenvolver ações que busquem diminuir o volume de lixo produzido pela população, além de técnicas e procedimentos para adequar e modernizar a gestão dos aterros sanitários da região”, lembrou o secretário da Agricultura, Meio Ambiente e Gestão Integrada de Umuarama, Antônio Carlos Favaro.

As discussões foram iniciadas nos 8 e 9 de outubro, em Porto Camargo. No último dia 27, no anfiteatro do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Umuarama, foram realizadas duas palestras que faziam parte da programação do seminário, bem como a entrega dos certificados junto com relatórios do evento para os participantes.

O organizador do encontro foi o técnico do escritório regional do IAP em Umuarama, Cidnei Aparacido da Silva. A primeira palestra foi com a secretária de Meio Ambiente e Turismo de São Jorge do Patrocínio, Elida Maiorani, que relatou o sucesso de seu município com a implantação de PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) para materiais recicláveis, em pontos estratégicos, dimensionados a partir da média de geração por habitante e com placas educativas para melhor utilização.

Em seguida o secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Pérola, Edson Bisarri, relatou as dificuldades encontradas e as experiências adquiridas na implantação e gerenciamento de aterros sanitários. Ele mostrou o processo de construção do aterro dos municípios de Icaraíma, Pérola e Xambrê e ressaltou a importância dos gestores entenderam a necessidade de maquinário para o andamento das atividades do aterro sanitário.

O secretário Antônio Favaro ressaltou a importância de ações conjuntas entre os municípios e em parceria com Ministério Público e o IAP. “Reunindo todos os atores podemos chegar a ações mais efetivas para o cumprimento da legislação em vigor, na questão dos resíduos sólidos. O assunto é de grande importância para os municípios e também para a saúde da população”, acrescentou Favaro.

Uma das proposições que resultaram do seminário foi a criação de um grupo técnico entre integrantes da Associação dos Municípios da Região Entre Rios para cumprimento da lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A lei dispõe sobre princípios, objetivos e instrumentos, bem como diretrizes, relativos à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, e as responsabilidades dos geradores e do poder público, além dos instrumentos econômicos aplicáveis.

 

Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais
copa-foster
Toque de Bola com Carlos Rodrigues
Esportes o Toque de Bola com Carlos Rodrigues. Fique por dentro das notícias, resultados, agenda e comentários do futebol regional e nacional....

Discussões sobre o Direito do Consumidor
As maiores entidades representantes dos fornecedores do Brasil incluíram o Procon de Umuarama nas pautas de debates sobre a melhoria na qualidade de atendiment...
Equipe-Sul-Brasil
Final Emocionante
Após empatar no tempo regulamentar, a decisão aconteceu através de cobranças de pênaltis. E aí, a equipe da Sul Brasil levou a melhor vencendo por 3x1 e f...

TCE-PR Multa Ex-Prefeitos de Altônia
O TCE-PR aprovou parcialmente os repasses da Prefeitura de Altônia para a Associação Altoniense de Assistência Social (AAAS - Creches). Por irregularidades...



Conteúdos Relacionados

Classificados
Alice é a Assistente Virtual do Sicoob
Durante o período da quarentena, o uso dos canais digitais do Sicoob cresceu 37% em quantidade de transações. A Alice é a Assistente Virtual foi lançada neste período.
Sicoob: Sucesso Crédito a Pequenos Negócios
Segundo o Sebrae o Sicoob alcança o maior índice de sucesso na concessão de crédito a pequenos negócios. Pesquisa foi realizada entre o fim de abril e o início de maio.
Sicoob Disponibiliza Prorrogação de Dívidas
O Sicoob Arenito iniciou a prorrogação das parcelas referentes as dívidas de micro e pequenas empresas. Estas parcelas serão migradas para o final do cronograma de pagamentos.
Prevenção ao Coronavirus no Bom Preço Max
Confira as Ofertas da Semana da Prevenção ao Coronavirus no Supermercado Bom Preço Max, válidas até 21 de Março de 2020 na lojas de Altônia e Iporã.
  • Voltar
  • Avancar