Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut

Seminário Discute gestão de resíduos sólidos

Postado Por: Nelson Lima em 5 de dezembro de 2015.


Seminário Regional Discute Gestão de Resíduos Sólidos 

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) realizou recentemente o 1º Seminário Entre Rios de Resíduos Sólidos, em parcerias com Umuarama e outros municípios da região. Realizado em Porto Camargo, município de Icaraíma, o seminário teve como objetivo discutir as responsabilidades da gestão de resíduos sólidos urbanos nas cidades da microrregião.

A questão do lixo nas cidades tem causado muita discussão. “Através do seminário, se buscou promover a troca de experiências entre os municípios e órgãos públicos para desenvolver ações que busquem diminuir o volume de lixo produzido pela população, além de técnicas e procedimentos para adequar e modernizar a gestão dos aterros sanitários da região”, lembrou o secretário da Agricultura, Meio Ambiente e Gestão Integrada de Umuarama, Antônio Carlos Favaro.

As discussões foram iniciadas nos 8 e 9 de outubro, em Porto Camargo. No último dia 27, no anfiteatro do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Umuarama, foram realizadas duas palestras que faziam parte da programação do seminário, bem como a entrega dos certificados junto com relatórios do evento para os participantes.

O organizador do encontro foi o técnico do escritório regional do IAP em Umuarama, Cidnei Aparacido da Silva. A primeira palestra foi com a secretária de Meio Ambiente e Turismo de São Jorge do Patrocínio, Elida Maiorani, que relatou o sucesso de seu município com a implantação de PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) para materiais recicláveis, em pontos estratégicos, dimensionados a partir da média de geração por habitante e com placas educativas para melhor utilização.

Em seguida o secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Pérola, Edson Bisarri, relatou as dificuldades encontradas e as experiências adquiridas na implantação e gerenciamento de aterros sanitários. Ele mostrou o processo de construção do aterro dos municípios de Icaraíma, Pérola e Xambrê e ressaltou a importância dos gestores entenderam a necessidade de maquinário para o andamento das atividades do aterro sanitário.

O secretário Antônio Favaro ressaltou a importância de ações conjuntas entre os municípios e em parceria com Ministério Público e o IAP. “Reunindo todos os atores podemos chegar a ações mais efetivas para o cumprimento da legislação em vigor, na questão dos resíduos sólidos. O assunto é de grande importância para os municípios e também para a saúde da população”, acrescentou Favaro.

Uma das proposições que resultaram do seminário foi a criação de um grupo técnico entre integrantes da Associação dos Municípios da Região Entre Rios para cumprimento da lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A lei dispõe sobre princípios, objetivos e instrumentos, bem como diretrizes, relativos à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, e as responsabilidades dos geradores e do poder público, além dos instrumentos econômicos aplicáveis.

 

Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais
DIA-DA-MULHER-PMA-Id
Vídeo Homenageia Mulheres em Altônia
Uma homenagem da Secretaria da Educação, Cultura e Esporte de Altônia, para elas que vencem qualquer dificuldade com a força da delicadeza. Desejamos um Fel...
UB-Curso-de-Capelania-Id2
Curso Completo de Capelania
O Capelão é um assistente Religioso e Social que tem como objetivo cuidar e zelar da sociedade, contribuindo intensamente para a saúde Espiritual e Emocional...
O-Enigma-Profético-de-Sansão-Vídeo-03-03-Id
Vídeo Enigma Profético de Sansão
Descubra como o Enigma de Sansão cumpre um papel profético apontando para o Sacrifício de Jesus na Cruz. E como o encontro da graça de Deus com a rendição...
futebol1
Futebol Regional com Carlos Rodrigues
Confira na Coluna de Esportes o Toque de Bola com Carlos Rodrigues. Fique por dentro das notícias, resultados, agenda e comentários do futebol regional e naci...



Conteúdos Relacionados


Classificados
SM-Luiz-Oferta-Maluca
Oferta Maluca do Supermercado Luiz
Confira a Oferta Maluca do Supermercado Luiz, valida para 15 de Agosto de 2018.
SM-Mendes-Feira-no-Mendes-Id
Folheto e Feira no Mendes
Nesta terça tem a Feira no Mendes em Pérola, com ofertas válidas para 14 de Agosto de 2018. Confira também o folheto da Rede Nova Plus válido até 15 de Agosto.
SM-Bom-Preço-MT-13-08-2018-Id
Economia com Cartão Bom Preço Max
Agora você faz mais economia comprando com o Cartão Bom Preço Max. Confira as ofertas válidas até 18 de Agosto nas lojas de Altônia e Iporã.
1º-ARRAIA-IPORÃ-Cobertura-Id
Grande Sucesso no Arraiá de Iporã
Milhares de pessoas participaram da maior festa caipira da região. Pela primeira vez Iporã festejou o Arraiá do Bom Preço Max, com a tradição de oferecer ao público tudo de graça.
  • Voltar
  • Avancar