Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut

Recuperação de Estradas Rurais

Postado Por: Nelson Lima em 18 de dezembro de 2015.


Praticamente Concluída a Recuperação de Estradas Rurais Atingidas pelas Chuvas

A maioria das estradas rurais em leito natural (sem asfalto) no município de Umuarama já foi recuperada através de um esforço concentrado das secretarias municipais de Serviços Rodoviários e Agricultura e Meio Ambiente. Em alguns pontos a recuperação ainda é parcial, mas o tráfego já está restabelecido. “As únicas estradas ainda interditadas são a Tropeiro (no distrito de Roberto Silveira) e Esperança, próximo ao perímetro urbano. Na primeira, nossas equipes iniciam os reparos nesta sexta-feira, 18. Já na Esperança o trabalho será posterior. Ali uma ponte está danificada, mas ela não isola nenhuma propriedade ou comunidade, já que há acesso pelos dois lados”, explicou o secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Gestão Integrada, Antônio Carlos Favaro.

Desde o início de novembro, as equipes do pátio e da Agricultura trabalham ininterruptamente para recuperar danos causados pelas chuvas na extensa malha viária não pavimentada do município – que tem cerca de 500 km de estradas rurais. “A chuva bateu recorde no mês passado e tem persistido em dezembro. Quando temos dias de sol, os servidores e equipamentos permanecem o dia todo trabalhando nas estradas. Esse setor não terá férias coletivas, diferente de outras áreas da administração municipal, e continua a recuperação emergencial na próxima semana”, informou o secretário de Serviços Rodoviários, Cláudio Marconi.

Estão parcialmente recuperadas, e com tráfego liberado, as estradas Paraguaçu, União (onde foi construído um desvio, até a recuperação total de um aterro) e Paulista (liberada nesta quinta-feira, após a recuperação de galerias e aterro). Também foi afetada a Estrada Bartira, onde um bueiro e uma ponte estão sendo reconstruídos. “A partir desta sexta vamos nos concentrar na Tropeiro, bloqueada desde o último sábado, e na próxima semana vamos refazer em definitivo alguns trechos recuperados parcialmente. A previsão é de que até o final da próxima semana, todas as estradas estejam em boas condições”, acrescentou o secretário.

Erosão

No final de novembro, o secretário municipal de Habitação e Projetos Técnicos, Márcio Maia, divulgou uma planilha com o orçamento dos custos para a recuperação de ruas, avenidas, estradas, pontes e galerias danificadas pelas chuvas. Na época, a conta estava em R$ 2 milhões 443 mil. Mas as chuvas continuaram e novos problemas surgiram, como o agravamento da erosão no Complexo Poliesportivo.

“Tivemos alguns dias de sol e o combate à erosão avançou. Um bom trecho de tubulação foi recuperado e ampliamos a capacidade de escoamento de água da chuva com o aumento da galeria. Uma grande caixa está em fase final de construção, para conectar as redes, e deve ser lacrada até a próxima semana. Com isso, a recuperação do aterro – que já começou – poderá avançar e em breve recuperaremos uma parte da Avenida Parigot de Souza. Mas a liberação só será possível quando a ampliação da rede de galerias chegar até a Avenida Guanabara, o que ainda demanda mais tempo”, completou o secretário Antônio Favaro.

 

Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais
Guarda-Mirim-de-Altônia-Destaque-06-Id
Formatura da Guarda Mirim de Altônia
Nesta quarta-feira, 13 de Dezembro, foi realizada a Solenidade de Formatura da Guarda Mirim de Altônia. Os formandos saíram de frente da Prefeitura e marchara...
Diplomação-Eleitos-2016-ID
Diplomação dos Eleitos de 2016
Foi realizada no dia 14 de Dezembro a Diplomação do Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores eleitos em 2016 nos municípios de Altônia e São Jorge do Patrocín...

Empresa Fácil Atinge sua Meta Anual
A AMP comemora mais uma conquista importante. Um dos seus projetos, o Empresa Fácil, já atingiu a meta de 2015 e conta com 50% dos municípios habilitados no ...
Premio-de-Jornalismo-Sicredi
12º Prêmio Ocepar de Jornalismo
No dia 25 de agosto, o Museu Oscar Niemeyer foi palco da 12ª edição do Prêmio Ocepar de Jornalismo. Com mais de 100 trabalhos inscritos....



Conteúdos Relacionados

Classificados
Quarta Maluca do Supermercado Luiz
Confira as ofertas da Quarta Maluca do Supermercado Luiz, válida para 17 de Abril de 2019.
Páscoa, Ela Chegou no Bom Preço Max
Páscoa, Ela Chegou no Bom Preço Max. Confira as Ofertas válidas até 20 de abril de 2019 nas lojas de Altônia e Iporã.
Quinta das Carnes no Mendes
Confira as Ofertas Preço Bom é Aqui no Supermercado Mendes em Pérola, validas até 17 de abril de 2019.
Vagas de Emprego em Altônia
A Agência do Trabalhador de Altônia em parceria com empresários oferecem diversas vagas em 11/04/2019 na cidade de Altônia. Confira!
  • Voltar
  • Avancar