Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut

Recuperação de Estradas Rurais

Postado Por: Nelson Lima em 18 de dezembro de 2015.


Praticamente Concluída a Recuperação de Estradas Rurais Atingidas pelas Chuvas

A maioria das estradas rurais em leito natural (sem asfalto) no município de Umuarama já foi recuperada através de um esforço concentrado das secretarias municipais de Serviços Rodoviários e Agricultura e Meio Ambiente. Em alguns pontos a recuperação ainda é parcial, mas o tráfego já está restabelecido. “As únicas estradas ainda interditadas são a Tropeiro (no distrito de Roberto Silveira) e Esperança, próximo ao perímetro urbano. Na primeira, nossas equipes iniciam os reparos nesta sexta-feira, 18. Já na Esperança o trabalho será posterior. Ali uma ponte está danificada, mas ela não isola nenhuma propriedade ou comunidade, já que há acesso pelos dois lados”, explicou o secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Gestão Integrada, Antônio Carlos Favaro.

Desde o início de novembro, as equipes do pátio e da Agricultura trabalham ininterruptamente para recuperar danos causados pelas chuvas na extensa malha viária não pavimentada do município – que tem cerca de 500 km de estradas rurais. “A chuva bateu recorde no mês passado e tem persistido em dezembro. Quando temos dias de sol, os servidores e equipamentos permanecem o dia todo trabalhando nas estradas. Esse setor não terá férias coletivas, diferente de outras áreas da administração municipal, e continua a recuperação emergencial na próxima semana”, informou o secretário de Serviços Rodoviários, Cláudio Marconi.

Estão parcialmente recuperadas, e com tráfego liberado, as estradas Paraguaçu, União (onde foi construído um desvio, até a recuperação total de um aterro) e Paulista (liberada nesta quinta-feira, após a recuperação de galerias e aterro). Também foi afetada a Estrada Bartira, onde um bueiro e uma ponte estão sendo reconstruídos. “A partir desta sexta vamos nos concentrar na Tropeiro, bloqueada desde o último sábado, e na próxima semana vamos refazer em definitivo alguns trechos recuperados parcialmente. A previsão é de que até o final da próxima semana, todas as estradas estejam em boas condições”, acrescentou o secretário.

Erosão

No final de novembro, o secretário municipal de Habitação e Projetos Técnicos, Márcio Maia, divulgou uma planilha com o orçamento dos custos para a recuperação de ruas, avenidas, estradas, pontes e galerias danificadas pelas chuvas. Na época, a conta estava em R$ 2 milhões 443 mil. Mas as chuvas continuaram e novos problemas surgiram, como o agravamento da erosão no Complexo Poliesportivo.

“Tivemos alguns dias de sol e o combate à erosão avançou. Um bom trecho de tubulação foi recuperado e ampliamos a capacidade de escoamento de água da chuva com o aumento da galeria. Uma grande caixa está em fase final de construção, para conectar as redes, e deve ser lacrada até a próxima semana. Com isso, a recuperação do aterro – que já começou – poderá avançar e em breve recuperaremos uma parte da Avenida Parigot de Souza. Mas a liberação só será possível quando a ampliação da rede de galerias chegar até a Avenida Guanabara, o que ainda demanda mais tempo”, completou o secretário Antônio Favaro.

 

Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais
SM-Bom-Preço-Natal-2016-Id
Natal com Emanuel no Bom Preço
Na noite de 23 de Dezembro foi feita a apresentação do vídeo Emanuel Deus Conosco, O Natal com o Criador no Supermercado Bom Preço....
UNIP-Formatura-2017-Polo-Altônia-Id
UNIP Polo Altônia – Formatura 2017
A UNIP - Universidade Paulista, em seu Polo Altônia, coordenado pela Professora Maria Helena Batista, realizou em 27 de Novembro de 2017 a solenidade de Format...

Premiação aos Alunos do Cândido Portinari
Nesta terça-feira os secretários municipais estiveram presentes na Escola Cândido Portinari, para a premiação dos alunos que obtiveram destaques na premia...

Verão Mais Quente dos Últimos Anos
Morrer de calor é uma das expressões mais usadas no Brasil, sobretudo no verão, país tropical em que as temperaturas passam com frequência dos 30ºC....



Conteúdos Relacionados

Classificados
1º-ARRAIA-IPORÃ-Id
Arraiá do Bom Preço Max em Iporã
Vem aí o Primeiro Arraiá do Bom Preço Max em Iporã. Vai ser uma grande festança em 29 de Julho, Domingo, das 18 às 22 horas. É Tudo de Graça para você e sua família.
SM-Luiz-Oferta-Maluca
Oferta Maluca do Supermercado Luiz
Confira a Oferta Maluca no Supermercado Luiz, válidas para 16 de Julho de 2018.
SM-Bom-Preço-MT-16-07-2018-Id
Sorteio da Moto no Bom Preço Max
Acelere com Bom Preço Max e Parati. Vem aí o Sorteio da Moto Honda CG 125 Fan Zero Km em 11 de Agosto. Confira as ofertas válidas até 21 de Julho nas lojas de Altônia e Iporã.
SM-Mendes-12-Jul-2018-MT-Id
Atenção Para o Preço Baixo no Mendes
No Supermercado Mendes, filiado a Rede Nova Plus, você encontra Sinal de Atenção para o Preço Baixo. Ofertas válidas até 18 de Julho de 2018. Veja também as ofertas da Quinta da Carne.
  • Voltar
  • Avancar