Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut

Recuperação de Estradas Rurais

Postado Por: Nelson Lima em 18 de dezembro de 2015.


Praticamente Concluída a Recuperação de Estradas Rurais Atingidas pelas Chuvas

A maioria das estradas rurais em leito natural (sem asfalto) no município de Umuarama já foi recuperada através de um esforço concentrado das secretarias municipais de Serviços Rodoviários e Agricultura e Meio Ambiente. Em alguns pontos a recuperação ainda é parcial, mas o tráfego já está restabelecido. “As únicas estradas ainda interditadas são a Tropeiro (no distrito de Roberto Silveira) e Esperança, próximo ao perímetro urbano. Na primeira, nossas equipes iniciam os reparos nesta sexta-feira, 18. Já na Esperança o trabalho será posterior. Ali uma ponte está danificada, mas ela não isola nenhuma propriedade ou comunidade, já que há acesso pelos dois lados”, explicou o secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Gestão Integrada, Antônio Carlos Favaro.

Desde o início de novembro, as equipes do pátio e da Agricultura trabalham ininterruptamente para recuperar danos causados pelas chuvas na extensa malha viária não pavimentada do município – que tem cerca de 500 km de estradas rurais. “A chuva bateu recorde no mês passado e tem persistido em dezembro. Quando temos dias de sol, os servidores e equipamentos permanecem o dia todo trabalhando nas estradas. Esse setor não terá férias coletivas, diferente de outras áreas da administração municipal, e continua a recuperação emergencial na próxima semana”, informou o secretário de Serviços Rodoviários, Cláudio Marconi.

Estão parcialmente recuperadas, e com tráfego liberado, as estradas Paraguaçu, União (onde foi construído um desvio, até a recuperação total de um aterro) e Paulista (liberada nesta quinta-feira, após a recuperação de galerias e aterro). Também foi afetada a Estrada Bartira, onde um bueiro e uma ponte estão sendo reconstruídos. “A partir desta sexta vamos nos concentrar na Tropeiro, bloqueada desde o último sábado, e na próxima semana vamos refazer em definitivo alguns trechos recuperados parcialmente. A previsão é de que até o final da próxima semana, todas as estradas estejam em boas condições”, acrescentou o secretário.

Erosão

No final de novembro, o secretário municipal de Habitação e Projetos Técnicos, Márcio Maia, divulgou uma planilha com o orçamento dos custos para a recuperação de ruas, avenidas, estradas, pontes e galerias danificadas pelas chuvas. Na época, a conta estava em R$ 2 milhões 443 mil. Mas as chuvas continuaram e novos problemas surgiram, como o agravamento da erosão no Complexo Poliesportivo.

“Tivemos alguns dias de sol e o combate à erosão avançou. Um bom trecho de tubulação foi recuperado e ampliamos a capacidade de escoamento de água da chuva com o aumento da galeria. Uma grande caixa está em fase final de construção, para conectar as redes, e deve ser lacrada até a próxima semana. Com isso, a recuperação do aterro – que já começou – poderá avançar e em breve recuperaremos uma parte da Avenida Parigot de Souza. Mas a liberação só será possível quando a ampliação da rede de galerias chegar até a Avenida Guanabara, o que ainda demanda mais tempo”, completou o secretário Antônio Favaro.

 

Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais

Dia de Negócios Sicredi
Com o objetivo de oferecer aos associados mais praticidade e conveniência para fazerem seus negócios, as Agências Sicredi promoveram o Dia de Negócios....
Homenagem-da-PM-a-David-01-Id
PM de Altônia Realiza Sonho de Adolescente
Os soldados da Polícia Militar de Altônia realizaram o sonho de um adolescente altoniense, David Rodrigues Felix das Chagas....
Bola-no-Gol-Id
Coluna de Esportes com Carlos Rodrigues
Confira na Coluna de Esportes o Toque de Bola com o Colunista Carlos Rodrigues. Fique por dentro das notícias, resultados, agenda e comentários do futebol reg...
UB-Curso-de-Capelania-Id2
Curso Completo de Capelania
O Capelão é um assistente Religioso e Social que tem como objetivo cuidar e zelar da sociedade, contribuindo intensamente para a saúde Espiritual e Emocional...



Conteúdos Relacionados


Classificados
Quinta do Frango no Supermercado Luiz
Confira as ofertas da Quinta do Frango no Supermercado Luiz, validas para 14 de Novembro de 2019.
Novembro Azul é Saúde para o Homem
Confira as ofertas semanais do Bom Preço Max, validas até 16 de novembro nas lojas de Altônia e Iporã. Apoiamos o Novembro Azul, pois cuidar da saúde também é coisa de homem.
Vagas de Emprego em Altônia
A Agência do Trabalhador de Altônia em parceria com empresários oferecem diversas vagas em 29/10/2019 na cidade de Altônia. Confira!
8° Caminhadas na Natureza Altônia
A 8ª Caminhadas na Natureza em Altônia será realizada no próximo domingo, 1º de Setembro de 2019, no Circuito Lagoa Xambrê Comunidade Paineira II.
  • Voltar
  • Avancar