Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut

Projetos na Construção Civil

Postado Por: Nelson Lima em 3 de dezembro de 2015.


Volume de Projetos Mantém Aquecimento na Construção Civil

Se por um lado as equipes de obras e serviços públicos do município estão mobilizadas para recuperar os estragos causados pelas chuvas recentes, por outro as construções de novos imóveis não freiam o ritmo apesar das dificuldades impostas pela crise econômica que se abate sobre o país. É o que aponta o relatório mensal de projetos aprovados pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, divulgado nesta quarta-feira, 2. O volume de projetos aprovados manteve-se próximo da média anual, fechando novembro com 22.667 metros quadrados liberados.

O acumulado no ano já indica uma movimentação bem positiva – 275,2 mil metros quadrados de projetos foram autorizados para construção em 2015. Mesmo faltando ainda um mês para fechar o ciclo, o volume fica atrás apenas de 2013 (308,5 mil m²) e 2014, que foi recorde na história de Umuarama, com a aprovação de 343 mil m² de obras.

“Ainda temos um mês para somar nesta conta, mas independente do resultado já podemos assegurar que 2015 está sendo um ótimo ano para a construção civil, um setor que ajuda a movimentar a nossa economia seja com a geração de empregos diretos e indiretos, com a comercialização de material de construção e até com a venda de móveis e eletrodomésticos”, comentou o secretário municipal de Obras, Jefferson Oncken da Silveira, que também responde pela Secretaria de Planejamento Urbano.

Ao longo dos 11 meses transcorridos em 2015, apenas janeiro e maio tiveram desempenhos mais tímidos no setor de construção civil – respectivamente com 10,8 mil e 14,3 mil metros quadrados de construções aprovadas. “Nos oito meses restantes, a média ficou acima dos 20 mil metros. O maior volume em um único mês foi aprovado em março (40,9 mil m²) e houve volumes expressivos também em fevereiro, junho e agosto”, acrescentou.

Para o prefeito Moacir Silva, apesar dos rumores de crise e das dificuldades enfrentadas por alguns setores, a construção civil de Umuarama continua muito bem. “Vamos fechar mais um ano no mesmo nível que temos notado a partir de 2010, quando a cidade começou a experimentar uma escalada de crescimento mais constante e estável. Essa é a nova realidade do município, pela qual trabalhamos e que veio pra ficar”, avaliou.

 Chuvas

O ritmo de obras realizadas pela Prefeitura para recuperar os estragos causados pelas chuvas de novembro também segue forte. Várias equipes trabalham na recomposição do asfalto em ruas de bairros e do centro. A ponte do bairro Primeiro de Maio já está liberada para o tráfego e as equipes estão concentradas em outros locais que tiveram bueiros, galerias e poços de visita atingidos.

Por outro lado, o secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Gestão Integrada, Antônio Carlos Favaro, está adiantando os trâmites para o município contratar empresas privadas para obras que demandam maior volume de trabalho – caso do aterro da ponte sobre o ribeirão Pinhalzinho, na ligação ao Jardim São Cristóvão, e de ruas que tiveram grandes trechos de asfalto arrancados pela enxurrada.

A Prefeitura também estuda uma forma de agilizar a recuperação de galerias e aterros no entorno do Complexo Poliesportivo, que viu a erosão aumentar drasticamente nas últimas chuvas, que deixaram um prejuízo de R$ 2,4 milhões se somados os serviços de recuperação necessários nas áreas urbana e rural do município. “Serão meses de trabalho para restabelecer as condições de tráfego em todos os pontos atingidos e recuperar o asfalto da cidade. E este e um trabalho que teremos de fazer com recursos próprios, pois até o momento não há perspectivas de ajudas do governo do Estado, nem da União”, informou o secretário.

Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais
Douglas-Alberto-Coaching-03-A-Id
Nota Fiscal Eletrônica
Em 2003 o governo começou uma revolução nos documentos estaduais. Na época, já sabendo os rumos da tecnologia, implantaram a primeira Nota Fiscal Eletrôni...

Sicoob: Sucesso Crédito a Pequenos Negócios
Segundo o Sebrae o Sicoob alcança o maior índice de sucesso na concessão de crédito a pequenos negócios. Pesquisa foi realizada entre o fim de abril e o i...

Palestra Sobre Garantia de Crédito em Altônia
A Cresol em Altônia juntamente com Noroeste Garantias e ACEA tem o imenso prazer de convidar os empresários de Altônia para uma palestra sobre Garantia de Cr...
Times-em-Destaque-AAVU-Umuarama-Carlos-Rodrigues-Id
AAVU Vence Clássico Regional em Umuarama
Jogando com muita eficiência na marcação, a equipe de Veteranos da AAVU/Umuarama venceu o time de Veteranos do ASSEC Assis Chateaubriand por 2x1. Confira est...



Conteúdos Relacionados

Classificados
Alice é a Assistente Virtual do Sicoob
Durante o período da quarentena, o uso dos canais digitais do Sicoob cresceu 37% em quantidade de transações. A Alice é a Assistente Virtual foi lançada neste período.
Sicoob: Sucesso Crédito a Pequenos Negócios
Segundo o Sebrae o Sicoob alcança o maior índice de sucesso na concessão de crédito a pequenos negócios. Pesquisa foi realizada entre o fim de abril e o início de maio.
Sicoob Disponibiliza Prorrogação de Dívidas
O Sicoob Arenito iniciou a prorrogação das parcelas referentes as dívidas de micro e pequenas empresas. Estas parcelas serão migradas para o final do cronograma de pagamentos.
Prevenção ao Coronavirus no Bom Preço Max
Confira as Ofertas da Semana da Prevenção ao Coronavirus no Supermercado Bom Preço Max, válidas até 21 de Março de 2020 na lojas de Altônia e Iporã.
  • Voltar
  • Avancar