Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut

Projetos na Construção Civil

Postado Por: Nelson Lima em 3 de dezembro de 2015.


Volume de Projetos Mantém Aquecimento na Construção Civil

Se por um lado as equipes de obras e serviços públicos do município estão mobilizadas para recuperar os estragos causados pelas chuvas recentes, por outro as construções de novos imóveis não freiam o ritmo apesar das dificuldades impostas pela crise econômica que se abate sobre o país. É o que aponta o relatório mensal de projetos aprovados pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, divulgado nesta quarta-feira, 2. O volume de projetos aprovados manteve-se próximo da média anual, fechando novembro com 22.667 metros quadrados liberados.

O acumulado no ano já indica uma movimentação bem positiva – 275,2 mil metros quadrados de projetos foram autorizados para construção em 2015. Mesmo faltando ainda um mês para fechar o ciclo, o volume fica atrás apenas de 2013 (308,5 mil m²) e 2014, que foi recorde na história de Umuarama, com a aprovação de 343 mil m² de obras.

“Ainda temos um mês para somar nesta conta, mas independente do resultado já podemos assegurar que 2015 está sendo um ótimo ano para a construção civil, um setor que ajuda a movimentar a nossa economia seja com a geração de empregos diretos e indiretos, com a comercialização de material de construção e até com a venda de móveis e eletrodomésticos”, comentou o secretário municipal de Obras, Jefferson Oncken da Silveira, que também responde pela Secretaria de Planejamento Urbano.

Ao longo dos 11 meses transcorridos em 2015, apenas janeiro e maio tiveram desempenhos mais tímidos no setor de construção civil – respectivamente com 10,8 mil e 14,3 mil metros quadrados de construções aprovadas. “Nos oito meses restantes, a média ficou acima dos 20 mil metros. O maior volume em um único mês foi aprovado em março (40,9 mil m²) e houve volumes expressivos também em fevereiro, junho e agosto”, acrescentou.

Para o prefeito Moacir Silva, apesar dos rumores de crise e das dificuldades enfrentadas por alguns setores, a construção civil de Umuarama continua muito bem. “Vamos fechar mais um ano no mesmo nível que temos notado a partir de 2010, quando a cidade começou a experimentar uma escalada de crescimento mais constante e estável. Essa é a nova realidade do município, pela qual trabalhamos e que veio pra ficar”, avaliou.

 Chuvas

O ritmo de obras realizadas pela Prefeitura para recuperar os estragos causados pelas chuvas de novembro também segue forte. Várias equipes trabalham na recomposição do asfalto em ruas de bairros e do centro. A ponte do bairro Primeiro de Maio já está liberada para o tráfego e as equipes estão concentradas em outros locais que tiveram bueiros, galerias e poços de visita atingidos.

Por outro lado, o secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Gestão Integrada, Antônio Carlos Favaro, está adiantando os trâmites para o município contratar empresas privadas para obras que demandam maior volume de trabalho – caso do aterro da ponte sobre o ribeirão Pinhalzinho, na ligação ao Jardim São Cristóvão, e de ruas que tiveram grandes trechos de asfalto arrancados pela enxurrada.

A Prefeitura também estuda uma forma de agilizar a recuperação de galerias e aterros no entorno do Complexo Poliesportivo, que viu a erosão aumentar drasticamente nas últimas chuvas, que deixaram um prejuízo de R$ 2,4 milhões se somados os serviços de recuperação necessários nas áreas urbana e rural do município. “Serão meses de trabalho para restabelecer as condições de tráfego em todos os pontos atingidos e recuperar o asfalto da cidade. E este e um trabalho que teremos de fazer com recursos próprios, pois até o momento não há perspectivas de ajudas do governo do Estado, nem da União”, informou o secretário.

Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais

Cresce 6% a Carteira de Poupança do Sicredi
No acumulado do primeiro semestre, instituição financeira cooperativa registrou incremento de 13,5%, enquanto mercado apresentou retração de 2,8%....

Verão Mais Quente dos Últimos Anos
Morrer de calor é uma das expressões mais usadas no Brasil, sobretudo no verão, país tropical em que as temperaturas passam com frequência dos 30ºC....
SM-Mendes-2017-ABRIL03-Matéria-ID
Abril das Ofertas Imperdíveis no Mendes
Confira as ofertas do Supermercado Mendes, filiado a Rede Nova Plus, válidas até 29 de Abril de 2017....
Prefeito-Robertinho-Pesquisa-100-Dias-Id
Aprovação de Robertinho Bate Recorde
Os primeiros 100 dias da segunda gestão consecutiva do Prefeito Robertinho Silva em Iporã-PR, apontam em pesquisa 87,97% de aprovação. Veja vídeo com palav...



Conteúdos Relacionados

Classificados
SM-Luiz-Oferta-Maluca
Segunda Maluca do Supermercado Luiz
Confira a Oferta da Segunda Maluca do Supermercado Luiz, válidas para 24 de Abril de 2017.
2º-Arraiá-Bom-Preço-MT-Id
Vem aí o Segundo Arraiá do Bom Preço
Está chegando o mês de Junho, que é marcado pelas festas caipiras, chamadas de festas juninas. O Supermercado Bom Preço Max fará a segunda edição do Arraiá do Bom Preço.
Depósito-Aliança-Promoção-Abril-2017-Id
Promoção de Abril do Depósito Aliança
Confira abaixo o folheto da Promoção de Abril do Depósito Aliança em Altônia, válida até 29 de Abril de 2017 ou enquanto durarem os estoques.
SM-Mendes-2017-ABRIL03-Matéria-ID
Abril das Ofertas Imperdíveis no Mendes
Confira as ofertas do Supermercado Mendes, filiado a Rede Nova Plus, válidas até 29 de Abril de 2017.
  • Voltar
  • Avancar