Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut

Programa Brasil Mais Cooperativo

Postado Por: Nelson Lima em 5 de julho de 2019.


Ministério da Agricultura Lança Programa Brasil Mais Cooperativo

O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), lança nesta quinta-feira (4) o programa Brasil Mais Cooperativo. A iniciativa vai apoiar o cooperativismo e o associativismo rural brasileiro através da oferta de assistência especializada, da promoção da intercooperação, da formação técnica e da qualificação de processos de gestão, produção e comercialização nos mercados institucionais e privados.

O secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Schwanke, explica que muitas cooperativas e associações ainda apresentam fragilidades do ponto de vista gerencial, além de insuficiente apropriação de ferramentas de gestão, pouca capacidade de planejamento de médio e longo prazos e baixos investimentos na modernização dos seus processos. “Por isso, torna-se fundamental a adoção de estratégias no sentido de qualificar as cooperativas para a inserção nos diversos processos de comercialização. As cooperativas são grandes parceiras da agricultura familiar e nós vamos utilizar esse sistema para potencializá-la. Organizados cooperativamente, pequenos e médios agricultores passam a ter maiores vantagens em termos de escala de produção, redução de custos, logística, facilidade de acesso a insumos e tecnologias de produção”.

Entre as ações previstas pelo novo programa federal está a implantação de projetos de educação, formação e capacitação em cooperativismo e associativismo rural, voltados para técnicos, dirigentes, associados e familiares dos associados. Além de possibilitar a qualificação da gestão e a organização da produção, a iniciativa visa promover a intercooperação através da realização de intercâmbios de conhecimento e de experiências entre cooperativas e associações, considerando as realidades regionais.

Outro foco do Brasil Mais Cooperativo é a ampliação do acesso, por cooperativas e associações, aos mercados privados, por exemplo, redes supermercadistas, e aos mercados institucionais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A internacionalização da produção e o apoio a formação de redes produtivas também estão entre as metas do programa.  A operacionalização do programa ocorrerá por meio da celebração de parcerias e articulação de iniciativas com entidades governamentais e representantes do cooperativismo.

Cooperativismo no Brasil

O cooperativismo agropecuário como ferramenta de organização da propriedade e da produção faz com que as unidades cooperadas e associadas tenham grande importância na participação econômica brasileira, sendo responsável por quase 50% do PIB agrícola e envolvendo mais de 1 milhão de pessoas. Dentre todos os ramos de atuação do cooperativismo brasileiro, o agropecuário tem papel de destaque, com 1.618 cooperativas em atividade no país, que geram mais de 198 mil empregos, conforme aponta a Organização de Cooperativas Brasileira (OCB). De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estima-se que 48% de tudo que é produzido no campo brasileiro passa, de alguma forma, por uma cooperativa.

Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais

Mês de Aniversário do Depósito Aliança
Confira as Super Ofertas de Aniversário do Depósito Aliança válidas até 02 de Março de 2019....

Fiat Toro em Propaganda do Star Wars
Fiat Coloca Toro em Propaganda de Star Wars  Um dos assuntos mais comentandos nesta semana é, sem dúvida, a estreia do novo filme da saga Star Wars. O epi...

Encontro Estadual de Agentes de Crédito
Cerca de 200 Agentes de Crédito, que atuam em todo o Estado, estiveram reunidos em Foz do Iguaçu, no último mês de novembro para o Encontro Estadual dos Age...

Atraso nas Obras do Lago Aratimbó
O prefeito Moacir Silva determinou a instauração de processo administrativo com base na Lei 8.666/1993, a fim de apurar inexecução do contrato para a revita...



Conteúdos Relacionados


Classificados
Terça Maluca no Supermercado Luiz
Confira as Ofertas da Terça Maluca no Supermercado Luiz, validas para 12 de Novembro de 2019.
Novembro Azul no Bom Preço Max
Confira as ofertas semanais do Bom Preço Max, validas até 09 de novembro nas lojas de Altônia e Iporã. Apoiamos o Novembro Azul, pois cuidar da saúde também é coisa de homem.
Vagas de Emprego em Altônia
A Agência do Trabalhador de Altônia em parceria com empresários oferecem diversas vagas em 29/10/2019 na cidade de Altônia. Confira!
8° Caminhadas na Natureza Altônia
A 8ª Caminhadas na Natureza em Altônia será realizada no próximo domingo, 1º de Setembro de 2019, no Circuito Lagoa Xambrê Comunidade Paineira II.
  • Voltar
  • Avancar