Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut
4441

Ônibus Tira até 135 Carros das Ruas

Postado Por: Nelson Lima em 14 de outubro de 2015.


Scania Lança Ônibus Que Pode Tirar até 135 Carros das Ruas

Modelo biarticulado que leva 270 passageiros chega para contribuir com um transporte mais sustentável, que privilegie os corredores inteligentes de ônibus

São Paulo, 13 de outubro 2015 – Um ônibus de 28 metros de comprimento, que transporta 270 pessoas e é capaz de tirar das ruas até 135 carros com duas pessoas, ou 68 automóveis com 4 ocupantes. Este é o ônibus biarticulado F 360 HA, o mais novo veículo da Scania destinado ao uso em corredores exclusivos do sistema BRT (Bus Rapid Transit). O impacto desse tipo de produto nas grandes cidades representa um incentivo ao transporte coletivo e à harmonia entre os modais de transporte, na busca de soluções para os desafios urbanos modernos e a redução de emissões.

444

O BRT vem ganhando espaço como solução viável para a mobilidade eficiente nas médias e grandes cidades. Atualmente, 27 cidades somam 61 projetos. O sistema é similar ao metrô, mas com custos operacionais até 10 vezes mais baixos e tempo de implantação de apenas 18 meses. Com esse modelo de transporte urbano é possível ter segurança, qualidade, integração intermodal, rapidez e conforto. Com a elevada demanda de passageiros, cada vez mais são necessários veículos com maior capacidade.

“O biarticulado Scania é uma solução eficaz e rápida para a população, e mais econômica e rentável para o operador, no transporte de alta capacidade. Nosso modelo tem um motor de grande porte, mas de baixa rotação, caixa automática e suspensão a ar”, diz Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Ônibus da Scania no Brasil. “Agora temos uma completa gama para o transporte urbano a partir de 12 metros. Trazemos para o biarticulado a tradicional redução de custo operacional do ônibus Scania. Cada componente foi projetado para aumentar seu desempenho e definir padrões de classe mundial para a economia de combustível, dirigibilidade, confiabilidade e disponibilidade.”

Biarticulado_Scania_1

O biarticulado Scania F 360 HA 8×2 segue os padrões de BRT do manual da Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus), adotado pela grande maioria das cidades brasileiras. A norma prevê corredores exclusivos com plataformas de embarque e desembarque elevadas, o que requer veículos com piso alto, no mesmo nível da plataforma, a fim de facilitar o embarque e desembarque.

Biarticulado Scania: Ideal Para a Mobilidade Urbana Eficiente

A novidade da Scania, o modelo F 360 HA, de piso normal, tem motor de 360cv e desenvolve torque de 1.850Nm (o maior da categoria), já em baixas rotações, para economizar combustível. O propulsor está localizado na parte frontal do veículo e privilegia o salão de passageiros, de forma a permitir melhor acessibilidade entre os três vagões do veículo. O bloco está perfeitamente dimensionado para a capacidade de passageiros e carga. Constitui, enfim, um pacote de vantagens que eleva a produtividade para o operador.

O câmbio automático escolhido é o B 516R de seis marchas, da Allison, com retardador, de alta durabilidade, compatível com o alto torque, de fácil manutenção e baixos custos operacionais. Sua arquitetura inteligente se adequa para economizar combustível – reduzindo a carga no motor, quando o veículo estiver parado –, faz a seleção dos momentos ideais de troca de marcha e garante maiores velocidades médias e tempos menores de percurso.

Biarticulado_Scania_2

O veículo tem configuração 8×2 de 43,5 t de capacidade de carga (maior do mercado), que permite levar 270 passageiros ao longo de seus 28 metros de comprimento. Além disso, o custo passageiro/km de um biarticulado pode chegar a até 40% menos que o de um articulado. Ele pode ainda substituir praticamente dois articulados. As carrocerias disponíveis são Neobus e Caio.

O F 360 HA 8×2 sai de fábrica com sistema de articulação seguro com monitoração, elevado nível de conforto, maior estabilidade para o veículo e segurança para os passageiros, suspensão a ar com quatro bolsões nos eixos traseiros, freios a tambor com sistema eletrônico EBS, que diminui o tempo e a distância de frenagem, ABS, controle de tração e o freio auxiliar Scania Retarder.

Ele pode utilizar cinco portas com vão livre de 1.100mm para facilitar o total acesso do passageiro e movimentação interna confortável. Nas estações de parada com menor demanda, o veículo pode utilizar as mesmas três ou quatro portas dos articulados, sem exigir nenhuma mudança nas estações para poder operar. Com sua lotação máxima de 270 passageiros, o biarticulado Scania pode levar de 20 a 25 segundos no tempo de desembarque. Vantagem que garante menos tempo perdido e maior velocidade.

Scania oferece linha completa de ônibus para a mobilidade urbana eficiente
Modelos são reconhecidos pela economia de combustível, disponibilidade e baixo custo de manutenção; opções vão de 270 a 360cv, e de motores a etanol ou biometano/GNV

São Paulo, 13 de outubro 2015 – A Scania dispõe das melhores soluções para o transporte público com um amplo portfólio de alta rentabilidade, que atende de forma customizada às necessidades dos clientes de ônibus que atuam em linhas urbanas com produtos padron, articulados e agora biarticulados.

A gama Scania para a mobilidade urbana eficiente tem modelos a partir de 12,5 até 28 metros de comprimento, e com capacidade para transporte de 86 a 270 passageiros. O novo produto da marca, o ônibus biarticulado F 360 8×2, amplia o mix e chega para atuar no transporte de grande quantidade de pessoas. Ele mede 28 metros e leva 270 passageiros.

A linha Scania oferece veículos que podem operar em diversas fases de um sistema organizado de transporte, desde os indicados como alimentadores – ou seja, buscam os passageiros nas regiões periféricas e trazem até os corredores exclusivos de ônibus ou outros modais como metrô e trem – até o trabalho nas linhas troncais, com articulados e biarticulados, que atuam dentro de corredores e levam grande quantidade de pessoas para agilizar o transporte e diminuir o número de viagens.

“Para contribuir com uma mobilidade urbana eficiente oferecemos uma variável quantidade de modelos, que podem receber diversas configurações de tamanho, tração, capacidade de carga, motor e tecnologias de segurança. Nossos chassis são reconhecidos pela economia de combustível, disponibilidade e pelo baixo custo de manutenção”, afirma Celso Mendonça, gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios da Scania no Brasil. “Temos também opções para o transporte sustentável com o motor a etanol, que oferece 90% menos emissões do que o diesel, e já aceitamos encomendas do propulsor ciclo Otto movido a biometano/GNV.”

Produtos Para Atender as Linhas Alimentadoras

A linha Scania para a mobilidade urbana possui modelos que se encaixam no serviço como alimentadores dos sistemas organizados de transporte e são adequados para as regiões metropolitanas, tanto na periferia quanto nas áreas centrais. A linha Scania permite receber carrocerias de 12,5 a 13 metros de comprimento, que levam de 86 a 100 passageiros, com capacidade de carga de 19,5 toneladas; e também comporta carrocerias de 13,4 a 15 metros de comprimento (capazes de transportar de 115 a 130 passageiros) e capacidade de carga de até 19,5 toneladas (versão 4×2) e 25t (na configuração de rodas 6×2). Os veículos saem de fábrica com sistema de freio ABS+EBS, que aumenta o poder de frenagem.

A caixa de câmbio automática de alta performance propicia maior conforto e produtividade para o motorista. Ela gera mais economia de combustível nas paradas de trânsito com o desengate automático das marchas. O design do chassi foi desenvolvido para a instalação de portas de até 1.100mm, para melhor fluxo de passageiros nos sistemas BRT. Para essa categoria, o cliente já pode encomendar os modelos K 280 ou K 320 IB/UB, ambos com opções de piso normal ou baixo, equipados com motor a gás veicular natural (GNV/biometano), de 15 metros e capacidade para 130 ocupantes.

K 310 IB/UB 4×2 ou 6×2 – piso normal ou baixo

O motor do K 310 gera 310 cavalos, e o alto torque (1.550 Nm), já em baixas rotações, possibilita excelentes resultados operacionais pela robustez do conjunto e menor consumo de combustível. Na opção de 15 metros com piso baixo, facilita o embarque dos passageiros.

K 270 4×2 ou 6×2 – piso baixo

Recebe motor movido a etanol de 270cv, que desenvolve torque de 1.200Nm.

O encarroçamento com 15 metros de comprimento é uma exclusividade da Scania. O chassi de 15 metros dispõe de terceiro eixo direcional que possibilita maior grau de manobrabilidade, especialmente em cidades com ruas estreitas e pouco espaço para realizar curvas normais ou acentuadas. O diferencial está no eixo de apoio que gira para o lado oposto do eixo das rodas dianteiras. Comparado a um ônibus sem o eixo direcional, a redução do raio de giro chega a 10%. Ele ainda oferece capacidade de transporte muito próxima à do veículo articulado de 18m, o que garante maior rentabilidade, economia de combustível e de pneus.

Articulados

Para aguentar o trabalho nas linhas troncais dentro dos corredores exclusivos é preciso que o ônibus tenha um chassi muito robusto, mas também seja econômico. A Scania oferece os veículos ideais com suspensão eletrônica pré-ajustável, que facilita a adequação às plataformas, e sistema de articulação seguro com monitoração.

O articulado indicado é o K 310 nas versões 6×2 ou 8×2. O design do chassi aceita a instalação de portas de até 1.100mm. Para essa categoria, o cliente também já pode encomendar o modelo K 320 IB/UB equipado com motor a gás veicular natural (GNV/biometano), de 18 metros e capacidade para 160 ocupantes.

K 310 IB/UB 6×2 ou 8×2 – piso baixo ou normal

Recebe motor de 310 cavalos e desenvolve torque de 1.550Nm. Sua distância entre eixos de 3.000mm comporta carrocerias de 18 a 21 metros com capacidade de carga de 29,7 a 34,5t, que possibilitam carregar de 160 a 185 passageiros.

Está equipado com câmbio automático, sistema de freio ABS+EBS, controle de tração, sistema de “ajoelhamento” e freio auxiliar incorporado. O modelo tem a suspensão mais reforçada por causa do maior comprimento e da maior quantidade de passageiros que pode comportar, ainda que trafegue preferencialmente em corredores e vias arteriais.

Biarticulado

Novidade da Scania, o modelo F 360 HA, piso normal, tem motor frontal de 360cv de grande porte (mas de baixa rotação) e desenvolve torque de 1.850 Nm (o maior da categoria) já em baixas rotações para economizar combustível. O biarticulado F 360 HA recebe caixa automática e suspensão a ar com quatro bolsões nos eixos traseiros. A composição tem a configuração 8×2 de 43,5t de capacidade de carga, que permite levar 270 passageiros ao longo de seus 28 metros de comprimento.

Scania inicia novo estilo de trabalho para o mercado de ônibus
Marca deixa de vender apenas o chassi do veículo para oferecer a operadores e autoridades uma solução completa de transporte para a mobilidade urbana

São Paulo, 13 de outubro 2015 – A Scania inicia um novo formato de atuação e estratégia para o mercado de ônibus urbanos no Brasil. A partir de agora, a empresa deixa de vender apenas o chassi do veículo e passa a disponibilizar uma solução completa para cada perfil de operação. Com isso, a empresa vai ajudar o cliente a entender melhor a legislação que rege sua concessão e o sistema em que vai operar (ou no qual já atua), bem como dar consultoria sobre a logística do sistema e até orientar na escolha do veículo e do serviço ideal para sua atividade.

“Scania é ônibus, e iniciamos um novo jeito de enxergar o negócio e de pensar e agir em equipe. E no fim do processo vai ajudar o cliente com a solução perfeita. Sempre nos preocupamos em oferecer o melhor, mas agora pusemos em prática uma nova estrutura”, afirma Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Ônibus da Scania no Brasil. “Deixamos de comercializar só o chassi, que reconhecidamente tem baixo custo operacional, e agora nos preocupamos com a mobilidade, a operação e o passageiro do cliente. Colocaremos à disposição dele nosso portfólio de recursos.”

De acordo com Munhoz, essa nova visão da empresa vai gerar outra profunda modificação na relação com o cliente. “Vamos trazer e oferecer aos operadores, membros dos órgãos gestores do transporte público sobre rodas e demais autoridades o conhecimento que a Scania está adquirindo em diversas experiências ao redor do mundo em soluções para a mobilidade urbana eficiente. Seremos um intermediário entre eles e as realidades mundial e local”, explica o diretor.

Para essa nova fase foi criada, dentro da estrutura de Operações de Ônibus, a área de desenvolvimento do mercado de urbanos, que cuida da antecipação da compra e das necessidades do cliente, e faz uma análise de todas as possibilidades para oferecer a melhor solução. A equipe fará um estudo completo do sistema e da legislação que o operador precisa respeitar para buscar, em parceria, as melhores alternativas para um serviço rentável, econômico e ainda mais benéfico para a população.

Caso o operador atue em linhas regulares urbanas, a Scania vai ajudar a escolher os veículos ideais. Se ele atuar em corredores inteligentes, haverá definição em conjunto dos mais aconselháveis modelos alimentadores e troncais. Após a escolha do produto perfeito, será a hora dos serviços e do programa de manutenção adequado ao perfil da atividade.

Mas toda essa nova estratégia precisa estar em harmonia com o pensamento do operador, pois o veículo em dia com suas manutenções vai poder girar positivamente o círculo virtuoso da mobilidade eficiente, gerando significativos benefícios para todo o sistema de ônibus e a população. E, para fechar o negócio, a Scania vai oferecer a melhor solução financeira para efetivar a venda, por meio de instituições parceiras de financiamento, Scania Banco ou Consórcio Scania.

“Em 2030, mais de 60% da população mundial será urbana. Nas cidades, a qualidade de vida dependerá da mobilidade. O futuro exige cidades sustentáveis, com transporte público eficaz e organizado. A Scania está transformando o jeito de transportar pessoas, mudando ideias. Estamos apresentando nossa contribuição”, conclui Munhoz.

Sobre a Scania

A Scania é um dos principais fabricantes mundiais de caminhões pesados, de ônibus e de motores industriais e marítimos. Os serviços têm participação crescente nos negócios da empresa, assegurando aos clientes soluções de transporte econômicas e com alta disponibilidade operacional. Com 42 mil colaboradores, a Scania está presente em mais de 100 países, com linhas de produção na Europa, Ásia e América Latina e com possibilidade de intercâmbio global de componentes e veículos completos. Em 2014, a receita líquida da Scania alcançou 92,05 bilhões de coroas suecas e o lucro líquido do exercício, após a dedução de impostos, foi de 6 bilhões de coroas suecas.

Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais
Times-em-Destaque-4-Hiago-Bagarolo-Id
Hiago de Iporã é Campeão pelo Palmeiras
O futebol de base de Iporã está comemorando um grande feito, pois Hiago Bagarolo, garoto de 15 anos da base acaba de ser Campeão Paulista Sub 15 pela Socieda...
Biovel-Altônia-FB-Id
Chegou o Laboratório BIOVEL em Altônia
O conceituado Laboratório BIOVEL chegou em Altônia. Com matriz em Cascavel possui ampla estrutura com a mais alta tecnologia em equipamentos para medicina lab...

Concurso de Decoração Natalina
A Fundação de Cultura e Turismo de Umuarama revelou nesta quarta-feira (16), os vencedores do III Concurso de Decoração Natalina de Umuarama....
UB-Curso-de-Capelania-Id2
Curso Completo de Capelania
O Capelão é um assistente Religioso e Social que tem como objetivo cuidar e zelar da sociedade, contribuindo intensamente para a saúde Espiritual e Emocional...



Conteúdos Relacionados

Classificados
SM-Luiz-Oferta-Maluca
Oferta Maluca do Supermercado Luiz
Confira as Ofertas da Quarta Maluca no Supermercado Luiz, válidas para 13 de Dezembro de 2017.
Agência-Trabalhador-Vagas-Id
Empregos em Altônia
A Agência do Trabalhador de Altônia em parceria com empresários oferecem diversas vagas em 12/12/2017 na cidade de Altônia. Confira!
SM-Bom-Preço-TQV-Id2
Terça e Quarta Verde do Bom Preço Max
Confira as ofertas da Terça e Quarta Verde do Supermercado Bom Preço Max, válidas até 12 e 13 de Dezembro de 2017 nas lojas de Altônia e Iporã.
SM-Mendes-Feira-no-Mendes-Id
Feira no Supermercado Mendes
Nesta terça tem a Feira no Mendes em Pérola, com ofertas válidas para 12 de Dezembro de 2017.
  • Voltar
  • Avancar