Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut
Implantação de Política de Resíduos Sólidos

Implantação de Política de Resíduos Sólidos

Postado Por: Kamila Nascimento em 19 de dezembro de 2014.


Implantação de Política de Resíduos Sólidos

Nesta quarta-feira (dia 3), a CNM (Confederação Nacional de Municípios) esteve em reunião com a relatora da Medida Provisória 658/2014, senadora Gleisi Hoffmann (PT/PR). O objetivo era discutir a prorrogação dos prazos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e sua destinação adequada. Após constantes esforços da entidade, ao participar de audiências e enviar ofícios abordando as dificuldades enfrentadas pelos Municípios, ficou decidido que os prazos para executar a medida serão postergados de maneira escalonada.

Implantação de Política de Resíduos Sólidos

O resultado da reunião representa enorme conquista para os entes federados e as entidades de defesa das prefeituras, como a AMP (Associação dos Municípios do Paraná).

Conforme defendido pela CNM e pelas demais entidades municipalistas, a implementação da Política de Resíduos Sólidos exige uma série de ações que os Municípios sozinhos não conseguiriam arcar do próprio bolso. Isso se torna ainda mais visível nas cidades de pequeno porte. A proposta de emenda a ser inserida pela relatora da MP reconhece essas divergências entre Municípios de pequeno e grande porte, além de capitas e regiões metropolitanas.

Durante o encontro, o secretário de recursos hídricos e ambiente urbano do Ministério do Meio Ambiente, Ney Maranhão, comentou que utilizou dados da CNM como fonte de pesquisa. Com base nessas informações, realizou um diagnóstico da quantidade de lixões existentes no Brasil. Então, firmou o compromisso público de dar suporte técnico e financeiros aos Municípios para enfrentarem os desafios de implementar a PNRS.

O que foi acordado

A alteração nos prazos, conforme propõe a emenda, será feita de acordo com o porte dos Municípios. Para aquelas com número de habitantes superior a 50 mil, o prazo será até o dia 31 de dezembro de 2016. Já os Municípios menores, com até 50 mil habitantes, terão até o final de 2017 para obter os planos de resíduos sólidos.

O tamanho do Município também pauta os prazos para a disposição final adequada desses resíduos. Abaixo segue a programação:

I – Até 31 de dezembro de 2017 para Capitais de Estado, Municípios integrantes de Região Metropolitana – RM, Região Integrada de Desenvolvimento – RIDE;
II – Até 31 de dezembro de 2018 para Municípios com população superior a 100.000 (cem mil) habitantes no Censo de 2010, bem como Municípios cuja mancha urbana da sede municipal esteja situada a menos de 20 km da fronteira brasileira com os países limítrofes;
III – Até 31 de dezembro de 2019 para Municípios com população entre 50.000 (cinquenta mil) habitantes no Censo de 2010;
IV – Até 31 de dezembro de 2020 para Municípios com população inferior a 50.000 (cinquenta mil) habitantes no Censo de 2010.

Ficou acordado ainda a elaboração de um decreto para definir como ocorrerá o suporte técnico e financeiro para os Municípios implantarem aterros sanitários. O que define melhor as responsabilidades da União e dos estados nesse processo.

Além disto, constará na emenda da MP 658/2014 que a União editará normas complementares para definição de critérios de priorização do acesso aos recursos federais e implementação das ações vinculadas dentro dos prazos máximos estabelecidos.

Participaram da reunião também o Ministério do Meio Ambiente, o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis, Procuradoria Geral da República, Secretaria de Relações institucionais, Subchefia de assuntos Federativos, Ministério das Cidades, dentre outros.

Fonte: CNM

Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais
Times-em-Destaque-3-AVA-Supermercado-Luiz-Id
Veteranos de Altônia x Veteranos de Douradina.
Foi um jogo equilibrado e de muita técnica. Em campo, dois dos melhores times de Veteranos da região: Veteranos da Ava/Altônia x Veteranos de Douradina....
Biovel-Altônia-FB-Id
Chegou o Laboratório BIOVEL em Altônia
O conceituado Laboratório BIOVEL chegou em Altônia. Com matriz em Cascavel possui ampla estrutura com a mais alta tecnologia em equipamentos para medicina lab...

Sicredi Promove Inclusão
Nova estrutura permite transações financeiras sem circulação de papel moeda. Os espaços de atendimento funcionam com energia fotovoltaica....

Umuarama entre as Melhores Cidades do Paraná
Umuarama manteve a evolução medida pelo IFDM, que acompanha anualmente o crescimento socioeconômico dos mais de 5,5 mil municípios brasileiros....



Conteúdos Relacionados
Exército e Prefeitura realizarão ação social no Centro da Juventude Em parceria com a Prefeitura, militares do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado de Apucarana que desenvolvem a Operação Á...


Classificados
Sicoob Disponibiliza Prorrogação de Dívidas
O Sicoob Arenito iniciou a prorrogação das parcelas referentes as dívidas de micro e pequenas empresas. Estas parcelas serão migradas para o final do cronograma de pagamentos.
Prevenção ao Coronavirus no Bom Preço Max
Confira as Ofertas da Semana da Prevenção ao Coronavirus no Supermercado Bom Preço Max, válidas até 21 de Março de 2020 na lojas de Altônia e Iporã.
Vagas de Emprego em Altônia
A Agência do Trabalhador de Altônia em parceria com empresários oferecem diversas vagas em 03/03/2020 na cidade de Altônia. Confira!
DoubleNet: Mais Velocidade Para Você
Agora os clientes da DoubleNet tem até quatro vezes mais velocidade. Quem tinha 25 MB agora tem 100 MB. Quem tinha 100 MB agora tem 400 MB.
  • Voltar
  • Avancar