Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut

Excursão do Projeto Vida Ativa Melhor Idade

Postado Por: Nelson Lima em 16 de dezembro de 2015.


SMEL Organiza Excursão para Idosos do Projeto Vida Ativa Melhor Idade 

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer vem realizando um trabalho de bastante destaque na promoção da qualidade de vida da população idosa de Umuarama. Por meio do Projeto Vida Ativa Melhor Idade, a equipe desenvolve atividades para a reinserção social e que estimulam a adoção de hábitos saudáveis, como aulas de alongamento, orientações nutricionais e avaliações físicas.

A ideia do projeto criado em 2010 pela administração atual, foi de oferecer ao público da terceira idade uma opção preventiva para a sua saúde física e mental. Desde então, o projeto vem ganhando força e visibilidade, alcançando em 2015, a marca de nove núcleos ativos com participação de 500 idosos. “Precisamos saber lidar com o envelhecimento e oferecer à população um trabalho que vise a melhora na qualidade de vida. Como gestores municipais, nossa função é investirmos na prevenção da saúde para não precisarmos remediar posteriormente. E acreditamos que o trabalho focado nas relações sociais são os que mais refletem em resultados nas outras áreas pois criamos vínculos e consequentemente, comprometimento por parte dos participantes”, conta o secretário da SMEL, Jeferson Ferreira.

Além das duas aulas semanais que estimulam o corpo, a equipe responsável pelo projeto desenvolve ações rotineiras que visam o fortalecimento do papel social do idoso na sociedade, além de ações de lazer. “Queremos mostrar aos idosos que a terceira idade não delimita ninguém e que eles ainda podem e devem conhecer coisas novas, ter experiências diferentes e ampliar seu círculo de amizades. São fatores que aumentam a felicidade e o bem-estar e inibem o aparecimento de doenças comuns nesta idade, em especial a depressão, que surge pelo isolamento social do idoso”, destaca o secretário.

Na última semana, a SMEL organizou uma excursão exclusiva para o público participante do projeto. Cerca de 40 idosos passaram cinco dias no litoral paranaense com supervisão da equipe do Vida Ativa Melhor Idade. Antes de chegarem à praia, o grupo realizou um city tour por Curitiba, onde conheceram os principais pontos turísticos da capital paranaense. “Foi uma experiência incrível. Muitos idosos se emocionaram e nos relataram que nunca haviam se divertido tanto. Alguns inclusive, não conheciam o mar”, conta Jeferson.

Durante a viagem, a equipe a SMEL organizou atividades diferenciadas. Todas as manhãs, por exemplo, o grupo realizava os alongamentos na areia da praia. Além disso, houve brincadeiras, luau, entre outras ações especiais.

Nesta semana, os 500 idosos participantes se reunirão para o encerramento do projeto em 2015. A equipe da SMEL está organizando o tradicional almoço de confraternização em um pesqueiro da cidade. A atividade está marcada para esta quarta-feira (16).

No ano que vem, a expectativa é de que o projeto ganhe ainda mais adeptos e um novo núcleo no bairro São Cristovão.

Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais
COLAB-Id
Colab – Colaboradores do Brasil
A COLAB direciona seus lucros para doações em instituições de caridade. Com Fazendas em Xambrê-PR e Altônia-PR, trabalha com gado de corte, cavalos quarto...

Maior Tesouro já Descoberto no Mar
Arqueólogos acharam navio espanhol que afundou em 1708 no mar do Caribe carregado de ouro, prata, esmeralda e outras pedras preciosas....

Comemorações dos 50 Anos de Altônia
Em 2 de Dezembro o Conselho de Pastores de Altônia reuniu diversas igrejas evangélicas para a realização do Culto em Ação de Graças pelo Jubileu de Ouro ...

Discussões sobre o Direito do Consumidor
As maiores entidades representantes dos fornecedores do Brasil incluíram o Procon de Umuarama nas pautas de debates sobre a melhoria na qualidade de atendiment...



Conteúdos Relacionados


Classificados
Sexta Maluca do Supermercado Luiz
Confira as ofertas da Sexta Maluca do Supermercado Luiz. Válidas para 16 de Agosto.
Vagas de Emprego em Altônia
A Agência do Trabalhador de Altônia em parceria com empresários oferecem diversas vagas em 13/08/2019 na cidade de Altônia. Confira!
Ofertas Semanais do Bom Preço Max
Confira as ofertas Semanais do Bom Preço Max. Válidas até 17 de Agosto em Altônia e Iporã. Concorra a moto zero km comprando os sucos Trink e biscoitos Hot Crakers da Parati.
Melhor Preço, Melhor Prazo no Mendes
Confira as Ofertas do Melhor Preço, Melhor Prazo no Supermercado Mendes em Pérola, validas até 22 de maio de 2019.
  • Voltar
  • Avancar