Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut

Excursão do Projeto Vida Ativa Melhor Idade

Postado Por: Nelson Lima em 16 de dezembro de 2015.


SMEL Organiza Excursão para Idosos do Projeto Vida Ativa Melhor Idade 

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer vem realizando um trabalho de bastante destaque na promoção da qualidade de vida da população idosa de Umuarama. Por meio do Projeto Vida Ativa Melhor Idade, a equipe desenvolve atividades para a reinserção social e que estimulam a adoção de hábitos saudáveis, como aulas de alongamento, orientações nutricionais e avaliações físicas.

A ideia do projeto criado em 2010 pela administração atual, foi de oferecer ao público da terceira idade uma opção preventiva para a sua saúde física e mental. Desde então, o projeto vem ganhando força e visibilidade, alcançando em 2015, a marca de nove núcleos ativos com participação de 500 idosos. “Precisamos saber lidar com o envelhecimento e oferecer à população um trabalho que vise a melhora na qualidade de vida. Como gestores municipais, nossa função é investirmos na prevenção da saúde para não precisarmos remediar posteriormente. E acreditamos que o trabalho focado nas relações sociais são os que mais refletem em resultados nas outras áreas pois criamos vínculos e consequentemente, comprometimento por parte dos participantes”, conta o secretário da SMEL, Jeferson Ferreira.

Além das duas aulas semanais que estimulam o corpo, a equipe responsável pelo projeto desenvolve ações rotineiras que visam o fortalecimento do papel social do idoso na sociedade, além de ações de lazer. “Queremos mostrar aos idosos que a terceira idade não delimita ninguém e que eles ainda podem e devem conhecer coisas novas, ter experiências diferentes e ampliar seu círculo de amizades. São fatores que aumentam a felicidade e o bem-estar e inibem o aparecimento de doenças comuns nesta idade, em especial a depressão, que surge pelo isolamento social do idoso”, destaca o secretário.

Na última semana, a SMEL organizou uma excursão exclusiva para o público participante do projeto. Cerca de 40 idosos passaram cinco dias no litoral paranaense com supervisão da equipe do Vida Ativa Melhor Idade. Antes de chegarem à praia, o grupo realizou um city tour por Curitiba, onde conheceram os principais pontos turísticos da capital paranaense. “Foi uma experiência incrível. Muitos idosos se emocionaram e nos relataram que nunca haviam se divertido tanto. Alguns inclusive, não conheciam o mar”, conta Jeferson.

Durante a viagem, a equipe a SMEL organizou atividades diferenciadas. Todas as manhãs, por exemplo, o grupo realizava os alongamentos na areia da praia. Além disso, houve brincadeiras, luau, entre outras ações especiais.

Nesta semana, os 500 idosos participantes se reunirão para o encerramento do projeto em 2015. A equipe da SMEL está organizando o tradicional almoço de confraternização em um pesqueiro da cidade. A atividade está marcada para esta quarta-feira (16).

No ano que vem, a expectativa é de que o projeto ganhe ainda mais adeptos e um novo núcleo no bairro São Cristovão.

Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais
Times-em-Destaque-3-Perobal-Campeão-Pia-Bom-de-Bola-Id
Perobal Campeã Piá Bom de Bola
Após um trabalho sério e muito criterioso do técnico Pebinha, a equipe de futebol de campo de Perobal sagrou-se campeã do Piá Bom de Bola disputado em Icar...
Sicredi-Marilucia-Dalfert-Id
Plano Safra Traz Novidades para Crédito
O governo federal lançou, em junho, o Plano Safra 2017/2018, no qual serão disponibilizados R$ 188,3 bilhões em crédito rural. Saiba as novidades para quem ...
Coluna-Paternidade-de-Deus-Sem-Registro-Id
5,5 Milhões de Crianças Sem Pai no Registro
O Brasil tem 5,5 milhões de crianças sem pai no registro. Os dados foram levantados pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ com base no Censo Escolar de 2011...
turma-da-monica-2
Série Especial de Gibis da Turma da Mônica
O Sicredi acaba de lançar a segunda edição da série especial de revistas em quadrinhos da Turma da Mônica com a temática “educação financeira para cri...



Conteúdos Relacionados

Classificados
Terça Maluca do Supermercado Luiz
Confira as Ofertas da Terça Maluca do Supermercado Luiz, válidas para 19 de Fevereiro de 2019.
Cartão e Cheque Pré no Bom Preço Max
Confira as Ofertas do Bom Preço Max, validas até 23 de Fevereiro nas lojas de Altônia e Iporã. Faça suas compras com Cartão Bom Preço Max ou com Cheque Pré Datado para 10 de Abril.
Ofertas de Verão no Mendes e Quinta das Carnes
Confira as Ofertas WhatsPlus! Ofertas e Promoções na Palma da sua Mão no Supermercado Mendes em Pérola, validas até 13 de Fevereiro de 2019.
Vagas de Emprego em Altônia
A Agência do Trabalhador de Altônia em parceria com empresários oferecem diversas vagas em 13/02/2019 na cidade de Altônia. Confira!
  • Voltar
  • Avancar