Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut

Educação Preventiva em Umuarama

Postado Por: Nelson Lima em 21 de dezembro de 2015.


Educação Preventiva é Levada a mais de 17 Mil Alunos em 2015 

Por meio da Divisão de Vigilância em Saúde, a Secretaria de Saúde de Umuarama realizou um amplo trabalho de educação e saúde preventiva na rede escolar ao longo de 2015. Foram desenvolvidas diversas ações voltadas à orientação e conscientização de crianças e adolescentes, matriculados nos mais variados estabelecimentos de ensino da cidade.

Nesta sexta-feira, 18, o secretário municipal da Saúde, Luiz Alberto Haiduk, informou que com palestras e demais ações foram atendidas 17.696 crianças e jovens na faixa dos três aos 16 anos, em unidades educacionais das redes municipal, estadual e particular.

O trabalho envolveu o Teatro da Dengue e apresentações com fantoche, direcionadas para o combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus – além de palestras. “Demonstramos o perigo que representam essas doenças, causadas pelo mosquito, e a importância de orientar a criança para que ela leve informações para os adultos, em sua casa. As crianças ajudam alertar a família para não deixar nada que possa acumular água em seus quintais”, afirmou o coordenador da Vigilância em Saúde, Fábio Barzon.

Em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, a população que participa do Programa Lixo Que Vale foi orientada sobre como acomodar os materiais recicláveis, enquanto aguardam a troca por moeda verde e a aquisição dos alimentos, nas feiras quinzenais. “Esse trabalho teve a atenção especial dos secretários Luiz Alberto Haiduk e Antônio Carlos Favaro (Agricultura e Meio Ambiente), num momento em que a dengue estava fugindo ao controle, apesar de todos os esforços dos agentes de combate a endemias. Agora a situação está mais controlada, porém não podemos relaxar nos cuidados preventivos”, completou.

Para 2016, o objetivo da Vigilância é continuar efetivamente levando orientações e conscientização sobre a saúde preventiva, com novos projetos e outros públicos, “para que possamos atingir o maior número possível de pessoas, levando informação com dedicação e qualidade”, afirmou.

O secretário de Saúde reforça que a maneira mais eficiente de melhorar as estatísticas na área de saúde é investindo na prevenção. “É muito mais viável evitar um problema do que ter de mobilizar toda uma equipe e uma estrutura para tratá-lo depois que aparece. Com uma boa prevenção, também nos sobra mais recursos para aplicar nos demais tratamentos, de problemas que não são evitáveis”, encerrou.

 

Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais
Gazin
Vitória dos Veteranos do Gazin
O amistoso foi disputado em Itaúna do Sul, a 18 km de Nova Londrina, onde mesmo com frio e uma promessa de chuva, a bola rolou e acabou sendo um grande jogo....
Homenagem-Clovis-de-Peder-Mt-Id
Luiz de Peder Homenageia Seu Pai
O empresário Luiz de Peder, proprietário do Supermercado Luiz, publicou uma homenagem ao seu pai Clóvis Peder. O patriarca da família, que completaria 83 an...
copa-foster
Toque de Bola com Carlos Rodrigues
Esportes o Toque de Bola com Carlos Rodrigues. Fique por dentro das notícias, resultados, agenda e comentários do futebol regional e nacional....
A-História-da-Páscoa
A História da Páscoa
Veja este inesquecível vídeo com crianças contando a história da Páscoa. De forma singela e maravilhosa elas surpreendem. Foi produzido pela Comunidade Lut...



Conteúdos Relacionados

Classificados
SM-Bom-Preço-MT-18-06-2018-Id
Arraiá Bom Preço: Obrigado Altônia e Região
Confira as ofertas do Supermercado Bom Preço Max, válidas até 23 de Junho nas lojas de Altônia e Iporã. Obrigado Altônia e Região pela maravilhosa participação no Terceiro Arraiá.
SM-Luiz-Oferta-Maluca
Oferta Maluca do Supermercado Luiz
Confira a Oferta Maluca do Supermercado Luiz, válidas para 18 de Junho de 2018.
SM-Mendes-Feira-no-Mendes-Id
Quinta das Carnes e Folheto da Copa no Mendes
Confira as Ofertas da Quinta das Carnes no Supermercado Mendes em Pérola, válidas para 14 de Junho de 2018. Confira também o folheto Seleção Precinho Campeão até 20 de Junho.
Frigorífico-de-Aves-em-Iporã-02-Id
Frigorífico de Aves Será Construído em Iporã
Frigorífico de Aves Será Construído em Iporã e Trará Grande Desenvolvimento Regional. O projeto será de cerca de 50 milhões e contará com uma participação do Estado de cerca de 12 Milhões.
  • Voltar
  • Avancar