Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut

Educação Preventiva em Umuarama

Postado Por: Nelson Lima em 21 de dezembro de 2015.


Educação Preventiva é Levada a mais de 17 Mil Alunos em 2015 

Por meio da Divisão de Vigilância em Saúde, a Secretaria de Saúde de Umuarama realizou um amplo trabalho de educação e saúde preventiva na rede escolar ao longo de 2015. Foram desenvolvidas diversas ações voltadas à orientação e conscientização de crianças e adolescentes, matriculados nos mais variados estabelecimentos de ensino da cidade.

Nesta sexta-feira, 18, o secretário municipal da Saúde, Luiz Alberto Haiduk, informou que com palestras e demais ações foram atendidas 17.696 crianças e jovens na faixa dos três aos 16 anos, em unidades educacionais das redes municipal, estadual e particular.

O trabalho envolveu o Teatro da Dengue e apresentações com fantoche, direcionadas para o combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus – além de palestras. “Demonstramos o perigo que representam essas doenças, causadas pelo mosquito, e a importância de orientar a criança para que ela leve informações para os adultos, em sua casa. As crianças ajudam alertar a família para não deixar nada que possa acumular água em seus quintais”, afirmou o coordenador da Vigilância em Saúde, Fábio Barzon.

Em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, a população que participa do Programa Lixo Que Vale foi orientada sobre como acomodar os materiais recicláveis, enquanto aguardam a troca por moeda verde e a aquisição dos alimentos, nas feiras quinzenais. “Esse trabalho teve a atenção especial dos secretários Luiz Alberto Haiduk e Antônio Carlos Favaro (Agricultura e Meio Ambiente), num momento em que a dengue estava fugindo ao controle, apesar de todos os esforços dos agentes de combate a endemias. Agora a situação está mais controlada, porém não podemos relaxar nos cuidados preventivos”, completou.

Para 2016, o objetivo da Vigilância é continuar efetivamente levando orientações e conscientização sobre a saúde preventiva, com novos projetos e outros públicos, “para que possamos atingir o maior número possível de pessoas, levando informação com dedicação e qualidade”, afirmou.

O secretário de Saúde reforça que a maneira mais eficiente de melhorar as estatísticas na área de saúde é investindo na prevenção. “É muito mais viável evitar um problema do que ter de mobilizar toda uma equipe e uma estrutura para tratá-lo depois que aparece. Com uma boa prevenção, também nos sobra mais recursos para aplicar nos demais tratamentos, de problemas que não são evitáveis”, encerrou.

 

Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais

Procon Orienta Lojistas
O secretário municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, Sandro Gregório da Silva, coordenador do Procon Municipal, reuniu-se com empresários de Umuarama...

Sicredi Show Rural
O Sicredi estará presente no Show Rural Coopavel, que ocorre entre os dias 4 e 8 de fevereiro em Cascavel, considerada a capital do Oeste do Paraná, e disponi...
futebol-ilustra15
Toque de Bola com Carlos Rodrigues
Confira na Coluna de Esportes o Toque de Bola com o Colunista Carlos Rodrigues. Fique por dentro das notícias, resultados, agenda e comentários do futebol reg...
copa-foster
Classificação Copa Foster Premium
Veja agora como está a Classificação Copa Foster Premium em Casa Branca sendo liderada pela equipe Guarani B. Esta e outras matérias sobre o futebol regiona...



Conteúdos Relacionados

Classificados
Alice é a Assistente Virtual do Sicoob
Durante o período da quarentena, o uso dos canais digitais do Sicoob cresceu 37% em quantidade de transações. A Alice é a Assistente Virtual foi lançada neste período.
Sicoob: Sucesso Crédito a Pequenos Negócios
Segundo o Sebrae o Sicoob alcança o maior índice de sucesso na concessão de crédito a pequenos negócios. Pesquisa foi realizada entre o fim de abril e o início de maio.
Sicoob Disponibiliza Prorrogação de Dívidas
O Sicoob Arenito iniciou a prorrogação das parcelas referentes as dívidas de micro e pequenas empresas. Estas parcelas serão migradas para o final do cronograma de pagamentos.
Prevenção ao Coronavirus no Bom Preço Max
Confira as Ofertas da Semana da Prevenção ao Coronavirus no Supermercado Bom Preço Max, válidas até 21 de Março de 2020 na lojas de Altônia e Iporã.
  • Voltar
  • Avancar