Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut

Base Nacional Comum Curricular

Postado Por: Nelson Lima em 10 de dezembro de 2015.


Umuarama Promove Discussão sobre Base Nacional Comum Curricular 

A Secretaria Municipal de Educação realizou na noite desta terça-feira (08), um seminário para a discussão e avaliação do documento preliminar da Base Nacional Comum Curricular (BNC) enviado pelo Ministério da Educação. O evento aconteceu na Escola Paulo Freire e reuniu professores e gestores da rede municipal de ensino, totalizando cerca de 320 pessoas envolvidas.

O BNC tem como objetivo apontar os conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes deverão ter acesso e aprimoramento durante sua trajetória na Educação Básica. Desta maneira, as escolas públicas e particulares terão uma ferramenta de gestão pedagógica e uma orientação para construção do seu currículo. O BNC mostrará os elementos fundamentais de cada área e que deverão ser de conhecimento comum a todos os estudantes do território nacional. Ou seja, haverá padronização no ensino.

Além de constar na Constituição Federal de 1988, no Art. 210 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o BNC foi evidenciado recentemente em outros documentos importantes da Educação, como nas Conferências Nacionais e no Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece em diversas estratégias, a construção de uma proposta de Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento, coordenada pelo MEC, que deve ser encaminhada, até junho de 2016, para o Conselho Nacional de Educação (CNE).

Durante o seminário em Umuarama, os professores analisaram os objetivos de aprendizagem de cada componente curricular proposto no documento preliminar e fizeram suas contribuições que posteriormente serão lançadas por todas as instituições no portal da Base Nacional Comum. “O próximo passo será a realização de um Seminário Regional em 2016 em parceria com o Núcleo Regional de Educação (NRE) e na sequência a realização do Seminário Estadual”, conta um dos membros da comissão do BNC Umuarama, Angela Tavares Baccarin.

 

Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais
turma-da-monica-2
Série Especial de Gibis da Turma da Mônica
O Sicredi acaba de lançar a segunda edição da série especial de revistas em quadrinhos da Turma da Mônica com a temática “educação financeira para cri...

Recuperação de Máquina em Altônia
Em tempos de administração austera e eficiente vem um bom exemplo da cidade de Altônia. No pátio rodoviário uma máquina estava parada há mais de cinco an...
Sicredi-Altônia-Assembleia-Id1
Sicredi Altônia – Assembleia 2018
Vamos Construir Juntos o Futuro da Nossa Cooperativa. Convidamos você para participar da assembleia de núcleo em Altônia na próxima terça-feira, 27 de Feve...

Cresce 6% a Carteira de Poupança do Sicredi
No acumulado do primeiro semestre, instituição financeira cooperativa registrou incremento de 13,5%, enquanto mercado apresentou retração de 2,8%....



Conteúdos Relacionados

Classificados
Alice é a Assistente Virtual do Sicoob
Durante o período da quarentena, o uso dos canais digitais do Sicoob cresceu 37% em quantidade de transações. A Alice é a Assistente Virtual foi lançada neste período.
Sicoob: Sucesso Crédito a Pequenos Negócios
Segundo o Sebrae o Sicoob alcança o maior índice de sucesso na concessão de crédito a pequenos negócios. Pesquisa foi realizada entre o fim de abril e o início de maio.
Sicoob Disponibiliza Prorrogação de Dívidas
O Sicoob Arenito iniciou a prorrogação das parcelas referentes as dívidas de micro e pequenas empresas. Estas parcelas serão migradas para o final do cronograma de pagamentos.
Prevenção ao Coronavirus no Bom Preço Max
Confira as Ofertas da Semana da Prevenção ao Coronavirus no Supermercado Bom Preço Max, válidas até 21 de Março de 2020 na lojas de Altônia e Iporã.
  • Voltar
  • Avancar