Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut

Dia ‘D’ de Combate ao Mosquito da Dengue

Postado Por: Nelson Lima em 9 de dezembro de 2015.


Agentes de Epidemias Combatem Mosquito da Dengue no Cemitério, inclusive nas Árvores 

A Divisão de Vigilância em Saúde da Prefeitura, por orientação da Secretaria de Estado da Saúde, realiza nesta quarta-feira, 9, uma série de ações motivadas pelo “Dia D” contra o Aedes aegypti. Em Umuarama, o local definido para o combate ao mosquito da dengue foi o Cemitério Municipal, através de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde, Agricultura e Meio Ambiente e a Administração de Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf).

Várias ações foram programadas para o dia todo. Dentro do cemitério, os agentes de combate a endemias vão localizar e eliminar potenciais criadouros do mosquito, aplicar larvicida em locais fixos (que não podem ser eliminados) e que acumulam água da chuva e realizar ainda busca por ocos em troncos de árvores. “Constantemente temos encontrado focos do mosquito em ocos e frestas de árvores que podem acumular água. Por isso vamos avaliar todas elas, identificar e eliminar os locais problemáticos”, informou o chefe da Vigilância em Saúde, Fábio Barzon.

Na parte externa do cemitério, os agentes farão um trabalho de orientação às pessoas que forem realizar suas visitas, com material informativo sobre os riscos que o mosquito pode trazer à população. A ação será estendida às moradias localizadas no entorno e bairros próximos. “Na localidade identificada como ‘cemitério municipal’, faremos visitas de porta em porta levando orientações com papel informativo para que a cada dia a população esteja mais informada sobre o Aedes aegypti, seus hábitos e o que devemos fazer para evitar a sua proliferação”, acrescentou.

A escolha do cemitério para as ações do ‘Dia D’ se deve à existência, no local, de vasos, estruturas e recipientes que podem acumular água e com isso favorecer a reprodução do mosquito. Além disso, o grande número de árvores existentes também permitirá pôr em prática levantamento sobre troncos com ocos e frestas, que passarão a ser monitorados com frequência, nas épocas com maior índice de chuvas.

Para o secretário municipal de Saúde, Luiz Alberto Haiduk, “é de suma importância essa parceria firmada entre as secretarias para que possamos unir forças contra o mosquito da dengue”. O secretário lembra que além dos quatro tipos da doença (Den1, Den2, Den3 e Den4), o Aedes aegypti também é o transmissor da febre chikungunya e do zika vírus. “Esse último vem causando um grande temor à população, devido a ligação do vírus com a microcefalia, com diversos casos registrados na região Nordeste do país”, acrescentou.

Reunião do Comitê

Por outro lado, o Comitê de Assessoramento e Acompanhamento das Ações de Controle à Dengue realiza uma reunião ordinária na próxima quinta-feira, 10, a partir das 14h, no anfiteatro do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que entre outros assuntos vai discutir o teste seletivo para a contratação de agentes de combate a endemias (ACEs); o horário diferenciado de trabalho da Vigilância em Saúde; trote educativo e avaliação do relatório da Vigilância Ambiental com as ações realizadas em outubro e novembro de 2015. A pauta prevê ainda assuntos gerais e a votação da ata da reunião de outubro. Mais informações sobre a reunião com a secretaria-executiva do comitê, pelo fone 8457-1068 ou 3621-4141, ramal 236.

 

Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais
Container-Novo-Id01
Quero Ser um Container Novo
"O ano de 2016 está chegando e pensei como poderia experimentar uma novidade em minha vida. Quero ser um container novo no próximo ano"....
Impacto-25-Anos-Cobertura-Id
Jantar Impacto 25 Anos em Altônia
Em noite de gala foi entregue em Altônia o 25º Prêmio Qualidade Total concedido pela Impacto Pesquisas. Confira as fotos e vídeos da transmissão ao vivo re...

Alunos das Escolinhas de Futsal são Premiados
O projeto atende em torno de 600 crianças no horário de contraturno escolar, em oito núcleos – sete em Umuarama e um em Douradina....

Vagas Remanescentes na UEM Umuarama
O Campus Regional de Umuarama da UEM - Universidade Estadual de Maringá publicou em 07 de Março de 2019 o edital para o preenchimento de vagas remanescentes. ...



Conteúdos Relacionados

Classificados
Oferta Maluca no Supermercado Luiz
Confira a Oferta Maluca no Supermercado Luiz, válida para 15 de Julho de 2019.
Agora é a Vez de Iporã: Arraiá do Bom Preço Max
Confira as Ofertas Semanais do Supermercado Bom Preço Max, válidas até 20 de julho de 2019 nas lojas de Altônia e Iporã.
Vagas de Emprego em Altônia
A Agência do Trabalhador de Altônia em parceria com empresários oferecem diversas vagas em 25/06/2019 na cidade de Altônia. Confira!
Melhor Preço, Melhor Prazo no Mendes
Confira as Ofertas do Melhor Preço, Melhor Prazo no Supermercado Mendes em Pérola, validas até 22 de maio de 2019.
  • Voltar
  • Avancar