Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut

Dia ‘D’ de Combate ao Mosquito da Dengue

Postado Por: Nelson Lima em 9 de dezembro de 2015.


Agentes de Epidemias Combatem Mosquito da Dengue no Cemitério, inclusive nas Árvores 

A Divisão de Vigilância em Saúde da Prefeitura, por orientação da Secretaria de Estado da Saúde, realiza nesta quarta-feira, 9, uma série de ações motivadas pelo “Dia D” contra o Aedes aegypti. Em Umuarama, o local definido para o combate ao mosquito da dengue foi o Cemitério Municipal, através de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde, Agricultura e Meio Ambiente e a Administração de Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf).

Várias ações foram programadas para o dia todo. Dentro do cemitério, os agentes de combate a endemias vão localizar e eliminar potenciais criadouros do mosquito, aplicar larvicida em locais fixos (que não podem ser eliminados) e que acumulam água da chuva e realizar ainda busca por ocos em troncos de árvores. “Constantemente temos encontrado focos do mosquito em ocos e frestas de árvores que podem acumular água. Por isso vamos avaliar todas elas, identificar e eliminar os locais problemáticos”, informou o chefe da Vigilância em Saúde, Fábio Barzon.

Na parte externa do cemitério, os agentes farão um trabalho de orientação às pessoas que forem realizar suas visitas, com material informativo sobre os riscos que o mosquito pode trazer à população. A ação será estendida às moradias localizadas no entorno e bairros próximos. “Na localidade identificada como ‘cemitério municipal’, faremos visitas de porta em porta levando orientações com papel informativo para que a cada dia a população esteja mais informada sobre o Aedes aegypti, seus hábitos e o que devemos fazer para evitar a sua proliferação”, acrescentou.

A escolha do cemitério para as ações do ‘Dia D’ se deve à existência, no local, de vasos, estruturas e recipientes que podem acumular água e com isso favorecer a reprodução do mosquito. Além disso, o grande número de árvores existentes também permitirá pôr em prática levantamento sobre troncos com ocos e frestas, que passarão a ser monitorados com frequência, nas épocas com maior índice de chuvas.

Para o secretário municipal de Saúde, Luiz Alberto Haiduk, “é de suma importância essa parceria firmada entre as secretarias para que possamos unir forças contra o mosquito da dengue”. O secretário lembra que além dos quatro tipos da doença (Den1, Den2, Den3 e Den4), o Aedes aegypti também é o transmissor da febre chikungunya e do zika vírus. “Esse último vem causando um grande temor à população, devido a ligação do vírus com a microcefalia, com diversos casos registrados na região Nordeste do país”, acrescentou.

Reunião do Comitê

Por outro lado, o Comitê de Assessoramento e Acompanhamento das Ações de Controle à Dengue realiza uma reunião ordinária na próxima quinta-feira, 10, a partir das 14h, no anfiteatro do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que entre outros assuntos vai discutir o teste seletivo para a contratação de agentes de combate a endemias (ACEs); o horário diferenciado de trabalho da Vigilância em Saúde; trote educativo e avaliação do relatório da Vigilância Ambiental com as ações realizadas em outubro e novembro de 2015. A pauta prevê ainda assuntos gerais e a votação da ata da reunião de outubro. Mais informações sobre a reunião com a secretaria-executiva do comitê, pelo fone 8457-1068 ou 3621-4141, ramal 236.

 

Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais
fut
Participantes da Copa Foster Premium
Em conversa com o diretor Nenê do Guarani de Casa Branca ficamos sabendo que oito equipes já confirmaram suas participações na 3ª Edição da Copa Foster P...
Homenagem-Clovis-de-Peder-Mt-Id
Luiz de Peder Homenageia Seu Pai
O empresário Luiz de Peder, proprietário do Supermercado Luiz, publicou uma homenagem ao seu pai Clóvis Peder. O patriarca da família, que completaria 83 an...

Mudanças e Recadastro do MEI
A Secretaria Municipal de Indústria e Comércio de Altônia avisa sobre as mudanças do MEI – Microempreendedor Individual....

AMP Debate sobre Mais Médicos
O presidente da AMP e prefeito de Coronel Vivida, Frank Schiavini , para debater soluções para o Programa Mais Médicos em reunião do Conselho Político da C...



Conteúdos Relacionados

Classificados
Alice é a Assistente Virtual do Sicoob
Durante o período da quarentena, o uso dos canais digitais do Sicoob cresceu 37% em quantidade de transações. A Alice é a Assistente Virtual foi lançada neste período.
Sicoob: Sucesso Crédito a Pequenos Negócios
Segundo o Sebrae o Sicoob alcança o maior índice de sucesso na concessão de crédito a pequenos negócios. Pesquisa foi realizada entre o fim de abril e o início de maio.
Sicoob Disponibiliza Prorrogação de Dívidas
O Sicoob Arenito iniciou a prorrogação das parcelas referentes as dívidas de micro e pequenas empresas. Estas parcelas serão migradas para o final do cronograma de pagamentos.
Prevenção ao Coronavirus no Bom Preço Max
Confira as Ofertas da Semana da Prevenção ao Coronavirus no Supermercado Bom Preço Max, válidas até 21 de Março de 2020 na lojas de Altônia e Iporã.
  • Voltar
  • Avancar