Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut

Dengue em Umuarama

Postado Por: Nelson Lima em 18 de dezembro de 2015.


Umuarama Fecha ano com 570 Casos de Dengue e Vigilância em Saúde não terá Férias Coletivas 

A Divisão de Vigilância Ambiental atualizou os dados para o último boletim do ano sobre a incidência da dengue em Umuarama. A cidade fecha 2015 com 570 casos confirmados da doença e um total de 1.780 notificações. A boa notícia é que, apesar do alto índice de infestação pelo mosquito em alguns bairros, o município registrou nenhum caso suspeito de outras doenças transmitidas pelo mesmo vetor, o Aedes aegypti. “Por enquanto, estamos livres da febre chikungunya e também do zika vírus, o que é um estímulo para continuarmos o combate diário ao mosquito transmissor e nos mantermos longe dessas doenças”, recomendou o secretário municipal da Saúde, Luiz Alberto Haiduk.

O último boletim sobre a situação da dengue foi emitido nesta terça-feira, 14. Entre os casos confirmados, 94 pacientes adquiriram a doença em outras localidades (importados) e os demais na área do município. O coordenador da Vigilância em Saúde, Fábio Barzon, pede uma atenção especial da população nesta época de final de ano, quando muitas famílias viajam para visitar parentes e amigos em outras cidades.

“Orientamos que antes de viajar, os moradores façam uma limpeza em seus quintais para não deixar ao ar livre nenhum objeto que possa acumular água. Todos sabem que o mosquito usa água parada para se reproduzir e atualmente as condições são propícias, com alta temperatura e chuvas constantes. Ao retornar de viagem, se houver qualquer sintoma relacionado à doença procure a Unidade de Saúde mais próxima para o atendimento e notificação”, afirmou Barzon.

A recomendação é tomar as medidas preventivas e ficar atento, pois as viagens de fim de ano podem incluir localidades que enfrentem epidemia de dengue ou que registrem casos da febre chikungunya e zika vírus. “Como é uma questão de saúde, a dica é ficar atento aos sintomas e tomar medidas preventivas, como o uso do repelente, além de eliminar todos os possíveis criadouros do mosquito. Esse cuidado deve se tornar um hábito corriqueiro no dia a dia, onde quer que estejamos”, completa.

 Atendimento

A Vigilância em Saúde não terá férias coletivas, como outros setores da administração municipal a partir da próxima segunda-feira, 21. Haverá atendimento nos dias 21, 22, 23, 28, 29 e 30 de dezembro das 7h às 13h. Apenas nos dias 24 e 31 de dezembro, 4 e 5 de janeiro a Vigilância estará em recesso, porém mesmo neste período haverá equipes de plantão.

“Atenderemos qualquer demanda, principalmente em casos notificados de doenças relacionadas ao mosquito Aedes aegypti. Se necessário, faremos as ações de bloqueio dentro do prazo estipulado pelo Ministério da Saúde, que é de 24 horas. Teremos uma equipe em contato com todas as Unidades de Saúde para acompanhar eventuais notificações de casos de dengue, incluindo o Pronto Atendimento (PA)”, acrescenta Fábio Barzon.

O Ambulatório de Infectologia atenderá nos mesmos dias e horários. Em relação ao teste rápido para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C, os interessados poderão procurar o serviço normalmente todas as terças e quartas-feiras, das 7h30 às 10h30.

 

Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais

Premiação aos Alunos do Cândido Portinari
Nesta terça-feira os secretários municipais estiveram presentes na Escola Cândido Portinari, para a premiação dos alunos que obtiveram destaques na premia...

Antiga Ceasa Liberada para Receber a Cooperu
A Câmara de Vereadores aprovou, em sessão na última segunda-feira, 7, a liberação de uso da antiga Ceasa para a Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais ...

Inauguração da Agência Sicredi em Xambrê
Dando sequência à estratégia de expansão, o Sicredi inaugurou sua agência em Xambrê. Município de 6 mil habitantes localizado na região metropolitana de...
Cofrinhos-da-Uopeccan-Id2
Mais de 25 Mil Reais Arrecadados
Veja os números que renovam o verdadeiro sentido da palavra esperança. Graças a vocês atingimos um montante de R$ 25.153,35 em doações para o Hospital Uop...



Conteúdos Relacionados

Classificados
Sexta Maluca no Supermercado Luiz
Confira as ofertas da Sexta Maluca no Supermercado Luiz, válidas para 19 de Julho de 2019.
Vagas de Emprego em Altônia
A Agência do Trabalhador de Altônia em parceria com empresários oferecem diversas vagas em 17/07/2019 na cidade de Altônia. Confira!
Agora é a Vez de Iporã: Arraiá do Bom Preço Max
Confira as Ofertas Semanais do Supermercado Bom Preço Max, válidas até 20 de julho de 2019 nas lojas de Altônia e Iporã.
Melhor Preço, Melhor Prazo no Mendes
Confira as Ofertas do Melhor Preço, Melhor Prazo no Supermercado Mendes em Pérola, validas até 22 de maio de 2019.
  • Voltar
  • Avancar