Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut

Combate à Dengue

Postado Por: Nelson Lima em 16 de dezembro de 2015.


Agentes Encontram Larvas do Mosquito da Dengue em Ocos e Frestas de Troncos 

Agentes de combate a endemias estão vistoriando árvores na região do Centro Cívico, à caça de larvas do mosquito transmissor da dengue e do vírus da febre zika. Eles procurar frestas e ocos nos troncos, que podem acumular água da chuva e assim favorecer a reprodução do inseto, pois é em ambientes úmidos que a fêmea fecundada põe seus ovos. “Temos encontrado focos em diversas árvores. Por isso queremos avaliar todas elas, demarcá-las para visitas posteriores e eliminar os locais problemáticos”, informou o chefe da Vigilância em Saúde, Fábio Barzon.

Recentemente o setor realizou uma série de ações motivadas contra o Aedes aegypti, orientadas pela Secretaria de Estado da Saúde. Em Umuarama, o local definido para o combate ao mosquito foi o Cemitério Municipal, reunindo servidores das secretarias municipais de Saúde, Agricultura e Meio Ambiente e da Administração de Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf). Os agentes eliminaram diversos criadouros do mosquito, aplicaram larvicida em locais fixos (que não podem ser eliminados) e realizaram ainda buscas em ocos de troncos.

“Vários focos de larvas foram recolhidos para análises nas árvores próximas da Prefeitura e do Centro Cultural Vera Schubert. A fiscalização dos troncos passa a ser rotineira em Umuarama, depois que os agentes passaram por treinamento e também porque tem sido muito comum encontrar larvas nesses locais. O combate ao mosquito da dengue precisa ser contínuo, persistente e em todas as frentes, eliminando ou tratando com larvicida todos os locais onde o mosquito pode por ovos”, reforçou Barzon.

Mas o sucesso nesse trabalho também depende do apoio da comunidade. Conforme o secretário municipal de Saúde, Luiz Alberto Haiduk, é importante a parceria entre as secretarias para unir forças contra o mosquito da dengue, mas os moradores precisam fazer a sua parte. “Nessa luta, nossas equipes estão eliminando focos do mosquito até em árvores. A comunidade precisa fazer a sua parte e manter limpos quintais e lotes vazios. Além dos quatro tipos de dengue, o Aedes aegypti também transmite a febre chikungunya e o zika vírus, que vem causando um grande temor à população”, acrescentou.

 Terrenos

Um cuidado especial é necessário com os terrenos baldios, lotes sem construção e vazios urbanos. Além do mato alto, ainda mais com o calor e as chuvas constantes dos últimos dias, muito lixo tem sido jogado por vizinhos em datas vazias. Em meio aos detritos, muitos objetos e embalagens vazias acumulam água e se tornam propícios para a proliferação do mosquito. A responsabilidade pela limpeza é do proprietário. Mas, por questão de bom senso, a comunidade também pode agir, seja eliminando os criadouros ou mesmo denunciando a situação.

O setor de posturas da Prefeitura, responsável pela situação dos terrenos, multou os proprietários de 1.606 imóveis até o início de dezembro deste ano, por conta do mato alto e de sujeira nos terrenos sem edificações. Em 688 deles já foi realizada limpeza, através de uma empresa contratada pelo município. O trabalho vai continuar e deve ser intensificado a partir do início de 2016. Os donos desses terrenos são notificados (a multa é de R$ 441,44) e ainda têm que arcar com os custos da roçada (R$ 0,97 o metro quadrado).

Após o aviso da notificação, o proprietário tem 7 dias para limpar o terreno e solicitar o cancelamento da multa. Se não proceder desta maneira, após 20 dias a prefeitura já pode realizar a limpeza e a cobrança será lançada no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do exercício seguinte.

 

Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais
Nova-Marca-Sicredi-Id
Prestação de Contas e Nova Marca do Sicredi
A Sicredi iniciou em 21 de Janeiro de 2017 a rodada de Reuniões de Prestação de Contas 2017. Os associados também conhecerão a nova marca Sicredi....

Apresentação “Movimentando os Segredos da Alma”
A Cia de Dança IFPR Schubert apresentou no último sábado (05) o espetáculo em celebração aos seus 5 anos de existência. O espetáculo "Movimentando os se...

Emprego Temporário
Dezenas de trabalhadores que estavam desempregados vão atuar na colheita de maçã, no Rio Grande do Sul. Em parceria com a Agência do Trabalhador de Umuarama...

Desfile dos 50 Anos de Altônia
Foi realizado em 6 de Dezembro de 2018 o Desfile do Cinquentenário de Altônia. O Desfile Altônia 50 Anos saiu da Praça Antônio Castro Lima, percorreu a par...



Conteúdos Relacionados


Classificados
Sicoob Disponibiliza Prorrogação de Dívidas
O Sicoob Arenito iniciou a prorrogação das parcelas referentes as dívidas de micro e pequenas empresas. Estas parcelas serão migradas para o final do cronograma de pagamentos.
Prevenção ao Coronavirus no Bom Preço Max
Confira as Ofertas da Semana da Prevenção ao Coronavirus no Supermercado Bom Preço Max, válidas até 21 de Março de 2020 na lojas de Altônia e Iporã.
Vagas de Emprego em Altônia
A Agência do Trabalhador de Altônia em parceria com empresários oferecem diversas vagas em 03/03/2020 na cidade de Altônia. Confira!
DoubleNet: Mais Velocidade Para Você
Agora os clientes da DoubleNet tem até quatro vezes mais velocidade. Quem tinha 25 MB agora tem 100 MB. Quem tinha 100 MB agora tem 400 MB.
  • Voltar
  • Avancar