Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut

Chineses Tentam Dirigir Carro com a Mente

Postado Por: Nelson Lima em 11 de dezembro de 2015.


Chineses Tentam Dirigir Carro com a Mente 

Volvo, Mercedes-Benz e Tesla são os fabricantes de automóveis que mais têm investido em tecnologia e em sistemas autônomos que utilizam computadores para dirigir carros. Os chineses, no entanto, estão direcionando esse tipo de independência para uma condução livre de mãos humanas.

Pesquisadores da Universidade de Nankai, em Tianjin, na China, desenvolveram um carro que, segundo eles, pode ser conduzido unicamente por meio de recursos intelectuais. O experimento, que foi criado em parceria com a montadora chinesa Great Wall Motor, pode andar para frente, para trás ou ficar parado até mesmo com o ‘condutor’ no banco traseiro, sem nenhum contato físico com o volante ou acelerador e freio.

O sistema é composto por 16 sensores de eletroencefalograma (EEG) e deve ser fixado na cabeça do motorista. “Sinais de EEG do cérebro do condutor são transmitidos através do equipamento teste para um computador, sem qualquer auxílio de cabo”, disse o pesquisador Zhang Zhao à Reuters. “O computador processa os sinais, categoriza e reconhece a intenção das pessoas e, então, traduz em comandos de controle para o carro”, completa.

O sistema apenas precisa do motorista para prestar atenção ao alterar o estado do veículo, como no caso de trânsito, por exemplo.

Por mais que o experimento cumpra planos a longo prazo, é improvável que ele chegue ao consumidor. Por um lado, um carro que pode ser dirigido pela mente não oferece tantos benefícios quanto um de auto-condução. Afinal de contas, o erro humano é a causa de mais de 90% dos acidentes de trânsito.

Fonte: Forbes

Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais

Apresentação “Movimentando os Segredos da Alma”
A Cia de Dança IFPR Schubert apresentou no último sábado (05) o espetáculo em celebração aos seus 5 anos de existência. O espetáculo "Movimentando os se...
Sicredi-ENACAB-2017-01-Id
Sicredi Participa do ENACAB 2017
Sicredi participa do Encontro Nacional da Cadeia do Abastecimento. Evento reconhecido, frequentado por um público de alto poder de decisão, focado em negócio...
Times-em-Destaque-Veteranos-de-Alto-Piquiri-Id
Veteranos de Alto Piquiri Vencem Clássico
A equipe de Veteranos de Alto Piquiri correu e marcou como há muitos jogos não marcava. O resultado foi uma goleada do time que venceu a excelente equipe da A...
000_2905
Animais Abandonados nas Ruas
Umuarama enfrenta um sério problema com animais domésticos abandonados nas ruas da cidade, principalmente cães e gatos. É uma questão de saúde pública qu...



Conteúdos Relacionados


Classificados
Sicoob Disponibiliza Prorrogação de Dívidas
O Sicoob Arenito iniciou a prorrogação das parcelas referentes as dívidas de micro e pequenas empresas. Estas parcelas serão migradas para o final do cronograma de pagamentos.
Prevenção ao Coronavirus no Bom Preço Max
Confira as Ofertas da Semana da Prevenção ao Coronavirus no Supermercado Bom Preço Max, válidas até 21 de Março de 2020 na lojas de Altônia e Iporã.
Vagas de Emprego em Altônia
A Agência do Trabalhador de Altônia em parceria com empresários oferecem diversas vagas em 03/03/2020 na cidade de Altônia. Confira!
DoubleNet: Mais Velocidade Para Você
Agora os clientes da DoubleNet tem até quatro vezes mais velocidade. Quem tinha 25 MB agora tem 100 MB. Quem tinha 100 MB agora tem 400 MB.
  • Voltar
  • Avancar