Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut

Chineses Tentam Dirigir Carro com a Mente

Postado Por: Nelson Lima em 11 de dezembro de 2015.


Chineses Tentam Dirigir Carro com a Mente 

Volvo, Mercedes-Benz e Tesla são os fabricantes de automóveis que mais têm investido em tecnologia e em sistemas autônomos que utilizam computadores para dirigir carros. Os chineses, no entanto, estão direcionando esse tipo de independência para uma condução livre de mãos humanas.

Pesquisadores da Universidade de Nankai, em Tianjin, na China, desenvolveram um carro que, segundo eles, pode ser conduzido unicamente por meio de recursos intelectuais. O experimento, que foi criado em parceria com a montadora chinesa Great Wall Motor, pode andar para frente, para trás ou ficar parado até mesmo com o ‘condutor’ no banco traseiro, sem nenhum contato físico com o volante ou acelerador e freio.

O sistema é composto por 16 sensores de eletroencefalograma (EEG) e deve ser fixado na cabeça do motorista. “Sinais de EEG do cérebro do condutor são transmitidos através do equipamento teste para um computador, sem qualquer auxílio de cabo”, disse o pesquisador Zhang Zhao à Reuters. “O computador processa os sinais, categoriza e reconhece a intenção das pessoas e, então, traduz em comandos de controle para o carro”, completa.

O sistema apenas precisa do motorista para prestar atenção ao alterar o estado do veículo, como no caso de trânsito, por exemplo.

Por mais que o experimento cumpra planos a longo prazo, é improvável que ele chegue ao consumidor. Por um lado, um carro que pode ser dirigido pela mente não oferece tantos benefícios quanto um de auto-condução. Afinal de contas, o erro humano é a causa de mais de 90% dos acidentes de trânsito.

Fonte: Forbes

Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais

Sicredi Inaugura Novo Espaço em Peabiru
A cidade de Peabiru, localizada na região centro-oeste do Paraná, recebeu seu primeiro espaço Sicredi....

Cresce 6% a Carteira de Poupança do Sicredi
No acumulado do primeiro semestre, instituição financeira cooperativa registrou incremento de 13,5%, enquanto mercado apresentou retração de 2,8%....

Informação Regional no Canal Amerios
O Canal Amerios, na noite de 6 de Fevereiro de 2019, deu o primeiro passo para apresentar a Informação Regional na sua mão. Assista o Programa Inaugural....
Dia-do-Agricultor-Cresol-Id01
Dia do Agricultor Cresol
O Dia do Agricultor Cresol em Altônia reuniu em 27 de Julho diversos expositores mostrando tratores, veículos, equipamentos, produtos e serviços para o produ...



Conteúdos Relacionados


Classificados
Alice é a Assistente Virtual do Sicoob
Durante o período da quarentena, o uso dos canais digitais do Sicoob cresceu 37% em quantidade de transações. A Alice é a Assistente Virtual foi lançada neste período.
Sicoob: Sucesso Crédito a Pequenos Negócios
Segundo o Sebrae o Sicoob alcança o maior índice de sucesso na concessão de crédito a pequenos negócios. Pesquisa foi realizada entre o fim de abril e o início de maio.
Sicoob Disponibiliza Prorrogação de Dívidas
O Sicoob Arenito iniciou a prorrogação das parcelas referentes as dívidas de micro e pequenas empresas. Estas parcelas serão migradas para o final do cronograma de pagamentos.
Prevenção ao Coronavirus no Bom Preço Max
Confira as Ofertas da Semana da Prevenção ao Coronavirus no Supermercado Bom Preço Max, válidas até 21 de Março de 2020 na lojas de Altônia e Iporã.
  • Voltar
  • Avancar