Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut

Carros com Controle de Estabilidade

Postado Por: Nelson Lima em 22 de dezembro de 2015.


É Lei: Todo Carro terá Controle de Estabilidade em 2022 

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (18) a lei que tornará obrigatória a presença do controle (ou programa) eletrônico de estabilidade (ESC ou ESP) em todos os carros de passeio e comerciais leves fabricados no Brasil ou importados a partir de 2022.

A regulamentação faz parte do Plano da Década de Ações para Segurança Viária da ONU, do qual o Brasil é signatário. A diretriz internacional vista contribuir para a redução do número de acidentes de trânsito com vítimas por meio do aumento da segurança dos veículos ao proteger motoristas e passageiros.

De acordo com o texto publicado no Diário Oficial, todos os carros novos que precisarem de homologação já deverão contar com o ESC de fábrica a partir de2020 para poderem ser vendidos no mercado. Isto vale para modelos inéditos ou novas gerações de carros já comercializados. Já a partir de 2022, a medida valerá para todos os automóveis e comerciais leves, independentemente de passarem por facelifts ou novas gerações.

A função do controle eletrônico de estabilidade é corrigir a trajetória do carro caso ele perda a aderência dos pneus em alguma uma situação adversa, seja em curvas ou pista molhada. Conforme um trecho da lei, o ESC deve “controlar” eletronicamente o veículo pela utilização de um algoritmo computacional de modo a limitar o sobre esterço e sub esterço do automóvel baseado na análise de seu comportamento durante a ação do condutor.

O sistema se utiliza de sensores para perceber quando o carro está “saindo de frente” ou “derrapando”, e, assim, aciona os freios automaticamente, diminuindo a transferência de torque do motor às rodas para retormar a aderência do carro. Logo, se você entrar em uma curva com uma velocidade maior do que a que o carro consegue contorná-la, o ESC vai ajudar você a retomar o controle do carro ao invés de sair pela tangente, por exemplo.

Vale lembrar que o controle de estabilidade é um mecanismo eletrônico que pode ser configurado na mesma CPU que comanda o sistema de ABS (anti-travamento das rodas) dos freios, que já é obrigatório nos carros desde o início de 2014. Confira no álbum no alto desta reportagem a lista com dez carros que já dispõem do controle de estabilidade atualmente (seja de série ou opcional) por menos de R$ 80 mil.

Fonte: Carro Online

Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais

Umuarama Possui 255 Casos de HIV/AIDS
A Secretaria Municipal de Saúde encerrou nesta terça-feira, a Campanha de Prevenção Contra Aids, organizada especialmente para celebrar o Dia Mundial de Com...

Atendimento a Jovens no Centro da Juventude
Ao longo de 2015 o Centro da Juventude Agnaldo Mackert Barbosa prestou um trabalho valioso na promoção de novas habilidades e valores entre os adolescentes de...

Chineses Tentam Dirigir Carro com a Mente
Chineses Tentam Dirigir Carro com a Mente  Volvo, Mercedes-Benz e Tesla são os fabricantes de automóveis que mais têm investido em tecnologia e em sistem...

Programa de Personalização de Carros
Para começar, a empresa disponibilizou apenas um de seus modelos para o programa, com a promessa de que outros serão adicionados à lista. O escolhido foi a M...



Conteúdos Relacionados


Classificados
Está Chegando o Arraiá do Bom Preço Max
Confira as Ofertas Semanais do Supermercado Bom Preço Max, válidas até 22 de junho de 2019 nas lojas de Altônia e Iporã. Está chegando o 4º Arraiá do Bom Preço Max, tudo de graça para você.
Oferta Maluca no Supermercado Luiz
Confira a Oferta Maluca do Supermercado Luiz, válida para 17 de junho de 2019.
Vagas de Emprego em Altônia
A Agência do Trabalhador de Altônia em parceria com empresários oferecem diversas vagas em 10/06/2019 na cidade de Altônia. Confira!
Melhor Preço, Melhor Prazo no Mendes
Confira as Ofertas do Melhor Preço, Melhor Prazo no Supermercado Mendes em Pérola, validas até 22 de maio de 2019.
  • Voltar
  • Avancar