Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut

Carros com Controle de Estabilidade

Postado Por: Nelson Lima em 22 de dezembro de 2015.


É Lei: Todo Carro terá Controle de Estabilidade em 2022 

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (18) a lei que tornará obrigatória a presença do controle (ou programa) eletrônico de estabilidade (ESC ou ESP) em todos os carros de passeio e comerciais leves fabricados no Brasil ou importados a partir de 2022.

A regulamentação faz parte do Plano da Década de Ações para Segurança Viária da ONU, do qual o Brasil é signatário. A diretriz internacional vista contribuir para a redução do número de acidentes de trânsito com vítimas por meio do aumento da segurança dos veículos ao proteger motoristas e passageiros.

De acordo com o texto publicado no Diário Oficial, todos os carros novos que precisarem de homologação já deverão contar com o ESC de fábrica a partir de2020 para poderem ser vendidos no mercado. Isto vale para modelos inéditos ou novas gerações de carros já comercializados. Já a partir de 2022, a medida valerá para todos os automóveis e comerciais leves, independentemente de passarem por facelifts ou novas gerações.

A função do controle eletrônico de estabilidade é corrigir a trajetória do carro caso ele perda a aderência dos pneus em alguma uma situação adversa, seja em curvas ou pista molhada. Conforme um trecho da lei, o ESC deve “controlar” eletronicamente o veículo pela utilização de um algoritmo computacional de modo a limitar o sobre esterço e sub esterço do automóvel baseado na análise de seu comportamento durante a ação do condutor.

O sistema se utiliza de sensores para perceber quando o carro está “saindo de frente” ou “derrapando”, e, assim, aciona os freios automaticamente, diminuindo a transferência de torque do motor às rodas para retormar a aderência do carro. Logo, se você entrar em uma curva com uma velocidade maior do que a que o carro consegue contorná-la, o ESC vai ajudar você a retomar o controle do carro ao invés de sair pela tangente, por exemplo.

Vale lembrar que o controle de estabilidade é um mecanismo eletrônico que pode ser configurado na mesma CPU que comanda o sistema de ABS (anti-travamento das rodas) dos freios, que já é obrigatório nos carros desde o início de 2014. Confira no álbum no alto desta reportagem a lista com dez carros que já dispõem do controle de estabilidade atualmente (seja de série ou opcional) por menos de R$ 80 mil.

Fonte: Carro Online

Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais

Mulheres Avançam na Engenharia
O progresso feminino na Engenharia paranaense se reflete em números. Eram 7.768 profissionais em 2010 e neste ano, são 11.647 – crescimento de quase 50%....
PMA-Vídeo-18-Milhões-Id
Prefeitura de Altônia Conquista R$ 18 Milhões
Em 17 meses a nova administração de Altônia conquistou 18 Milhões de investimentos. Veja a lista completa destas conquistas e os vídeos com palavras do Pre...
gd_250116095210_dsc0165_jpg
Delicias do Milho
Na ultima sexta feira (22) mais uma nova turma de 16 alunos concluirão o curso de "Delicias do Milho", promovido pelo Sindicato Rural em parceria com o Senar-P...
copa-foster
Toque de Bola com Carlos Rodrigues
Esportes o Toque de Bola com Carlos Rodrigues. Fique por dentro das notícias, resultados, agenda e comentários do futebol regional e nacional....



Conteúdos Relacionados


Classificados
Vagas de Emprego em Altônia
A Agência do Trabalhador de Altônia em parceria com empresários oferecem diversas vagas em 03/12/2019 na cidade de Altônia. Confira!
Bom Preço Max e Parati vão Sortear 2 Motos
Confira as Ofertas do Supermercado Bom Preço Max e Parati Agora vão Sortear 2 Motos, validas até 30 de novembro de 2019.
8° Caminhadas na Natureza Altônia
A 8ª Caminhadas na Natureza em Altônia será realizada no próximo domingo, 1º de Setembro de 2019, no Circuito Lagoa Xambrê Comunidade Paineira II.
Feira no Mendes
Confira as Ofertas do Melhor Preço, Melhor Prazo no Supermercado Mendes em Pérola, validas até 22 de maio de 2019.
  • Voltar
  • Avancar