Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut
Verdadeira-Páscoa

A Origem da Verdadeira Páscoa

Postado Por: Nelson Lima em 26 de março de 2018.


A Origem da Verdadeira Páscoa Com Seus Símbolos e Valores

A Páscoa foi instituída no Egito para comemorar o conhecimento culminante da redenção de Israel (Êxodo 12.14). Na imagem abaixo mostra que a proteção para o livramento do anjo da morte foi alcançada pelo sangue do cordeiro colocado nos umbrais das portas.

Verdadeira Páscoa

Proteção pelo sangue do cordeiro nos umbrais das portas 

Clique no Player e Ouça a Música Cruz Vazia

A Páscoa atualmente é rodeada de muita simbologia que não corresponde ao que Deus instituiu para seu povo, veremos agora quais são os verdadeiros símbolos pascoais para o povo de Israel e o que representa pra nós hoje:

O CORDEIRO: Representava o preço da redenção e liberdade de Israel do Egito.
Hoje: O cordeiro simboliza Cristo, a libertação do pecado. (Jo 1.36) João afirmou: – “Eis o cordeiro de Deus…”

OS PÃES ÁZIMOS: Revelava a pressa com que abominariam a terra do Egito. O pão deveria ser sem fermento. A proibição baseava-se em que o fermento é um agente de decomposição e servia de símbolo da corrupção moral, e também de doutrinas falsas. Mat.16.11; Mar. 8.15
Hoje: Simbolizam a pureza. O corpo de Cristo.

AS ERVAS AMARGAS: Recordavam a opressão do Egito, a amargura do cativeiro, além de dar melhor sabor a carne adocicada do cordeiro.
Hoje: Todas as vezes que celebramos a Ceia do Senhor, relembramos o grande feito em nossa redenção feita, não mais por um cordeiro, não mais por um cativeiro físico, mas pelo próprio Filho de Deus.

O SANGUE: O sangue do cordeiro representava a expiação do pecado. Era o penhor da salvação. Êx. 13.13; I Jo. 1.7
Hoje: “O sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado” ( I Jo. 1.7). É a garantia do perdão.

A Páscoa nos Nossos Dias e Seus Símbolos

O COELHO: Houve uma substituição do CORDEIRO pelo COELHO como símbolo da fecundidade. Apareceu por volta de 1915, na França. A sua cor e sua rapidez contribuíram para o seu lugar na simbolização. Dizem que ele representa a morte e a ressurreição de Cristo pelo fato de que alguns habitam em lugares frios e nevados hibernam e só saem da toca quando chega a primavera. Sabemos que não podemos aceitar tamanha aberração, pois em toda a Bíblia encontramos o Cordeiro e não o coelho como símbolo de Cristo.

O OVO: O ovo significa o começo a origem de tudo. Quando incubado, dele sai vida, porque nele está contida vida. Em Cristo não há vida contida, pois Ele é a própria vida. João 11.25

O PEIXE: É o símbolo do Cristianismo. Dizem que, no passado, os cristãos se reuniam e faziam desenhos de um peixe para se identificarem entre si como cristãos na época da perseguição. Na semana santa comem peixe, por causa do corpo de Cristo, e substituíram a carne por peixe, mas na Páscoa judaica comiam cordeiro. Estes símbolos modernos são uma mistura de mitologia pagã com simbologia cristã paganizada. Portanto para nós esses símbolos não têm valor. (crianças rasgam os cartazes).

Para os cristãos a Páscoa tem apenas valor histórico e figurativo. O que tem sentido e valor para nós é a Ceia do Senhor.

A Páscoa bíblica, portanto, consumou-se em Cristo, que a instituiu como um novo memorial, a sua ceia, na qual o crente comemora a morte do Senhor até que Ele venha.

JESUS é o verdadeiro Cordeiro Pascal. Alegremo-nos, pois ele ressuscitou!

 

Rede Amerios Cria Ilustrações Comemorativas da Páscoa
Rede Amerios - Páscoa 2014 - 06
Celebre a Páscoa Porque Jesus Cristo Vive
Rede Amerios - Páscoa 2014 - 01
No painel as imagens da representação do jovem Henrique no teatro de Páscoa em Altônia
Rede Amerios - Páscoa 2014 - 02
Cruz vazia com os panos evidencia que Jesus foi crucificado, morto e ressuscitou
Rede Amerios - Páscoa 2014 - 03
No painel a imagem da tumba com a pedra removida
Rede Amerios - Páscoa 2014 - 04
No painel a imagem  da tumba vazia com os panos que cobriam Jesus

Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais

Dengue em Umuarama
A Divisão de Vigilância Ambiental atualizou os dados para o último boletim do ano sobre a incidência da dengue em Umuarama. A cidade fecha 2015 com 570 caso...
Ana-Nery-de-Perobal
Perobal Brilhou nos Jogos Escolares
Após vencer a fase regional dos Jogos Escolares do Paraná, disputados em Douradina e Ivaté, a equipe que representou Perobal teve como técnico o Professor S...
atletico-ivaté
Goleada do Clube Atlético Ivaté
Jogando em Herculândia, a equipe do Clube Atlético Ivaté aplicou uma fragorosa goleada na equipe do Herculândia por 5x0....
vida-enroladaq
Sua Vida está “Enrolada”?
Sua Vida está “Enrolada”? Parece que tem um “monstrinho” que vive somente para enrolar os fios do fone de ouvido do celular dentro da gaveta, bolsa, bo...



Conteúdos Relacionados

Classificados
1º-ARRAIA-IPORÃ-Id
Arraiá do Bom Preço Max em Iporã
Vem aí o Primeiro Arraiá do Bom Preço Max em Iporã. Vai ser uma grande festança em 29 de Julho, Domingo, das 18 às 22 horas. É Tudo de Graça para você e sua família.
SM-Luiz-Oferta-Maluca
Oferta Maluca do Supermercado Luiz
Confira a Oferta Maluca no Supermercado Luiz, válidas para 16 de Julho de 2018.
SM-Bom-Preço-MT-16-07-2018-Id
Sorteio da Moto no Bom Preço Max
Acelere com Bom Preço Max e Parati. Vem aí o Sorteio da Moto Honda CG 125 Fan Zero Km em 11 de Agosto. Confira as ofertas válidas até 21 de Julho nas lojas de Altônia e Iporã.
SM-Mendes-12-Jul-2018-MT-Id
Atenção Para o Preço Baixo no Mendes
No Supermercado Mendes, filiado a Rede Nova Plus, você encontra Sinal de Atenção para o Preço Baixo. Ofertas válidas até 18 de Julho de 2018. Veja também as ofertas da Quinta da Carne.
  • Voltar
  • Avancar