Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut

Sicoob: Sucesso Crédito a Pequenos Negócios

Postado Por: Nelson Lima em 4 de julho de 2020.


Segundo o SEBRAE o Sicoob Alcança Maior Índice de Sucesso na Concessão de Crédito a Pequenos Negócios

São Paulo, 29 de junho de 2020 - Pesquisa realizada pelo Sebrae, entre o fim de abril e o início de maio, demonstra que as cooperativas financeiras mantêm uma taxa de sucesso de mais de 30% na concessão de crédito para os pequenos negócios durante a pandemia do coronavírus. O índice é quase três vezes maior do que o registrado nos bancos privados (11,8%) e nos públicos (9,5%).

“Esses números demonstram que o cooperativismo está realmente preocupado com a crise econômica que o coronavírus trouxe ao País e, especificamente, aos micros, pequenos e médios empresários”, afirma Marco Aurélio Almada, presidente do Bancoob e Sicoob.

“No Sicoob, nós mantivemos uma concessão de crédito mais arrojada, pois nosso sistema opera com um grande foco: prover aos cooperados o que eles precisam de uma instituição financeira. Neste cenário, é o crédito. Justamente por isso, em períodos de crises, são os momentos em que mais crescemos, pois praticamos a justiça financeira”, explica. No segundo bimestre de 2020, o sistema liberou cerca de R$ 8,2 bilhões de crédito para PJ, ante a R$ 6,1 bilhões no mesmo período de 2019. Ou seja, a carteira cresceu 34% durante a crise do coronavírus.

Ao contrário do sistema bancário tradicional, o Sicoob adotou medidas para amenizar os impactos da pandemia no bolso dos cooperados. Por exemplo, houve redução de 0,15% a.m. nas taxas de crédito para PJ. “Ainda que não haja uma queda expressiva, nós não praticamos aumento, como foi observado entre os bancos”, conta Almada.

A principal explicação para um índice de sucesso tão alto, de acordo com o executivo, é que as cooperativas são instituições sem fins lucrativos, pertencendo ao cooperado e à comunidade em que estão inseridas. “É um bem colaborativo. Elas são formadas justamente pelo público que vai procurá-las quando necessitar e lida diretamente com os problemas e dificuldades daquela região. Tem a proximidade no relacionamento que é muito importante também”, diz o executivo.

Durante o período da pandemia, o Sicoob deu às cooperativas total liberdade para a criação de linhas de crédito próprias, que atendam melhor a cada comunidade. “O sistema bancário tradicional tem as suas diretorias concentradas em um único local, pensando estratégias para abranger, basicamente, o público dos grandes centros. No cooperativismo é diferente, porque o diretor da cooperativa é morador da região, sabe o que é necessário para que o produtor local consiga sair da crise”.

No primeiro trimestre de 2020, o Sicoob atingiu a marca de 4,7 milhões de cooperados, um número 8,5% maior do que o registrado um ano antes. Além de ser consequência da oferta de produtos e serviços com taxas muito mais acessíveis do que os encontrados no sistema bancário tradicional, parte desse crescimento se deve à associação remota, via aplicativo Sicoob Faça Parte. A ferramenta possibilita a busca por uma cooperativa e a associação ao sistema na palma da mão.

Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais

Papai Noel Percorrerá os Distritos de Umuarama
Neste Natal, as crianças que residem fora da sede de Umuarama também terão a oportunidade de receber a vista do Papai Noel....
SM-Bom-Preço-Sorteio-da-Moto-2017-ID-PA
Sorteio da Moto do Bom Preço
Na tarde de sábado, 28 de Janeiro de 2017, na Loja Centro de Altônia do Supermercado Bom Preço, foi realizado o sorteio da Moto Zero Km....

Mulheres Avançam na Engenharia
O progresso feminino na Engenharia paranaense se reflete em números. Eram 7.768 profissionais em 2010 e neste ano, são 11.647 – crescimento de quase 50%....
comanda
Perda da Comanda: Saiba seus Direitos
É comum que estabelecimentos comerciais de consumo estabeleçam multa, geralmente em valores abusivos, quando ocorre a perda ou extravio da comanda pelo client...



Conteúdos Relacionados
Crime Institucionalizado
O Crime está se Institucionalizando O crime está se institucionalizando, estão perdendo a vergonha mesmo. Como se não bastassem os acordos espúrios, as trocas de favores, contratações de paren...


Classificados
Alice é a Assistente Virtual do Sicoob
Durante o período da quarentena, o uso dos canais digitais do Sicoob cresceu 37% em quantidade de transações. A Alice é a Assistente Virtual foi lançada neste período.
Sicoob: Sucesso Crédito a Pequenos Negócios
Segundo o Sebrae o Sicoob alcança o maior índice de sucesso na concessão de crédito a pequenos negócios. Pesquisa foi realizada entre o fim de abril e o início de maio.
Prevenção ao Coronavirus no Bom Preço Max
Confira as Ofertas da Semana da Prevenção ao Coronavirus no Supermercado Bom Preço Max, válidas até 21 de Março de 2020 na lojas de Altônia e Iporã.
Vagas de Emprego em Altônia
A Agência do Trabalhador de Altônia em parceria com empresários oferecem diversas vagas em 03/03/2020 na cidade de Altônia. Confira!
  • Voltar
  • Avancar