Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut
Amerios/Iporã

Inverno Mostra a Cara

Postado Por: Caio Andrade em 9 de junho de 2012.


Inverno Mostra a Cara e Umuarama Registra Temperatura Mais Baixa do Ano

Umuarama – Faltando 11 dias para começar a estação mais fria do ano, o inverno mostrou que vai chegar com toda força. Na madrugada de ontem, Umuarama registrou a temperatura mais baixa do ano, 7 graus, assustando muitos produtores de hortaliças da região. De acordo com o Instituto Agronômico do Paraná, os municípios de São Jorge do Patrocínio, Xambrê, Umuarama, Altônia, Iporã, Mariluz, Alto Piquiri, Jesuítas, foram afetados com a geada.

O frio vai continuar nos próximos dias, porém o risco de geada na região noroeste foi descartado e os produtores podem descobrir suas hortaliças. Em comparação com o feriado as temperaturas sobem, com mínima de 11º graus e máxima de 22º graus. O risco para formação de geadas está previsto apenas nas áreas da metade sul do Paraná, principalmente. Em Umuarama, o céu continua nublado e o sol deve sair tímido em determinadas horas, mas sem previsão de chuvas.

Nas hortas próximas de Umuarama, os produtores não tiveram muitas perdas com a geada de ontem. O chuvisco que caiu próximo as 6h ajudou a diminuir o estrago. “Estamos preparadas para o clima frio. Realizamos enterramento das hortaliças e demais prevenções, para garantir a verdura diária para os Umuaramenses”, informou o produtor João Francisco.

Os produtores de gado também começam a usar a silagem para compensar a falta de pasto. Com as temperaturas frias a pastagem começa ficar escassa e o produtor tem que apelar para outras formas de alimentar os animais. Os animais precisam ser levados para outras áreas, onde ainda resta um pouco de pastagem, ou para tentar reduzir as perdas, o produtor fez silagem de milho para complementar a alimentação dos animais.

Domingo

Amanhã (10), em pontos do extremo sudoeste e sul, ainda pode formar geada de forma bem pontual ao amanhecer, embora o tempo mude ao longo do dia com previsão de chuva até a noite. Em Umuarama, segundo o serviço de meteorologia do Paraná (Simepar), o domingo terá pancadas de chuva à tarde e a temperatura fica entre a máxima de 22ºC e mínima e 13ºC.

Sensação Térmica

O frio ficou ainda mais intenso na madrugada em toda a região Sul do país. A temperatura mais baixa registrada foi de -9,2ºC em Bom Jardim da Serra, na serra catarinense. Ontem, a temperatura mínima foi de -2,5ºC. Em Urupema (SC), ventos de 20 km/h -considerados de intensidade fraca a moderada- causaram a sensação térmica de -21ºC, de acordo com o Ciram (Centro de Hidrometeorologia de Santa Catarina). Lá, a temperatura mínima registrada foi -9ºC. Segundo a prefeitura, a água congelou nas torneiras e canos chegaram a estourar em algumas casas. A cachoeira, um dos atrativos da região, também amanheceu congelada. O Rio Grande do Sul também teve a temperatura mais baixa do ano registrada até agora. O recorde de frio ocorreu na cidade de Quaraí, onde o mínimo registrado foi -6,3ºC. Ao menos dez cidades do Estado tiveram temperaturas abaixo de zero, segundo o Inmet-RS (Instituto Nacional de Meteorologia). Entre elas, estão Vacaria (-4,5ºC) e Cruz Alta (-4,3ºC). Em Porto Alegre, a temperatura mínima foi de 1,4ºC. No Paraná, a cidade de General Carneiro registrou temperatura de -0,9ºC.

Fonte: Umuarama Ilustrado

Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais
gd_250116095210_dsc0165_jpg
Delicias do Milho
Na ultima sexta feira (22) mais uma nova turma de 16 alunos concluirão o curso de "Delicias do Milho", promovido pelo Sindicato Rural em parceria com o Senar-P...
378139_10150404189170841_216169690840_8569593_1590970971_n
Ler Devia ser Proibido
Afinal de contas, ler faz muito mal às pessoas: acorda os homens para realidades impossíveis, tornando-os incapazes de suportar o mundo insosso e ordinário e...

Apresentação “Movimentando os Segredos da Alma”
A Cia de Dança IFPR Schubert apresentou no último sábado (05) o espetáculo em celebração aos seus 5 anos de existência. O espetáculo "Movimentando os se...
SM-Bom-Preço-Max-Destaque-da-Premiação-Id
Equipe Bom Preço Max Festeja Premiação
Após receber o Prêmio de Supermercado do Ano em Iporã pela Associação Comercial e Empresarial, o Bom Preço Max receberá nesta quinta-feira, 1º de Junho,...



Conteúdos Relacionados
Crime Institucionalizado
O Crime está se Institucionalizando O crime está se institucionalizando, estão perdendo a vergonha mesmo. Como se não bastassem os acordos espúrios, as trocas de favores, contratações de paren...


Classificados
Prevenção ao Coronavirus no Bom Preço Max
Confira as Ofertas da Semana da Prevenção ao Coronavirus no Supermercado Bom Preço Max, válidas até 21 de Março de 2020 na lojas de Altônia e Iporã.
Vagas de Emprego em Altônia
A Agência do Trabalhador de Altônia em parceria com empresários oferecem diversas vagas em 03/03/2020 na cidade de Altônia. Confira!
DoubleNet: Mais Velocidade Para Você
Agora os clientes da DoubleNet tem até quatro vezes mais velocidade. Quem tinha 25 MB agora tem 100 MB. Quem tinha 100 MB agora tem 400 MB.
8° Caminhadas na Natureza Altônia
A 8ª Caminhadas na Natureza em Altônia será realizada no próximo domingo, 1º de Setembro de 2019, no Circuito Lagoa Xambrê Comunidade Paineira II.
  • Voltar
  • Avancar