Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut
Amerios / Iporã

Campanha de Vacinação Paralisia Infantil

Postado Por: Mary Mauer Andrade em 14 de junho de 2012.


Sábado tem vacinação contra a paralisia infantil

A campanha de vacinação contra a paralisia infantil terá início neste sábado, dia nacional de mobilização, e se estenderá até 6 de julho. A meta do governo é imunizar mais de 14 milhões de crianças em 115 mil postos de vacinação.

Apesar do cronograma divulgado pelo Ministério, a Secretária de Saúde de São Paulo informou que no Estado a campanha ocorrerá apenas no sábado. As duas gotinhas, como dose de reforço, serão dadas a crianças menores de 5 anos, mesmo que elas já tenham sido imunizadas contra a doença.

Se as crianças tiverem febre alta ou alguma doença aguda, os pais devem conversar com os profissionais de saúde antes da vacinação, orienta o Ministério da Saúde.

A pasta reforça que, apesar de o país ter erradicado a doença, a vacinação é importante para evitar a reintrodução da poliomielite por viajantes que chegam ao Brasil. Ainda há 16 países com casos registrados da doença.

“Na República Dominicana e Haiti, houve a circulação do vírus quando se baixou a cobertura da campanha. Enquanto não houver eliminação global da doença, temos que ter uma estratégia especial, tanto vigilância epidemiológica boa quanto a manutenção da vacinação”, explica Jarbas Barbosa, secretário de vigilância em saúde da pasta.

De acordo com Barbosa, a cobertura vacinal é boa, atingindo 95% da população alvo em praticamente todos os Estados. A cobertura é mais baixa, diz ele, em alguns municípios espalhados pelo interior do Amazonas.

Mudança no calendário

A partir de agosto, a vacinação contra a poliomielite terá uma mudança, com a combinação das gotinhas com a forma injetável da vacina por ter o vírus inativo em sua composição, essa nova vacina é tida como ainda mais segura. Esse novo modelo foi anunciado no início do ano e está mantido, afirma o ministério.

Crianças que nascerem nos próximos meses já devem pegar o novo esquema vacinal. Aos dois e quatro meses de idade, a criança será vacinada com a forma injetável. Aos seis e quinze meses e no reforço anual feito no primeiro semestre de cada ano, receberá as gotinhas.

Já no segundo semestre de cada ano, haverá uma mobilização nacional para revisar as carteirinhas de vacinação das crianças e tapar eventuais buracos de imunização, explicou o ministro Alexandre Padilha (Saúde), em coletiva hoje.

A vacina oral será mantida no calendário da criança e nos reforços anuais para ampliar o alcance dessa imunização.

Isso porque, explicou Barbosa, o vírus presente na vacina cai no meio ambiente pelas fezes da criança e consegue, assim, entrar em contato com outras pessoas.

Fonte: www.parana-online.com.br

Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais
378139_10150404189170841_216169690840_8569593_1590970971_n
Ler Devia ser Proibido
Afinal de contas, ler faz muito mal às pessoas: acorda os homens para realidades impossíveis, tornando-os incapazes de suportar o mundo insosso e ordinário e...

Sicredi Inaugura Novo Espaço em Peabiru
A cidade de Peabiru, localizada na região centro-oeste do Paraná, recebeu seu primeiro espaço Sicredi....
169c40e27bbfc5251667926b86918224
Woop Sicredi
O Sicredi lança sua conta digital. O Woop Sicredi foi desenvolvido para oferecer uma solução financeira cooperativa no ambiente digital....
Sicredi-Patrocina-Campeonato-Paranaense-de-Futebol-Id
Sicredi Patrocina o Campeonato Paranaense
O Campeonato Paranaense 2017 contará mais uma vez com o patrocínio do Sicredi. Em todos os jogos, a nova marca do Sicredi estará presente nos estádios....



Conteúdos Relacionados
Crime Institucionalizado
O Crime está se Institucionalizando O crime está se institucionalizando, estão perdendo a vergonha mesmo. Como se não bastassem os acordos espúrios, as trocas de favores, contratações de paren...


Classificados
Alice é a Assistente Virtual do Sicoob
Durante o período da quarentena, o uso dos canais digitais do Sicoob cresceu 37% em quantidade de transações. A Alice é a Assistente Virtual foi lançada neste período.
Sicoob: Sucesso Crédito a Pequenos Negócios
Segundo o Sebrae o Sicoob alcança o maior índice de sucesso na concessão de crédito a pequenos negócios. Pesquisa foi realizada entre o fim de abril e o início de maio.
Prevenção ao Coronavirus no Bom Preço Max
Confira as Ofertas da Semana da Prevenção ao Coronavirus no Supermercado Bom Preço Max, válidas até 21 de Março de 2020 na lojas de Altônia e Iporã.
Vagas de Emprego em Altônia
A Agência do Trabalhador de Altônia em parceria com empresários oferecem diversas vagas em 03/03/2020 na cidade de Altônia. Confira!
  • Voltar
  • Avancar