
1.250.000 Pessoas nas Ruas em Protesto
Destaque
Mais de 1.250.000 Pessoas nas Ruas em Protesto
Mais de 1,25 milhão de pessoas participaram nesta quinta-feira (20) de protestos realizados em mais de 100 cidades brasileiras, pequenas, médias e grandes. Na maior parte dos casos, foram passeatas pacíficas, mas houve confrontos entre polícia e grupos minoritários em diversas cidades, como Rio de Janeiro, que reuniu o maior público (300 mil pessoas), e em Brasília, onde manifestantes atacaram o prédio do Itamaraty. À noite, a presidente Dilma Rousseff pediu para que todos os ministros ficassem em Brasília e convocou reunião para esta sexta (21).
Foto da Gigantesca Manifestação no Rio de Janeiro com mais de 300 mil pessoas no protesto
Foto: Marcos de Paula/Estadão
Várias cidades tiveram manifestações com dezenas e centenas de milhares de pessoas
A Ordem da Multidão aos Oportunistas: ‘Fora PT, Leva a Dilma com Você!’
Devotos da seita lulopetista resolveram pegar carona no ato de protesto que começou às cinco da tarde desta quinta-feira. Em São Paulo, tropeçaram na repulsa dos muitos milhares de manifestantes que já não suportam o espetáculo do cinismo. O que acaba de acontecer na Avenida Paulista avisa que a “onda vermelha” vai bater de frente com o mar de bandeiras do Brasil. Como a vidraça continuou fazendo de conta que é estilingue, o aviso foi ampliado pelos engajados na luta contra a corrupção: ‘Fora PT, leva a Dilma com você!’ Veja o vídeo no destaque acima ou use os dois link abaixo e assista no player de vídeo do portal o protesto contra o PT e um grupo que queimou a bandeira do PT:
Protesto Contra o PT. / Bandeira do PT é Queimada
Vários partidos foram hostilizados. Na foto acima uma bandeira do PT foi queimada.
Protestos Resultam em Dezenas de Feridos e uma Morte
Além de dezenas de feridos, a mobilização nacional registrou uma morte: em Ribeirão Preto (SP), um jovem foi atropelado por um carro que avançou sobre manifestantes e não resistiu. Em São Paulo, 100 mil pessoas ocuparam a Avenida Paulista pacificamente, mas houve confrontos isolados entre militantes de partidos, sobretudo petistas, e pessoas que se dizem sem partido.
Redução de Tarifas de Ônibus
A série de protestos em junho começou como reação ao aumento das tarifas de ônibus, metrô e trem em São Paulo e Rio. Desde o dia 3, o Movimento Passe Livre (MPL) na capital paulista convocou sete grandes atos pela revogação do aumento. No Rio, foram seis manifestações até esta quinta. Conforme os movimentos cresciam nas duas capitais, a mobilização se disseminou pelo país. Nesta semana, a demanda de redução da tarifa foi atendida por prefeitos e governadores de São Paulo, Rio e mais de dez cidades.
Protestos Pedem Fim da Corrupção
Porém, o protesto que começou com o reajuste de R$ 0,20 cresceu e ganhou outras bandeiras, como o fim da corrupção, melhorias no transporte, na saúde e na educação e os gastos excessivos com a Copa do Mundo. O ato desta quinta-feira foi mantido como comemoração da conquista. Mas, sem liderança definida nas grandes cidades, os protestos tomaram rumos diferentes, se separaram e as tentativas de diálogo com as autoridades fracassaram.
Fonte:
- Texto:
- G1
- Coluna Augusto Nunes – Revista Veja
- Vídeo: Youtube
- Fotos Internet: Marcos de Paula – Estadão / MCC – Movimento Contra Corrupção / homemculto.com
- Montagem: Rede de Portais Amerios
Compartilhe:
Comentários | Comente pelo Facebook:
Deixe uma resposta


