Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut
feiradolivroboldrin14

Tirando o Brasil da Gaveta

Postado Por: Edinaldo Silva em 5 de junho de 2013.


Tirando o Brasil da Gaveta

 Na década de 80, Rolando Boldrin, paulista de São Joaquim da Barra alegrava e emocionava as manhãs de domingo com seus causos e com as músicas de “cantado” famoso que era.

Áureos os tempos que a música expressava uma cultura polida na vivência de seus caboclos, gente simples que gosta de contar uma boa história sempre de uma forma mansa e apaixonada, gente que acredita em Deus e julga não precisar de muita coisa. Boldrin conseguiu em seus versos transparecer a dignidade e a perseverança deste caboclo que não desiste da vida: “Vou mastigando e ruminando e assim vou tocando esta vida marvada” afirmando que a força que o move é a cultura enraizada em suas veias “É que a viola fala alto no meu peito mãe” e assim nos delicia com esta poesia da vida comum.

As mídias não oferecem espaço para esta cultura brasileira porque a concorrência é muito desigual com a formatação dos valores morais que se perdem dia a dia com as avalanches de sertanejo universitário, Aché music, arrocha, fank e toda sorte de imbecilidade produzida por pessoas ousadas e que aceitem pagar o preço do sucesso rápido e a qualquer preço.

Vamos tirar o Brasil da Gaveta é um projeto idealizado por Boldrin e está resgatando o autêntico valor brasileiro com suas expressões mais variadas. Boldrin está longe da mídia, pelo menos aquela mais comercial, mas fica a lembrança e a ideia a serem pensadas, anualmente as cidades fazem grandes shows patrocinados com recursos públicos e ninguém pensou em dar oportunidade a estes verdadeiros artistas que canta o chão brasileiro com base da existência de um povo.

“Debulhar o trigo, escolher cada bago do trigo, tirar do trigo o milagre do pão e fecundar o chão” assim retrata Pena Branca e Chavantinho (in memorian) numa visão futurista de que com o bago do trigo se faz o pão cotidiano, porém é preciso plantar para o milagre da colheita se renovar.

Estas mensagens aliviam a mente cansada das lutas do dia a dia e nos faz acreditar que podemos ser melhor. Falam do trabalho, da família da fé que move cada um de nós diferente das letras de hoje que ultrajam nossas famílias oferecendo um relacionamento rápido e sem compromisso, esses conceitos modernos da vida cotidiana não pode ser cantarolado em volta de uma fogueira acompanhado por um dedilhar de violão, talvez sobre uma pequena frase de outra cantiga que enfatiza “chora viola”.

Com muita sede de cultura, um forte abraço “proces”.



Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais
master-nova-londrina
SEM de Nova Londrina Goleia em Amistoso
Seleção Brasileira de Máster venceu o amistoso frente ao Máster de Nova Londrina. O amistoso serviu para reinaugurar o Estádio Municipal de Nova Londrina....

Novo Decreto 044 /2020 de Altônia
Confira o Novo Decreto 044 /2020 de Altônia, assinado em 31/03/2020 regulamentando as atividades no município....

Festividades dos 50 Anos de Altônia
Confira as melhores fotos das programações das festividades dos 50 Anos de Altônia!...

Vagas Remanescentes na UEM Umuarama
O Campus Regional de Umuarama da UEM - Universidade Estadual de Maringá publicou em 07 de Março de 2019 o edital para o preenchimento de vagas remanescentes. ...



Conteúdos Relacionados
Governo de Iporã realiza Audiência Pública Em cumprimento a Lei Complementar nº 101/2000, administração municipal esteve realizando na manha da  sexta-feira 27 de Fevereiro 2015 no plenário J...
Crime Institucionalizado
O Crime está se Institucionalizando O crime está se institucionalizando, estão perdendo a vergonha mesmo. Como se não bastassem os acordos espúrios, as trocas de favores, contratações de paren...


Classificados
Alice é a Assistente Virtual do Sicoob
Durante o período da quarentena, o uso dos canais digitais do Sicoob cresceu 37% em quantidade de transações. A Alice é a Assistente Virtual foi lançada neste período.
Sicoob: Sucesso Crédito a Pequenos Negócios
Segundo o Sebrae o Sicoob alcança o maior índice de sucesso na concessão de crédito a pequenos negócios. Pesquisa foi realizada entre o fim de abril e o início de maio.
Prevenção ao Coronavirus no Bom Preço Max
Confira as Ofertas da Semana da Prevenção ao Coronavirus no Supermercado Bom Preço Max, válidas até 21 de Março de 2020 na lojas de Altônia e Iporã.
Vagas de Emprego em Altônia
A Agência do Trabalhador de Altônia em parceria com empresários oferecem diversas vagas em 03/03/2020 na cidade de Altônia. Confira!
  • Voltar
  • Avancar