Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut
Thamires-Ratti-Estacionamentos-id

Responsabilização em Estacionamentos

Postado Por: Thamires Ratti em 7 de junho de 2016.


A Ineficácia das Placas de Não Responsabilização em Estacionamentos

É comum se deparar com placas em estacionamentos contendo dizeres como “Não nos responsabilizamos por objetos deixados no interior do veículo”.

Após ler “o aviso” o cliente dá uma olhada no interior de seu veículo, verificando se ão deixou nada de valor, e segue seu caminho.

Porém, essas placas não tem valor algum. Elas não eximem o proprietário do estacionamento da responsabilidade pelos veículos deixados sob seu cuidado.

Thamires Ratti - Estacionamentos - id

O Superior Tribunal de Justiça pacificou seu entendimento com a Súmula 130, que precê: “A empresa responde, perante o cliente, pela reparação de dano ou furto de veículo ocorridos em seu estacionamento”.

O Estabelecimento é objetivamente responsável – seja ele supermercado, shopping, ou qualquer outro estabelecimento que forneça o serviço de guarda de veículos, pago ou não –  terá o dever de reparação proporcional ao prejuízo que o cliente sofrer.

Entende-se que, no caso dos estacionamentos privados, uma vez que há um custo para que o cliente possa utilizá-los, o dever de proteção do veículo é indispensável.

Por sua vez, no caso dos estacionamentos de estabelecimentos comerciais, em sua maioria oferecidos como cortesia, parte-se do pressuposto de que se uma empresa oferece o serviço, este deve ser plenamente executado. Basta que o proprietário se coloque na posição de garantidor do veículo, por murar ou gradear o local ou ainda por colocar vigilantes, porteiros etc.

Logo, se a guarda aos veículos é falha, o estabelecimento é responsável por indenizar o cliente prejudicado.

Portanto, avisos como “não nos responsabilizamos pelo veículo ou pelos objetos deixados no veículo”, chamados pelo Direito de cláusulas de não-indenizar, não são admitidos como lícitos.



Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais
1º-ARRAIA-IPORÃ-Cobertura-Id
Grande Sucesso no Arraiá de Iporã
Milhares de pessoas participaram da maior festa caipira da região. Pela primeira vez Iporã festejou o Arraiá do Bom Preço Max, com a tradição de oferecer ...

Sicredi Show Rural
O Sicredi estará presente no Show Rural Coopavel, que ocorre entre os dias 4 e 8 de fevereiro em Cascavel, considerada a capital do Oeste do Paraná, e disponi...
gd_250116095210_dsc0165_jpg
Delicias do Milho
Na ultima sexta feira (22) mais uma nova turma de 16 alunos concluirão o curso de "Delicias do Milho", promovido pelo Sindicato Rural em parceria com o Senar-P...
Comitê
Sicredi Promove o Empoderamento Feminino
Sicredi reúne mais de 1.400 associadas em Palotina para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Elas participaram também do lançamento do Comitê da Mulher ...



Conteúdos Relacionados
Governo de Iporã realiza Audiência Pública Em cumprimento a Lei Complementar nº 101/2000, administração municipal esteve realizando na manha da  sexta-feira 27 de Fevereiro 2015 no plenário J...
Crime Institucionalizado
O Crime está se Institucionalizando O crime está se institucionalizando, estão perdendo a vergonha mesmo. Como se não bastassem os acordos espúrios, as trocas de favores, contratações de paren...


Classificados
Super Saldão no Bom Preço Max
Confira as Ofertas do Super Saldão no Supermercado Bom Preço Max, validas até 18 de Janeiro de 2020.
Vagas de Emprego em Altônia
A Agência do Trabalhador de Altônia em parceria com empresários oferecem diversas vagas em 08/01/2020 na cidade de Altônia. Confira!
8° Caminhadas na Natureza Altônia
A 8ª Caminhadas na Natureza em Altônia será realizada no próximo domingo, 1º de Setembro de 2019, no Circuito Lagoa Xambrê Comunidade Paineira II.
Feira no Mendes
Confira as Ofertas do Melhor Preço, Melhor Prazo no Supermercado Mendes em Pérola, validas até 22 de maio de 2019.
  • Voltar
  • Avancar