Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut
Semana-do-Meio-Ambiente

Semana do Meio Ambiente

Postado Por: Claudio Palozi em 11 de junho de 2012.


Semana do Meio Ambiente

A comunidade científica analisa as agressões ambientais que o homem comete, se preocupa com o futuro da humanidade, se agita com o desequilíbrio ecológico e o comprometimento da vida no mundo. Estuda incessantemente, alternativas que possibilitam a conscientização dos povos para diminuir impactos ao meio ambiente e os agravantes prejuízos irreparáveis à vida de todos os seres.

Muitas atividades aconteceram nessa semana em vários municípios para lembrar em (05/06), o Dia Mundial do Meio Ambiente. Os Estados lançaram programas de recuperação ambiental e fizeram avaliações para melhorar suas metas de conservação, enquanto nosso País se prepara para receber delegações de mais de cem Nações, que virão ao Rio de Janeiro para participar da RIO+20, conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável em nosso Planeta.

Simultaneamente, cerca de 300 especialistas ambientais estudam há três anos, uma edição do Panorama Ambiental Global (GEO-5) e finalizam, há duas semanas antes da Rio+20, uma avaliação de metas já acordadas em nível internacional e a real situação do meio ambiente em relação ao estado da água, terra, atmosfera e biodiversidade. Relatam também, as principais políticas de sucesso potencializadas por vários países, inclusive o Brasil, visando auxiliar numa economia verde, eficiente em recursos e com baixa emissão de gases tóxicos.

Nesse balanço é possível visualizar avanços e perdas, possibilitando uma análise científica compreensiva, mapeando a extensão das pressões ambientais que o planeta enfrenta, sejam: pelo crescimento populacional; urbanização irregular e desorganizada; produção primária; industrialização; e consumo desordenado. Tudo isso mal gerenciado, acelera a degradação ambiental e diminui a qualidade de vida.

Enquanto por aqui, as Regionais da SEAB e EMATER elaboram um planejamento com APL – Arranjo Produtivo Local, visando aumentar a renda dos proprietários rurais na região do Território Rural Entre Rios, com implantação de lavouras de eucaliptos, financiada pelo Banco do Brasil através da linha ABC – Agricultura de Baixo Carbono. Além de melhorar o aspecto ambiental, vai proporcionar à indústria moveleira redução no custo da matéria-prima, já que atualmente, esse produto é encontrado longe da nossa região.

O CORIPA, em parceria com o ICMbio se relacionam com uma ONG da Suíça, com objetivo de implantar um programa de Crédito Ecológico, que visa apoiar financeiramente os proprietários rurais que possuem áreas de terras no entorno do Parque Nacional de Ilha Grande para implantação de atividades florestais consorciadas com pecuária.

Enquanto a revisão do Código Florestal Brasileiro não se conclui, a sociedade organizada se atenta em buscar inspirações que visam proteção dos biomas, principalmente das florestas, garantindo sanidade ao pulmão da Terra que proporciona oxigênio de qualidade ao abastecer os seres humanos que precisam inspirar ar puro.



Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais

Vagas Remanescentes na UEM Umuarama
O Campus Regional de Umuarama da UEM - Universidade Estadual de Maringá publicou em 07 de Março de 2019 o edital para o preenchimento de vagas remanescentes. ...

O Boticário tem Novo Endereço em Altônia
A loja O Boticário completou 10 Anos em Altônia e agora está com novo endereço. Confira as fotos da inauguração em 29 de Novembro de 2018....

Chineses Tentam Dirigir Carro com a Mente
Chineses Tentam Dirigir Carro com a Mente  Volvo, Mercedes-Benz e Tesla são os fabricantes de automóveis que mais têm investido em tecnologia e em sistem...

Mercado Prevê Queda 3,5% do PIB
Para a inflação, expectativa é de mais avanço, fechando o ano em 10,44%. Previsão para juros subiu em 2016 e estimativa para investimento caiu....



Conteúdos Relacionados
Exército e Prefeitura realizarão ação social no Centro da Juventude Em parceria com a Prefeitura, militares do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado de Apucarana que desenvolvem a Operação Á...


Classificados
Quarta Maluca do Supermercado Luiz
Confira as ofertas da Quarta Maluca do Supermercado Luiz, válida para 17 de Abril de 2019.
Páscoa, Ela Chegou no Bom Preço Max
Páscoa, Ela Chegou no Bom Preço Max. Confira as Ofertas válidas até 20 de abril de 2019 nas lojas de Altônia e Iporã.
Quinta das Carnes no Mendes
Confira as Ofertas Preço Bom é Aqui no Supermercado Mendes em Pérola, validas até 17 de abril de 2019.
Vagas de Emprego em Altônia
A Agência do Trabalhador de Altônia em parceria com empresários oferecem diversas vagas em 11/04/2019 na cidade de Altônia. Confira!
  • Voltar
  • Avancar