Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut
comanda

Perda da Comanda: Saiba seus Direitos

Postado Por: Thamires Ratti em 9 de novembro de 2016.


Perda da Comanda: Saiba seus Direitos 

É comum que estabelecimentos comerciais de consumo estabeleçam multa, geralmente em valores abusivos, quando ocorre a perda ou extravio da comanda pelo cliente. Porém, o Código de Defesa do Consumidor considera essa prática ilegal e abusiva, porque o estabelecimento comercial não pode transferir ao consumidor a responsabilidade pelo controle de suas vendas.

Cabe unicamente ao comerciante ter controle sobre o que a clientela consome, não devendo esta ser responsabilizada pela dúvida sobre o quanto consumiu e muito menos ser obrigada a pagar valores abusivos. Caso seja o cliente obrigado a pagar o valor pela perda da comanda, este deve imediatamente procurar seu advogado, para reaver em dobro o valor cobrado indevidamente.

O consumidor deve exigir do comerciante e emissão de nota fiscal especificando a que se referem os valores cobrados, para que sirva de prova em eventual processo judicial.  Por fim, é importante mencionar que a gorjeta do garçom NÃO É OBRIGATÓRIA, mesmo que ela esteja embutida no valor total da conta, o consumidor pode optar por não pagar, sem sentir-se constrangido!

 Fique atento aos seus direitos! Evite sofrer abusos! Fale com seu advogado.



Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais
Cresol-Entrega-das-Casas-Rurais-Id
Cresol Entrega Casas Rurais em Altônia
A direção da Cooperativa de Crédito Rural – Cresol Cascavel, Unidade de Altônia, realizou a entrega das Casas Rurais do PNHR – Plano Nacional de Habita...
Coluna-Esportes-Id5
Toque de Bola com Carlos Rodrigues
Confira na Coluna de Esportes o Toque de Bola com Carlos Rodrigues. Fique por dentro das notícias, resultados, agenda e comentários do futebol regional e naci...
Iporã-Inauguração-da-Escola-Destaque-Id01
Escola Professora Geni Giordana em Iporã
A Prefeitura Municipal de Iporã inaugurou a nova instituição de ensino público do município, a Escola Professora Geni Aparecida Giordano....
Iporã-Faculdade
Iporã Ganha Faculdade
A Administração Municipal anunciou oficialmente na última semana, a instalação da Faculdade de Iporã (FIP) para o ano de 2016. A universidade utilizará a...



Conteúdos Relacionados

Classificados
SM-Bom-Preço-Presença-na-Feicalt-ID1
Confira Ofertas do Sucesso da FEICALT
A 4ª FEICALT, que contou com a presença do Bom Preço Max, foi um grande sucesso. Confira as ofertas do pós Feira, validas até 23 de Setembro de 2017, nas lojas de Altônia e Iporã.
SM-Luiz-Terça-Maluca-Id
Oferta Maluca do Supermercado Luiz
Confira as ofertas da Terça Maluca do Supermercado Luiz, válidas para 19 de Setembro de 2017.
Feicalt-Altônia-Faz-Id2
Grande Sucesso na 4ª FEICALT
Com o tema Altônia Faz, será realizada a quarta edição da FEICALT - Feira de Indústria Comércio e Serviços de Altônia. Serão três dias de exposição no Centro Esportivo Paulo Vatanabe Junior.
SM-Mendes-Feira-no-Mendes-Id
Feira e Setembrão da Economia no Mendes
Confira o Setembrão da Economia do Supermercado Mendes, ligado à Rede Nova Plus. Ofertas válidas até 20 de Setembro de 2017. Veja também ofertas da Feira no Mendes.
  • Voltar
  • Avancar