Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut
comanda

Perda da Comanda: Saiba seus Direitos

Postado Por: Thamires Ratti em 9 de novembro de 2016.


Perda da Comanda: Saiba seus Direitos 

É comum que estabelecimentos comerciais de consumo estabeleçam multa, geralmente em valores abusivos, quando ocorre a perda ou extravio da comanda pelo cliente. Porém, o Código de Defesa do Consumidor considera essa prática ilegal e abusiva, porque o estabelecimento comercial não pode transferir ao consumidor a responsabilidade pelo controle de suas vendas.

Cabe unicamente ao comerciante ter controle sobre o que a clientela consome, não devendo esta ser responsabilizada pela dúvida sobre o quanto consumiu e muito menos ser obrigada a pagar valores abusivos. Caso seja o cliente obrigado a pagar o valor pela perda da comanda, este deve imediatamente procurar seu advogado, para reaver em dobro o valor cobrado indevidamente.

O consumidor deve exigir do comerciante e emissão de nota fiscal especificando a que se referem os valores cobrados, para que sirva de prova em eventual processo judicial.  Por fim, é importante mencionar que a gorjeta do garçom NÃO É OBRIGATÓRIA, mesmo que ela esteja embutida no valor total da conta, o consumidor pode optar por não pagar, sem sentir-se constrangido!

 Fique atento aos seus direitos! Evite sofrer abusos! Fale com seu advogado.



Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais

Emprego Temporário
Dezenas de trabalhadores que estavam desempregados vão atuar na colheita de maçã, no Rio Grande do Sul. Em parceria com a Agência do Trabalhador de Umuarama...
Matéria-Curso-de-Tambores-Rafael-Guerrero-Foto-01-Id
Sucesso no Curso de Três Tambores em Altônia
No final de semana de 03 e 04 de Junho de 2017 foi realizado o Curso Direcionado de Três Tambores, uma das modalidades do universo equestre....

Professora da IFPR Publica Livro
A professora Máriam Trierveiler Pereira publicou no início desse mês o livro "Indicador de Qualidade Socioambiental Urbana: IQSAU", pela Editora Livro Rápid...
Coluna-Paternidade-de-Deus-Sem-Registro-Id
5,5 Milhões de Crianças Sem Pai no Registro
O Brasil tem 5,5 milhões de crianças sem pai no registro. Os dados foram levantados pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ com base no Censo Escolar de 2011...



Conteúdos Relacionados


Classificados
SM-Luiz-Oferta-Maluca
Oferta Maluca do Supermercado Luiz
Confira as Ofertas da Quarta Maluca no Supermercado Luiz, válidas para 20 de Junho de 2018.
SM-Mendes-14-Jun-2018-MT-Id4
Precinho Campeão no Supermercado Mendes
Confira o folheto Seleção Precinho Campeão do Supermercado Mendes, filiado à Rede Nova Plus, válido até 20 de Junho de 2018.
SM-Bom-Preço-MT-18-06-2018-Id
Arraiá Bom Preço: Obrigado Altônia e Região
Confira as ofertas do Supermercado Bom Preço Max, válidas até 23 de Junho nas lojas de Altônia e Iporã. Obrigado Altônia e Região pela maravilhosa participação no Terceiro Arraiá.
Agência-Trabalhador-Vagas-Id3
Empregos em Altônia
A Agência do Trabalhador de Altônia em parceria com empresários oferecem diversas vagas em 19/06/2018 na cidade de Altônia. Confira!
  • Voltar
  • Avancar