Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut
religXigreja

O Grito de Protesto da Igreja

Postado Por: Edinaldo Silva em 30 de outubro de 2012.


O Grito de Protesto da Igreja

A Reforma Protestante foi um movimento iniciado no século XVI, na Alemanha, contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica. A transformação econômica e cultural na Europa faz com que a força e o prestígio da igreja declinem, os cristãos nesta época tinham como referência a autoridade do papa.

No início da idade moderna alguns cristãos passaram a protestar contra o que consideravam abuso da autoridade papal. Alguns deixam de obedecer ao papa e separam da Igreja Católica Romana.

As principais causas da Reforma Protestante era o luxo da igreja, porque enquanto pregavam a pobreza e simplicidade, membros do clero viviam no meio de grandes riquezas. A igreja condenava a usura, empréstimo a juros, isso prejudicava a burguesia que estava em grande expansão. A simonia, ou seja, venda de relíquias sagradas e cargos eclesiásticos, além da venda de indulgências, o perdão dos pecados através de pagamento em dinheiro.

Esta reforma se deu iniciada pelo monge Martinho Lutero, e o maior impulso se deu pela construção da Basílica de São Pedro, o papa Leão X ordenou a venda das indulgências como forma de angariar recursos para sua construção.

Lutero não aceitou sobre hipótese alguma a absolvição do pecado por meio de pagamento. Assim escreveu suas 95 teses onde defendia a missa deveria ser falada e ensinada na língua conhecida e que o perdão fosse da forma em que a bíblia prega, ou seja, pela graça de Deus através da pessoa de Jesus Cristo.

Uma de suas teses diz: “Eis um exemplo: Por que o papa não tira duma só vez todas as almas do purgatório, movido por santíssima caridade e em face da mais premente necessidade das almas, que seria justíssimo motivo para tanto, quando em troca de vil dinheiro para a construção da catedral de S. Pedro, livra um sem número de almas, logo por motivo bastante Insignificante?”

Assim o protestantismo é comemorado no sentido de que a palavra de Deus, a bíblia, não deve ser deixada em segundo plano. Para os cristãos evangélicos a bíblia é a palavra de Deus e única regra de regra de fé e prática para suas vidas. Em sua base está a decisão de aceitar somente a Cristo, somente as escituras, somente a graça, somente a fé e a glória somente a Deus.

A história mostra que o governo tem tentado se apoderar da igreja e que em algum momento a própria igreja quis se beneficiar dos benefícios oferecidos pelo estado, notadamente isso não deu certo porque os objetivos de ambos são paralelos. Enquanto o estado busca dotar os seus cidadãos dos bens de necessidade básica a igreja cuida da alma e do espírito dos seus fieis.

Na história o próprio Deus tem zelado pela sua palavra e homens e mulheres compromissados com esta palavra tem mudado o rumo de suas vidas e não tem se calado quando tentam deturpar a verdade.

A reforma protestante não é embate contra essa ou aquela denominação religiosa e sim o povo de Deus buscando viver a plenitude da sua vontade. A alegria de quem tem uma experiência concreta com o Deus, o sentimento de estar salva garantida pelo sacrifício de Jesus Cristo expresso com todas as letras na bíblia, essa é a plenitude deste dia.

Assim como os reformadores no passado lutaram para que a mensagem nas igrejas tivessem respaldo na bíblia e que todos soubessem que a salvação é pela graça e não por penitencias, esmolas ou sacrifícios humanos os protestantes continuam a defender a bandeira da salvação através do sacrifício de Jesus o Cristo.

Espero que a curiosidade sobre este tema faça você ler as teses dos reformadores e principalmente a bíblia para que chegue a plenitude do conhecimento da palavra de Deus deixando para traz a sua “religiosidade”.



Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais

Sicredi Encerra Campanha Institucional de 2018
Sicredi encerra 2018 com chave de ouro. Fechando a campanha institucional de 2018, com filmes de Natal e Réveillon....
copa-foster
Classificação Copa Foster Premium
Veja agora como está a Classificação Copa Foster Premium em Casa Branca sendo liderada pela equipe Guarani B. Esta e outras matérias sobre o futebol regiona...
fUTEBOL
Toque de Bola – Carlos Rodrigues
Confira a Coluna de Esportes de Carlos Rodrigues com informações sobre o Futebol regional....
Times-em-Destaque-4-Toque-de-Bola-Id
Toque de Bola Diferente e Melhor
O Colunista Carlos Rodrigues reforça seu compromisso de acompanhar e comentar o Futebol Regional. Que em 2018 o Toque de Bola seja diferente e ainda melhor....



Conteúdos Relacionados
Exército e Prefeitura realizarão ação social no Centro da Juventude Em parceria com a Prefeitura, militares do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado de Apucarana que desenvolvem a Operação Á...


Classificados
Alice é a Assistente Virtual do Sicoob
Durante o período da quarentena, o uso dos canais digitais do Sicoob cresceu 37% em quantidade de transações. A Alice é a Assistente Virtual foi lançada neste período.
Sicoob: Sucesso Crédito a Pequenos Negócios
Segundo o Sebrae o Sicoob alcança o maior índice de sucesso na concessão de crédito a pequenos negócios. Pesquisa foi realizada entre o fim de abril e o início de maio.
Sicoob Disponibiliza Prorrogação de Dívidas
O Sicoob Arenito iniciou a prorrogação das parcelas referentes as dívidas de micro e pequenas empresas. Estas parcelas serão migradas para o final do cronograma de pagamentos.
Prevenção ao Coronavirus no Bom Preço Max
Confira as Ofertas da Semana da Prevenção ao Coronavirus no Supermercado Bom Preço Max, válidas até 21 de Março de 2020 na lojas de Altônia e Iporã.
  • Voltar
  • Avancar