Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut
Movimento-Paraná-Contra-Corrupção

Movimento Paraná Contra a Corrupção

Postado Por: Wagner Kiyoshi em 10 de agosto de 2012.


Movimento Paraná Contra a Corrupção

Passamos por um período em que um assunto ganha grande relevância e destaque – corrupção. Primeiramente, em virtude da aproximação das eleições municipais, em que o contato da comunidade com os políticos é maior, permitindo mais cobrança e fiscalização. Em segundo lugar, escândalos repetidos, como o que vem sendo submetido ao julgamento histórico – conhecido como mensalão – trazem a necessidade de discussão sobre de que forma contribuímos para o aumento ou manutenção da corrupção.

Muitos de nós atacamos os políticos, afirmando que todos são desonestos, sem perceber que, em verdade, os atos praticados pelos mesmos, são repetições, em menor ou maior grau, de condutas que praticamos diariamente.

Quantas pessoas ao receber troco de um pagamento de um lanche e perceber que obtiveram mais que o devido não restituem o valor? Quantos acham normal pagar para um garçom para furar a fila de um restaurante ou receber melhor atendimento em um rodízio? Quantos utilizam indevidamente carteiras de estudante ou estacionam em vagas destinadas a idosos ou portadores de deficiência?

Será que tais condutas diferem das praticadas por nossos políticos? Certamente que não! A diferença é apenas de tamanho, de oportunidade que cada um teve para se beneficiar em prejuízo de terceiros, mas o desvalor, a reprovabilidade, está em todas elas. Em quaisquer dos atos citados o particular visa atender um interesse particular de maneira imediata, causando prejuízo a outras pessoas, determinadas ou não, muitas vezes sem pensar nas consequências danosas causadas.

Portanto, se queremos que nossos políticos ajam com honestidade, primeiramente devemos nós mesmos agir de maneira correta, entendendo que para viver em uma sociedade melhor é preciso começar com os pequenos atos, demonstrando que desvios não são tolerados, ainda que pequenos.

Deste modo, contribuiremos para uma sociedade melhor e teremos a consciência tranquila para, sem hipocrisia, cobrar que nossos representantes, especialmente vereadores e prefeitos, atuem sempre respeitando as leis e a moralidade.

Marcelo Bruno Marques

Promotor Substituto da Comarca de Umuarama



Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais

Sicredi Recebe Comitiva Chinesa
Liderada pelo presidente do Qinghai Branch of Agricultural Development Bank, delegacão conheceu sede do Sicredi na Av. Paulista....

Dia de Negócios Sicredi
Com o objetivo de oferecer aos associados mais praticidade e conveniência para fazerem seus negócios, as Agências Sicredi promoveram o Dia de Negócios....
Douglas-Alberto-Coaching-05-A-Id
Resignificar e Viver Melhor!
Quando você se permite enxergar além do que os olhos veem, está escrevendo uma nova história. Comece agora a construir um futuro novo pra você....
Coluna-Esportes-Id5
Toque de Bola com Carlos Rodrigues
Confira na Coluna de Esportes o Toque de Bola com Carlos Rodrigues. Fique por dentro das notícias, resultados, agenda e comentários do futebol regional e naci...



Conteúdos Relacionados
Exército e Prefeitura realizarão ação social no Centro da Juventude Em parceria com a Prefeitura, militares do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado de Apucarana que desenvolvem a Operação Á...


Classificados
Prevenção ao Coronavirus no Bom Preço Max
Confira as Ofertas da Semana da Prevenção ao Coronavirus no Supermercado Bom Preço Max, válidas até 21 de Março de 2020 na lojas de Altônia e Iporã.
Vagas de Emprego em Altônia
A Agência do Trabalhador de Altônia em parceria com empresários oferecem diversas vagas em 03/03/2020 na cidade de Altônia. Confira!
DoubleNet: Mais Velocidade Para Você
Agora os clientes da DoubleNet tem até quatro vezes mais velocidade. Quem tinha 25 MB agora tem 100 MB. Quem tinha 100 MB agora tem 400 MB.
8° Caminhadas na Natureza Altônia
A 8ª Caminhadas na Natureza em Altônia será realizada no próximo domingo, 1º de Setembro de 2019, no Circuito Lagoa Xambrê Comunidade Paineira II.
  • Voltar
  • Avancar