Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut
Protesto Contra a Corrupção 022

Frio e Garoa na Escuridão

Postado Por: Edinaldo Silva em 1 de novembro de 2013.


Frio e Garoa na Escuridão

Definitivamente temos de acreditar que o Brasil está mudando. Já não assusta mais os escândalos de corrupção e roubalheira do dinheiro público, isso porque bem ou mal as coisas estão sendo “achadas”. Poucos ainda se preocupam e participam da vida pública brasileira com o verdadeiro olhar de um cidadão.

Se as manifestações muitas das vezes não têm nada a ver no contexto ou no tempo de que tudo acontece, por outro lado se aprende a fazer isso de forma correta e com conteúdo, melhor que tenha.

O mais recente escândalos ocorridos na maior cidade, no estado mais importante deste país deixa cada um entristecido com o que são capazes de fazer com a coisa pública. O Estado brasileiro é inoperante e impotente por causa de seus componentes que não podem ver o tilintar dos “trinta dinheiros” já se coloca como serviçal dos que por vontade do povo governam.

A situação foi descoberta pela ação da CGM – Controladoria Geral do Município, uma instância de controle que deveria se inerente a vontade do executivo para funcionar, é comum ver como primeira ação de um novo governo a extinção deste órgão. Claramente uma evidência de que este governo não quer ser investigado ou tudo será feito do seu jeito e não no moldes da justiça.

O que tem deixado um sinal no final do túnel é que estamos conseguindo o nome dos “bois”, o que já é um avanço. O processo de dilapidação do dinheiro público tem um caminho já é conhecido, precisa apenas de ação jurídica para que a lei seja cumprida.

Nos escalões públicos temos os eleitos pelo povo: executivos e legislativos até aqui tudo dentro da ordem normal de uma democracia, começa a se perder quando estes eleitos ganham fórum privilegiado, podem indicar quem serão contratados e aqui entram contratos de trabalho, de prestação de serviço, de mão de obra, emendas parlamentares, prioridade de obras, o que comprar e de quem comprar. Toda esta estrutura se acaba quando os mandatários políticos tomam posse da chave do cofre, aí já não resta mais lamentar.

Se a lei impede de fazer alguma coisa é só chamar “todo mundo” e logo teremos uma lei novinha proposta pelo executivo. Os servidores de carreira são mera massa de manobra, quem ficar aliado ganham suas benesses e até a possibilidade de ver seus familiares inclusos na lista de servidores depois dos concursos públicos realizados. E não adianta reclamar, ficará um tempo impugnado e logo conseguirão os votos para que tudo seja declarado legítimo, uma afronta.

As licitações claramente são maquiadas e direcionadas, mas como tem alguém que dificulta há outros que estudam para poder burlar. Vejam nas cidades, principalmente aquelas longe das capitais, ela tem sempre um assessor da capital pronto a dar as dicas de como e quem faz, lógico que isso custara caro por uma assessoria sem fala que os legislativos já contam com um escritório que oferecem estes serviços.

O servidor que dá a autorização para isto ou aquilo geralmente são de carreira, porém seus chefes são de confiança. Simplesmente um manda e o outro obedece e com o passar do tempo é comum, não que aprove, pedir parte do que os outros levam sem compromisso nenhum. Há sempre alguém precisando mais do que o outro e se for amigo as coisas tendem a fluir mais rapidamente. Olhe dentro das estruturas públicas, há sempre alguém intermediando os assuntos mais importantes e geralmente são nomeados pelo chefe mor.

Não é difícil encontrar falhas nas administrações públicas, o difícil é punir exemplarmente e ter o que foi roubado de volta. É nesta situação cômoda que a maioria se apega a certeza da impunidade, mas acredito que isto está mudando porque nós não suportamos mais isto.

Forte e honesto abraço.



Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais

Mês de Aniversário do Depósito Aliança
Confira as Super Ofertas de Aniversário do Depósito Aliança válidas até 02 de Março de 2019....

Chineses Tentam Dirigir Carro com a Mente
Chineses Tentam Dirigir Carro com a Mente  Volvo, Mercedes-Benz e Tesla são os fabricantes de automóveis que mais têm investido em tecnologia e em sistem...

Cerimônia Homenageia Servidores Aposentados
Nesta sexta-feira, servidores municipais que se aposentaram em 2015, bem como pensionistas, foram homenageados pelo prefeito Moacir Silva com um café no anfite...

Assembleia Cresol em Cascavel
Foi realizada em 27 de Fevereiro em Cascavel a Assembleia Geral Ordinária 2019 da Cresol, concluindo o calendário de pré-assembleias de prestação de contas...



Conteúdos Relacionados
Exército e Prefeitura realizarão ação social no Centro da Juventude Em parceria com a Prefeitura, militares do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado de Apucarana que desenvolvem a Operação Á...


Classificados
Alice é a Assistente Virtual do Sicoob
Durante o período da quarentena, o uso dos canais digitais do Sicoob cresceu 37% em quantidade de transações. A Alice é a Assistente Virtual foi lançada neste período.
Sicoob: Sucesso Crédito a Pequenos Negócios
Segundo o Sebrae o Sicoob alcança o maior índice de sucesso na concessão de crédito a pequenos negócios. Pesquisa foi realizada entre o fim de abril e o início de maio.
Sicoob Disponibiliza Prorrogação de Dívidas
O Sicoob Arenito iniciou a prorrogação das parcelas referentes as dívidas de micro e pequenas empresas. Estas parcelas serão migradas para o final do cronograma de pagamentos.
Prevenção ao Coronavirus no Bom Preço Max
Confira as Ofertas da Semana da Prevenção ao Coronavirus no Supermercado Bom Preço Max, válidas até 21 de Março de 2020 na lojas de Altônia e Iporã.
  • Voltar
  • Avancar