Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut
Erick-Xavier-Felicidade-Interna-Bruta

Felicidade Interna Bruta

Postado Por: Erick Xavier em 27 de agosto de 2012.


Felicidade Interna Bruta

“Quem não sabe para onde vai, não chega a lugar nenhum” disse alguém. Seja em sua vida profissional ou na vida pessoal, planejar é preciso. Conheço pessoas que não fizeram planos para sua vida e que depois se vêem infelizes no trono de um apartamento com a boca escancarada cheia de dentes esperando a morte chegar. “Como eu vim parar aqui? Era isso que eu queria para mim?” pensam elas. Escolhas tem conseqüências e escolhas são feitas todos os dias e em todos os minutos. As suas escolhas o levaram inevitavelmente à uma reação em cadeia de eventos casuais e aleatórios que o trouxeram a exatamente este instante em que você lê esta pergunta: você está feliz agora?

Alguém disse “cuide dos meios que o fim cuidará de si mesmo”. Conheço pessoas que poucos planos fizeram para sua vida e que hoje se encontram felizes e realizadas com suas conquistas e com a vida que levam, principalmente porque tiveram sabedoria para fazer as escolhas certas.

Além de planejar a vida, é preciso vivê-la. A maioria de nós não dá a real importância ao tempo presente. Vivem no passado remoendo recordações tristes que ainda deixam mágoa e rancor ou revivendo lembranças alegres de uma época em que “éramos felizes e não sabíamos”.

É curioso como colocamos a felicidade onde não estamos e em coisas que não temos. Serei feliz quando eu emagrecer, ou quando eu for rico, quando eu casar ou até quando eu ficar solteiro. “Serei feliz quando eu for embora daqui” e logo depois “serei feliz quando eu voltar para lá.”

Tomados por ansiedade ou medo, insistimos em viver no futuro, em um dia em que alcançaremos o tão sonhado objeto fonte de felicidade e esquecemos que somente o que fazemos agora é o que realmente importa.

Planejar é preciso, mas viver também é preciso. Visitar o passado, recordar das alegrias, aprender com suas lições e voltar ao presente. Visitar o futuro, fazer metas e objetivos práticos e agir no presente. Inclusive comemorar cada etapa alcançada como uma conquista plena.

Futuro e passado são ilusão. Peças pregadas por nossa complexa mente em um véu de penumbra que pode nos ofuscar para o que realmente importa: o Agora.

“Se não agora então quando?” Só agora fazemos escolhas, só agora podemos agir, só agora podemos fazer a diferença, só agora podemos ser felizes. Não ontem ou amanhã e nem daqui dez anos.

Parece tão simples falar, mas é tão difícil praticar. Fundamentalmente esta forma de pensar ausente do Agora é uma questão cultural. Conquistas, guerras, o progresso da sociedade, o avanço da tecnologia dependem da insuportável insatisfação do homem com o Agora. Querer mais, conquistar mais, crescer mais em um ciclo vicioso onde não importa o quanto você tenha, a felicidade e a satisfação nunca estarão lá, obrigando-o a querer mais, conquistar mais e crescer mais.

E por ser uma questão cultural é que há esperança. Não é algo inerente do homem e nem todas as culturas pensam assim. Inclusive algumas chegam ao extremo de há séculos estarem estagnadas no mesmo ponto. Sociedades em equilíbrio dinâmico que atingiram o seu ápice dentro daquilo que elas entendem ser suficiente para atender suas necessidades. Primitivas? Depende do que você entende por “primitivo”.

O Butão é um país que viveu isolado durante séculos. O terreno acidentado e o acesso difícil ajudaram este povo a preservar a harmonia e suas tradições. É um lugar de gente simples onde a maioria vive no campo e trabalha na terra. Lá as idéias convencionais de desenvolvimento não são aplicadas. Lá o parâmetro de desenvolvimento é medido não pelo Produto Interno Bruto (PIB), que mede quantidade, mas pela Felicidade Interna Bruta (FIB), que mede qualidade. O país tem fome zero, analfabetismo zero, índices de violência insignificantes e nenhum mendigo nas ruas. Não há registro de corrupção administrativa e o povo adora o rei.

Se a busca pela felicidade para uma sociedade sustentável lhe soa piegas demais, troque esta palavra com “f” por “qualidade de vida”.

Diante de tanta tragédia e miséria, sei que não é uma busca fácil, mas pode ser que a felicidade não esteja no final, mas em cada pequeno momento que acontece agora.



Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais
Jornal-O-Popular-28-Out-2017-Id
Jornal O Popular – 28-Outubro/2017
Confira a edição especial de 28 de Outubro do Jornal O Popular, editado pelo comunicador Gilmar Gil na cidade de Iporã-PR. Com 16 páginas traz os detalhes e...

Sicredi Atinge 4 milhões de Associados
Com este marco, Instituição Financeira Cooperativa pioneira no Brasil confirma sua contribuição para a expansão do cooperativismo de crédito no País....

Umuarama Possui 255 Casos de HIV/AIDS
A Secretaria Municipal de Saúde encerrou nesta terça-feira, a Campanha de Prevenção Contra Aids, organizada especialmente para celebrar o Dia Mundial de Com...
Times-em-Destaque-3-AVA-Supermercado-Luiz-Id
Veteranos de Altônia x Veteranos de Douradina.
Foi um jogo equilibrado e de muita técnica. Em campo, dois dos melhores times de Veteranos da região: Veteranos da Ava/Altônia x Veteranos de Douradina....



Conteúdos Relacionados
Exército e Prefeitura realizarão ação social no Centro da Juventude Em parceria com a Prefeitura, militares do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado de Apucarana que desenvolvem a Operação Á...


Classificados
Alice é a Assistente Virtual do Sicoob
Durante o período da quarentena, o uso dos canais digitais do Sicoob cresceu 37% em quantidade de transações. A Alice é a Assistente Virtual foi lançada neste período.
Sicoob: Sucesso Crédito a Pequenos Negócios
Segundo o Sebrae o Sicoob alcança o maior índice de sucesso na concessão de crédito a pequenos negócios. Pesquisa foi realizada entre o fim de abril e o início de maio.
Sicoob Disponibiliza Prorrogação de Dívidas
O Sicoob Arenito iniciou a prorrogação das parcelas referentes as dívidas de micro e pequenas empresas. Estas parcelas serão migradas para o final do cronograma de pagamentos.
Prevenção ao Coronavirus no Bom Preço Max
Confira as Ofertas da Semana da Prevenção ao Coronavirus no Supermercado Bom Preço Max, válidas até 21 de Março de 2020 na lojas de Altônia e Iporã.
  • Voltar
  • Avancar