Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut
luz-e-trevas

Entre as Luzes e as Trevas o Amanhecer Esmeralda

Postado Por: Erick Xavier em 18 de maio de 2012.


Entre as Luzes e as Trevas o Amanhecer Esmeralda

Desanimo e frustração. São sentimentos que assolam aqueles que perderam a esperança em qualquer mudança positiva em uma era em que o planeta passou a ser modificado pela espécie animal dominante: a espécie humana. A mudança climática é apenas um dos efeitos da ação do homem, soma se a isso a extinção em massa de outras espécies e a degradação dos oceanos. No dia-a-dia assusta a apatia da sociedade diante do mais diverso rol de crimes

contra o homem e contra a natureza. Pais e professores se veem desolados diante de uma juventude alienada à educação, luz do conhecimento e força motriz do avanço da civilização.

A humanidade flutua inerte na Idade das Trevas novamente? Em que os hipócritas a enganam, os pérfidos a defraudam, os ambiciosos a usurpam e os corruptos e sem princípios, abusam da confiança dos povos?

Como se a história fosse cíclica, surge no horizonte deste cenário crítico o alvorecer de uma Nova Renascença. O avanço tecnocientífico vertiginoso e exponencial que permite a descoberta de outras tecnologias ainda mais avançadas. A mudança nas formas de relacionamento social com a internet. Uma economia globalizada seguida do nascer de um novo modelo econômico de crescimento qualitativo que irá enterrar o nosso modelo atual de crescimento quantitativo ilimitado em um planeta limitado.

No século XVII o Renascimento foi uma revolução intelectual, científica e artística que envolveu o surgimento de uma nova sociedade e de novas relações sociais em seu cotidiano. Uma nova concepção de vida adotada por uma parcela da sociedade marcada por transformações em muitas áreas da vida humana, assinalando o final da Idade Média (apelidada de Idade das Trevas) e o início da Idade Moderna.

No século seguinte, o Século das Luzes, o Iluminismo procurou mobilizar o poder da razão, a fim de reformar a sociedade e o conhecimento prévio. Promoveu o intercâmbio intelectual e foi contra a intolerância. Os iluministas admitiam que os seres humanos estão em condição de tornar este mundo um mundo melhor, mediante introspecção, livre exercício das capacidades humanas e do engajamento político-social.

A ignorância é a mãe de todos os vícios e seu princípio é “nada saber, saber mal o que saber e saber coisas outras além do que deve saber”. Um povo ignorante é escravo, mesmo que viva sob a mais livre das constituições. Os ignorantes perturbam e desmoralizam a sociedade, evitando que os homens conheçam seus direitos. São inimigos do progresso que, para dominar, afugentam as luzes, intensificam as trevas e permanecem em constante combate contra a verdade, contra o bem e contra a perfeição.

Eis a necessidade dos nossos tão desvalorizados professores. Nossos estimuladores da busca pelo conhecimento, da curiosidade, da inventividade, da criatividade, da ciência e do saber. Proibidos de educar sentem-se à margem de uma sociedade em que a maioria prefere deitar-se sob as sombras da ignorância.

Da mesma forma que o Renascimento definiu um redespertar da identidade cultural e intelectual no fim da Idade das Trevas, esta nova revolução, que teve início no fim dos anos 60 pode definir a história do século XXI caso tenha êxito. A luta contra a tirania, os preconceitos, os erros e os ignorantes aliada a mudança de nossos hábitos, tecnologias e ações poderiam ser lembradas como o renascimento do nosso modo de viver, como o início de uma nova época, rumo à um desenvolvimento sustentável em que a pálida luz verde da esperança está nas pessoas e em suas atitudes.



Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



Deixe uma resposta


Destaques Regionais
Impacto-25-Anos-Cobertura-Id
Jantar Impacto 25 Anos em Altônia
Em noite de gala foi entregue em Altônia o 25º Prêmio Qualidade Total concedido pela Impacto Pesquisas. Confira as fotos e vídeos da transmissão ao vivo re...
Veterenos-Terra-Boa
Veteranos de Terra Boa empatam em Mariluz
Em amistoso disputado na manhã do último domingo em Mariluz, a equipe de Veteranos de Terra Boa fez um bom jogo e conseguiu um bom resultado ao empatar com os...

Sicredi Inaugura Novo Espaço em Peabiru
A cidade de Peabiru, localizada na região centro-oeste do Paraná, recebeu seu primeiro espaço Sicredi....
Iporã-Asfalto-Estrada-Elizabeth-Id
Pavimentação Asfáltica Rural em Iporã
Após a Pavimentação Asfáltica Rural de Nova Santa Helena e da Vila Rural, agora chegou a vez da Estrada Elizabeth no município de Iporã receber o Asfalto ...



Conteúdos Relacionados
Exército e Prefeitura realizarão ação social no Centro da Juventude Em parceria com a Prefeitura, militares do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado de Apucarana que desenvolvem a Operação Á...


Classificados
Quarta Maluca do Supermercado Luiz
Confira as Ofertas da Quarta Maluca do Supermercado Luiz, válidas para 20 de Fevereiro de 2019.
Ofertas de Verão no Mendes
Confira as Ofertas de Verão no Supermercado Mendes em Pérola, validas até 20 de fevereiro de 2019.
Cartão e Cheque Pré no Bom Preço Max
Confira as Ofertas do Bom Preço Max, validas até 23 de Fevereiro nas lojas de Altônia e Iporã. Faça suas compras com Cartão Bom Preço Max ou com Cheque Pré Datado para 10 de Abril.
Vagas de Emprego em Altônia
A Agência do Trabalhador de Altônia em parceria com empresários oferecem diversas vagas em 13/02/2019 na cidade de Altônia. Confira!
  • Voltar
  • Avancar