Siga-nos
  • Facebook
  • G+
  • Twitter
  • Orkut
Nathan-Polete-Coluna-Tecnologia-Digital-Id

Celulares do Paraguai Deixarão de Funcionar?

Postado Por: Nathan Polete em 16 de outubro de 2013.


Novo Colunista na Rede de Portais Amerios

O jovem acadêmico de Sistemas para Internet, Nathan Polete, passa a integrar o time de Colunistas da Rede de Portais Amerios. Com a Coluna Tecnologia Digital ele escreverá sobre assuntos que estejam mais próximo dos usuários comuns de tecnologia. Na primeira postagem Nathan Polete esclarece as dúvidas ou boatos que surgem sobre os celulares comprados no Paraguai. Eles deixarão de funcionar? Confira abaixo a primeira matéria do novo colunista. Desejamos boa e proveitosa leitura.

Nathan Polete - Coluna Tecnologia Digital - Id

Aparelhos Celulares Comprados no Paraguai Deixarão de Funcionar em 2014?

Os rumores de que os celulares comprados no Paraguai deixarão de funcionar no Brasil em 2014 vem de uma resolução da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações). A Agência autoriza as empresas de telefonia celular a bloquear ligações originadas por aparelhos não homologados pela ANATEL, considerados piratas. Este é o caso de muitos celulares vendidos no Paraguai (conhecidos como “Xing-Lings”), que não são de marcas conhecidas ou são imitações dessas marcas. Isto não quer dizer que o bloqueio será feito por todas as operadoras, já que se trata de uma autorização e não uma regra. O que leva a crer que muitas empresas não irão fazer o bloqueio dos aparelhos, de uma vez que é muito mais interessante para elas manter os clientes e vender seus planos do que a venda de aparelhos.

Por que a Anatel quer Bloquear esses Aparelhos?

Aproximadamente 20% das ligações realizadas no país são originadas desses aparelhos, que por serem de qualidade inferior a aparelhos originais, causam instabilidade nas redes de telefonia, e suas ligações caem com mais frequência o que aumenta as reclamações contra o serviço de telefonia do país.

Tecnologia Digital - Celulares

Quais Aparelhos Serão Afetados?

Poderão ser bloqueados todos os aparelhos que não forem homologados pela ANATEL. O problema é com alguns modelos importados, empresas como Samsung, Apple, Nokia e outras empresas mundialmente conhecidas já têm seus aparelhos homologados e não terão seu funcionamento comprometido; até mesmo marcas menos conhecidas, porém bem comuns no país vizinho como a Blu e a Inove já possuem a homologação de seus aparelhos. Já alguns modelos de marcas conhecidas como HTC e Asus que não chegam a ser lançados no Brasil, não recebem a homologação, os aparelhos dessas marcas que chegam ao Brasil, são normalmente trazidos de outros países e podem ser afetados por esse bloqueio previsto para 2014. A regra também vale para Tablets e outros aparelhos que realizam ligações telefônicas. Já os aparelhos piratas e imitações não funcionarão de forma alguma caso seja confirmado o bloqueio.

Como Será Feito o Bloqueio dos Aparelhos?

Todos os aparelhos originais fabricados possuem um número que identificação chamada IMEI, que possui um cadastro mundial. Quando um chip é colocado em um celular, ele transmite o IMEI às centrais das operadoras que identificam quem está falando e de qual aparelho a chamada foi originada; com isso as operadoras sabem que um celular é pirata porque eles não possuem número IMEI ou quando possui, ele é igual à de outro aparelho original.

Copa do Mundo

Ano que vem é ano de Copa do Mundo no Brasil, e muitos turistas estarão em nosso país com diversos modelos e tipos de celulares de todos os cantos do mundo, e acabarão comprando chips brasileiros para se comunicar aqui, e esse bloqueio poderá afetar esses aparelhos já que a maioria deles é fabricado em outros países e não possuem homologação da ANATEL.

Dica Final

Antes de comprar um novo celular no país vizinho ou importar de algum outro país, certifique-se que o aparelho possua o selo original e homologação da ANATEL, o que vai garantir que seu aparelho mesmo após o bloqueio entrará em vigor.



Compartilhe:



Comentários | Comente pelo Facebook:



2 respostas para “Celulares do Paraguai Deixarão de Funcionar?”

  1. tiao disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vai parar de funcionar que nem as sky gato

  2. pedro disse:

    so nos presidios que não para de funciona

Deixe uma resposta


Destaques Regionais
Biovel-Altônia-FB-Id
Chegou o Laboratório BIOVEL em Altônia
O conceituado Laboratório BIOVEL chegou em Altônia. Com matriz em Cascavel possui ampla estrutura com a mais alta tecnologia em equipamentos para medicina lab...
mãos-dadas
Você Sabe Qual Tipo de Homem as Mulheres Preferem?
leza é realmente um conceito subjetivo cuja definição varia de pessoa para pessoa – é aquela história que você já deve ter ouvido alguma vez: “o que ...
comanda
Perda da Comanda: Saiba seus Direitos
É comum que estabelecimentos comerciais de consumo estabeleçam multa, geralmente em valores abusivos, quando ocorre a perda ou extravio da comanda pelo client...
futebol-ilustra15
Coluna de Esportes com Carlos Rodrigues
Confira na Coluna de Esportes o Toque de Bola com Carlos Rodrigues. Fique por dentro das notícias, resultados, agenda e comentários do futebol regional e naci...



Conteúdos Relacionados
Exército e Prefeitura realizarão ação social no Centro da Juventude Em parceria com a Prefeitura, militares do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado de Apucarana que desenvolvem a Operação Á...


Classificados
SM-Mendes-Feira-no-Mendes-Id
Feira no Supermercado Mendes
Nesta terça tem a Feira no Mendes em Pérola, com ofertas válidas para 21 de Novembro de 2017.
SM-Luiz-Oferta-Maluca
Oferta Maluca no Supermercado Luiz
Confira a Oferta da Segunda Maluca no Supermercado Luiz, válida para 20 de Novembro de 2017.
SM-Bom-Preço-MT-20-11-Id
Alegria Contagiante na Família com Gratidão
Confira as ofertas do Folheto Família com Gratidão do Supermercado Bom Preço Max, válidas até 25 de Novembro nas lojas de Altônia e Iporã.
AWA-Lubrificantes-ID
Vagas de Consultor de Negócio em Altônia
Empresa em grande expansão contrata Consultor de Negócio em Altônia. Confira as vantagens e como candidatar-se.

R$Valor

  • Voltar
  • Avancar